O gargalo de produção é o nome que se dá a complicações que ocorrem em linhas de produção, limitando ou parando de vez o andamento produtivo de uma linha. Quando eles aparecem, é muito comum que ocorra o efeito “bola de neve”, ou seja, uma pequena complicação atrasando um processo pode causar grandes prejuízos aos resultados de um projeto.

Compreender esse conceito e tudo o que ele envolve é imprescindível para uma boa gestão de projetos, pois, para evitar o surgimento de gargalos ou diminuir suas aparições, é necessário que se conheça bem todas as etapas envolvidas nos processos de uma empresa.

Role a página e confira os tipos de gargalos, impactos em uma empresa, como identificá-los e dicas para solucioná-los.

Quais os tipos de gargalo que existem?

Os gargalos de produção de sua empresa podem ocorrer por algumas causas específicas, que ajudam a classificar os gargalos nos seguintes tipos:

Falhas na gestão de matéria-prima e estoque

Não gerenciar bem os insumos de uma empresa ou indústria pode causar a falta da matéria-prima, estocagem de produtos que já passaram do prazo de validade ou do que não apresentam o padrão de qualidade esperado pela empresa.

O resultado dessas falhas pode gerar diversos problemas, como a falta de determinados produtos em um pedido, entregar feitas fora do prazo e, em último e pior caso, gerar prejuízos financeiros. Para evitar esse gargalo, é importante que gestores mantenham inventários sempre atualizados, para que qualquer insumo em falta seja reposto rapidamente.

Não acompanhar as etapas da produção

A falta de compreensão e acompanhamento dos processos logísticos de sua empresa também pode ser um gargalo de produção.

Isso porque, no caso de imprevistos – que podem ocorrer independente do quão eficiente é sua linha de produção -, se você não tiver domínio das etapas logísticas envolvidas, a solução de problemas pode demorar muito mais do que o normal.

Além disso, quem conhece seus processos produtivos e as pessoas envolvidas em cada um deles, tem mais facilidade em engajar e motivar a equipe, chegando aos resultados desejados de forma mais satisfatória.

Problemas com equipamentos e ferramentas

Esse é um dos maiores gargalos de produção, pois quando equipamentos, maquinários e ferramentas importantes para algum processo quebram ou não funcionam da forma esperada, a produção pode parar, atrasar ou ter qualidade inferior.

Peças falhas ou obsoletas podem gastar mais energia e matéria-prima do que equipamentos em perfeitas condições. Por isso, sempre mantenha uma rotina de manutenção em suas ferramentas de produção – sejam elas máquinas pesadas ou computadores.

Sobrecarga produtiva na empresa

Esse gargalo de produção é o equivalente à máxima “dar um passo maior do que a perna”. Funcionários – e até máquinas – sobrecarregados não funcionam em total capacidade e podem causar grandes atrasos na produção, além da diminuição da qualidade do que é entregue.

É importante que gestores entendam até onde sua empresa pode dar o máximo nos processos produtivos e não excedam esse limite, respeitando a capacidade produtiva do negócio, garantindo sempre a excelência no que é oferecido e o bem-estar dos envolvidos.

Não compreender os custos de cada processo

Quando não entendemos os reais custos de cada processo, ou não mantemos controle de gastos extras, é muito provável exceder orçamentos e até mesmo causar prejuízos financeiros a empresa. Por isso, não manter um controle das despesas, juntamente a falta de elaboração de orçamentos, se torna um grande gargalo de produção.

Qual impacto um gargalo de produção causa na minha empresa?

Dentre os efeitos negativos de um gargalo de produção, a empresa pode sofrer com:

  • Diminuição da produtividade;
  • Queda no padrão de qualidade do que é entregue;
  • Perda de confiança por parte de clientes – seja por atrasos ou por inconsistência na qualidade;
  • Confusão no controle dos processos – já que atrasos resultam em números que não condizem com o tempo normal de produção;
  • Conflitos entre membros de equipe – devido ao estresse que a sobrecarga dos gargalos podem gerar.

Como identificar um gargalo de produção?

Para identificar um gargalo de produção em sua empresa, é necessário realizar um mapeamento dos problemas que estejam atingindo seus processos produtivos e entender tudo o que está envolvido, desde as matérias-primas que possam estar em falta, até funcionários com dificuldades e equipamentos com defeito.

Feito esse mapeamento, torna-se mais fácil selecionar o método para a solução dos atrasos. Assim, sua empresa pode seguir com a produção mais rapidamente e com eficiência!

Quer saber mais sobre o mapeamento de processos? Confira nosso post completo sobre o assunto e veja dicas de como realizá-lo.

Passo a passo: Como solucionar um gargalo de produção da minha empresa

Você concluiu o mapeamento e identificou os gargalos que estão atingindo sua linha de produção! Agora, será necessário seguir os três passos abaixo para solucioná-lo, confira:

1. Escolha um processo produtivo adequado

Após entender qual a raiz do problema, escolha um método logístico que resolva o gargalo produtivo de forma eficiente, eliminando etapas desnecessárias. Por exemplo, se o gargalo de produção é relacionado a sobrecarga de equipe, não é necessário escolher processos produtivos que incluam a revisão do estoque.

2. Implemente e acompanhe o processo selecionado

Principalmente no início da implementação, é necessário acompanhar o processo e garantir que a solução do gargalo de produção está ocorrendo como o esperado. Assim, fica muito mais fácil efetuar ajustes ou até mesmo a aplicação de um método que seja mais compatível.

3. Determine KPIs para monitoramento a longo prazo

Os KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores-chave de Desempenho) ajudam no monitoramento das soluções implementadas aos gargalos de produção, com dados confiáveis coletados a partir de seus diagnósticos.

Determinar KPIs em uma empresa facilita não só o monitoramento de problemas logísticos como os gargalos, mas também auxiliam no acompanhamento do desempenho da empresa. É também com base nos KPIs, que conseguimos traçar estratégias de aperfeiçoamento e garantir que os processo sempre estejam oxigenados.

Quer investir mais nos estudos de melhorias logísticas na sua empresa? Confira nosso post sobre melhoria contínua de processos, e aprenda a implementá-las para obter maior eficiência nos seus processos internos!

Lembre-se que imprevistos acontecem em qualquer empresa, mas existem maneiras de evitar o surgimento de problemas como os gargalos de produção. A melhor forma de combater os gargalos de produção é, sem dúvida, compreendê-los.

Siga as dicas desse post, compreenda os processos logísticos, selecione o método mais adequado para solucionar quaisquer gargalos que estejam afetando sua produção e traga mais eficiência aos seus processos. Até a próxima!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.