A gestão de pessoas é uma área muito importante para o crescimento de uma empresa. Dentre os métodos que um gestor pode utilizar para auxiliar no seu trabalho está a avaliação de desempenho.
Essa avaliação analisa o comportamento dos colaboradores visando auxiliá-los no seu desenvolvimento profissional. Pode ser realizada a partir de formulários de autoavaliação, feedbacks, por metas estabelecidas e outros. O importante é ter um acompanhamento e correta análise das respostas.
Hoje falaremos um pouco mais sobre a importância dessa avaliação, quais são os tipos e dicas de como aplicá-la. Confira!
O que é a avaliação de desempenho?
Avaliação de desempenho é uma ferramenta de análise que pode ser utilizada pela gestão ou setor de RH para quantificar o desempenho dos colaboradores de uma empresa.
Ela pode mensurar também a produtividade, os resultados, as expectativas quanto ao futuro do negócio e outros fatores que podem ser essenciais para o sucesso e crescimento da companhia.
Essa avaliação é realizada utilizando os tipos de indicadores de desempenho, as responsabilidades de cada cargo, as metas estabelecidas para cada setor da empresa e o desenvolvimento individual de cada colaborador na sua trajetória profissional.
Qual a importância da avaliação de desempenho?
A partir da avaliação de desempenho, os setores responsáveis conseguem acompanhar como está a atuação das equipes e como o trabalho de cada colaborador está contribuindo nos resultados da empresa.
Além disso, esses dados também são importantes para:
- Gerar oportunidades de treinamento e mudanças dentro dos setores, visando extrair o melhor de cada colaborador;
- Aumentar o engajamento dos funcionários, prevenindo assim a alta rotatividade;
- Armazenar dados de desempenho de cada colaborador para utilizá-los na análise de carreira, feedbacks e reajustes salariais;
- Conhecer quais são os pontos fortes e fracos de cada funcionário para encaixá-lo em uma função onde ele tenha uma melhor produtividade.

Quais são os tipos de avaliação de desempenho?
Existem alguns tipos de avaliação de desempenho ao qual a empresa pode escolher conforme a sua necessidade. Veja os principais:
Autoavaliação
Na autoavaliação, o funcionário é o responsável pela análise da sua atuação profissional dentro da empresa. É ele quem deve apontar quais são seus pontos positivos, os problemas que encontra na sua jornada e como a empresa pode ajudá-lo a corrigir esses problemas.
Geralmente, ela é feita com o auxílio de um formulário com questões relevantes para a empresa que vão guiar o funcionário nas suas respostas e avaliação.
Após essa primeira etapa, o gestor se reúne com cada colaborador para conversar sobre suas respostas e discutir alguns pontos que podem estar em conflito com o que está sendo percebido pela empresa.
É importante que cada colaborador saiba enxergar seus pontos fracos para que o gestor consiga ajudá-lo a desenvolvê-lo. O PDI, plano de desenvolvimento individual, pode ser utilizado para trabalhar melhor as características apontadas.
Avaliação direta ou 90º
Neste tipo de avaliação de desempenho, a equipe de RH juntamente com os gestores analisam quais são as competências importantes para cada função e setor, considerando o cenário atual da empresa.
O objetivo aqui é identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador dentro do que foi estabelecido. O gestor tem um papel importante aqui: é ele o responsável pelo seu time e por dar o suporte que cada um irá precisar para se desenvolver ainda mais na sua função.
Muitas empresas gostam desse tipo de avaliação, pois ela aproxima o líder da equipe e incentiva o contato e a troca de informação entre esses níveis.
Confira o post: Gestão de equipe: entenda esse conceito voltado às empresas.
Avaliação conjunta ou 180º
Na avaliação conjunta, o colaborador é responsável pela sua autoavaliação, mas também é avaliado pelo seu gestor. Após isso, o gestor realiza um feedback para dialogar com o funcionário e discutir os pontos em comuns e divergentes.
Esse tipo de avaliação proporciona uma transparência ao processo e auxilia na relação de confiança e trabalho em conjunto entre as duas partes envolvidas.
Avaliação 360º
Neste tipo de avaliação, todos os colaboradores e pessoas que têm contato com a empresa participam: gestores, coordenadores, funcionários, fornecedores e clientes. Ela é uma grande oportunidade para compreender o cenário total de um negócio.
Pode auxiliar, por exemplo, a direcionar treinamentos de colaboradores para uma melhoria no atendimento ao cliente, analisar a relação dos integrantes em um mesmo time, dentre outros pontos.
Os dados coletados são valiosos tanto para o RH quanto para a gestão definir pontos de melhoria para o desenvolvimento do negócio. Esse modelo é mais utilizado por empresas de grande porte e com mais experiência no mercado.
Para que ela seja realmente efetiva, é preciso que já se tenha uma cultura de feedback estabelecida entre todos os setores para que as respostas sejam claras e objetivas.
Escala gráfica
A escala gráfica é um dos tipos de avaliação de desempenho mais simples de ser aplicado. Ela consiste em um formulário com variáveis que a empresa quer analisar, em que o funcionário fornece uma nota entre 0 a 5 (entre ruim e excelente) para avaliar determinado item.
Os resultados obtidos por este método é um pouco mais limitado por não ter informações mais detalhadas. Assim pode ser mais arriscado utilizar estes dados para tomadas de decisões mais sérias de um negócio.
Observação direta
A observação direta é um método de avaliação complementar. Consiste basicamente em observar e avaliar o desempenho de cada funcionário durante o seu trabalho.
Avaliação por objetivos
Na avaliação por objetivos o foco são as metas estabelecidas para cada colaborador. Neste modelo serão avaliados se o objetivo proposto por parte da empresa corresponde ao desenvolvimento do profissional de cada um.
Para isso, a empresa precisa ter metas bem estabelecidas que sejam alcançáveis para cada atividade.
Avaliação comportamental
A avaliação comportamental é um método mais novo que vem sendo usado em conjunto com as outras avaliações. Nela são analisados o perfil e comportamento de cada profissional.
Conhecendo o potencial de cada colaborador de uma empresa é possível direcionar seus pontos positivos para funções às quais ele tenha um melhor desempenho.
Como se faz uma avaliação de desempenho?
Se você entendeu qual a importância da prática da avaliação de desempenho e acha que está na hora de iniciar esse processo na sua empresa, confira abaixo alguns passos para se organizar e extrair bons resultados:
1. Defina os objetivos
Para realizar a avaliação de desempenho o primeiro passo é compreender qual é o objetivo da empresa ao usar este método. Vimos que existem diferentes métodos de avaliação e cabe aos gestores e ao RH definir qual será a melhor para a sua análise.
Existem algumas ferramentas de gestão que podem auxiliar nessa etapa, uma delas é o plano de ação 5W2H. Ela se baseia no uso de questões simples para guiar um planejamento como “o que”, “por que”, “onde”, “quando”, “quem”, “como” e “quanto”.
2. Faça o planejamento do processo
Após definir o objetivo é hora de realizar um planejamento de quais ferramentas serão usadas, quem serão os colaboradores envolvidos e como os resultados serão processados.
Será preciso mapear o comportamento e competências de cada função para criar um formulário de avaliação personalizado.
Também é preciso incluir no planejamento a frequência com que será realizado esta avaliação, estabelecer a padronização de processos e o que será analisado no feedback com o colaborador.
3. Teste o formulário
Se a empresa já preparou os formulários e os padrões de análise, é hora de aplicar a primeira avaliação. A dica é testar em um grupo pequeno de colaboradores. Assim será mais fácil coletar informações e caso precise, realizar ajustes necessários conforme as dificuldades, impressões e sugestões dos envolvidos.
Só após esse teste, amplie sua análise para outros setores da empresa para validar o processo.
4. Realize a documentação
Todos os feedbacks, respostas de formulários e relatórios de desempenho são dados valiosos para uma empresa. A melhor forma de coletar e analisar tais informações é utilizando softwares.
Caso a empresa opte por formulários impressos, os dados devem ser digitalizados para uma gestão mais assertiva do processo. É importante o registro destes dados de forma clara a ponto de qualquer profissional qualificado conseguir consultá-los e utilizá-los quando necessário.
Guarde esses registros onde seja fácil de consultar. Caso o colaborador seja desligado da empresa, a dica é mover seus dados para o arquivo morto.
Veja também: 7 livros sobre gestão que você precisa ler!
Você já realizou a avaliação do desempenho aí na sua empresa? Esperamos que este post tenha contribuído para o seu conhecimento na área de gestão. Continue acompanhando o blog da Frons para mais dicas do mundo dos negócios!