O cenário ideal de toda empresa é que possa atingir todos os resultados e objetivos esperados com o menor gasto de recursos possível. Contudo, nem sempre é possível observar se esse saldo é positivo sem a análise de indicadores de produtividade.

Esses indicadores analisam resultados e dados de um negócio. Eles buscam melhorar a produtividade na empresa, analisando fatores como a permanência de clientes, a qualidade do serviço, o lucro obtido com cada cliente, entre outros.

o que são indicadores de produtividade

Nesse post você vai descobrir o que são os indicadores de produtividade, como medi-los e alguns exemplos que você pode utilizar no seu negócio. Boa leitura!

O que são indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade são métricas criadas para observar, analisar e medir o desempenho de uma empresa ou dos colaboradores dela. Por produtividade, pode-se entender aquela observada por meio dos recursos investidos e também aquela por meio do tempo gasto.

indicadores de produtividade

Essas ferramentas observam o desempenho do negócio nos aspectos de quantidade e também de qualidade. Chamados também de Key Performance Indicator (KPIs), os indicadores-chave de desempenho observam dados atuais e, com eles, analisam o nível da performance.

Como medir os indicadores de produtividade

Para medir os indicadores de produtividade de um negócio, deve-se estabelecer um padrão que será utilizado para nivelar os resultados de cada indicador. De forma geral, uma produtividade positiva é refletida em bons resultados com menor quantidade de investimento.

Os principais indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade são essenciais para a análise de dados e elaboração de estratégias e tomadas de decisão de uma empresa. Confira 10 indicadores de produtividade que podem ser utilizados no seu negócio!

1. Índice de cancelamento: Churn

O churn é definido como a quantidade de clientes que foram perdidos no período a ser analisado. Aqui, o número deve ser observado com cautela e buscar sempre o menor valor.

Uma taxa de churn baixa indica boa aderência dos clientes e um bom trabalho. Caso a taxa de churn seja alta, é preciso tomar medidas para encontrar as causas da interrupção do trabalho e fazer o possível para melhorar os processos.

2. Retorno sobre investimento

O retorno sobre investimento (ROI) é uma taxa muito comum nos processos empresariais. Ela é responsável por observar os ganhos com o investimento em um trabalho específico.

Nesse indicador, é preciso levar em conta não só o retorno financeiro, mas também o custo inicial para que o projeto seja colocado em tração. Sendo assim, quanto maior o ROI, mais vantajoso é o trabalho.

3. Qualidade

O indicador de produtividade com foco na qualidade é muito versátil, podendo ser usado para avaliar vários setores. O trabalho realizado pela equipe de produção e de atendimento, por exemplo, podem ser avaliados por meio dela.

Com ele, observa-se exatamente a qualificação do serviço oferecido. O objetivo disso é manter um padrão de qualidade alinhado ao propósito e às exigências da empresa, contribuindo para a satisfação do cliente.

4. Turnover

O turnover tem relação com os colaboradores da empresa e quanto tempo eles permanecem nela, podendo ser traduzido como “taxa de rotatividade”. O turnover é importante pelo fato de influenciar diretamente na produtividade.

Os processos de inclusão de um novo colaborador em uma empresa demandam tempo. Treinamentos, adaptação à cultura da empresa e aos outros colaboradores fazem com que o profissional demore um tempo para atingir o seu nível ideal de produção, além de gerar custos para a empresa.

Taxa de turnover = (colaboradores que foram desligados ÷ número total de colaboradores) x 100.

5. Sustentabilidade

A sustentabilidade também é um indicador importante. Verificar o quão sustentável foi uma empresa diz respeito ao meio ambiente e a forma com que ele é tratado.

Sendo assim, deve-se olhar para o negócio e analisar o quanto a sua operação afeta o meio, seja nas questões social, ambiental, institucional ou econômica.

6. Nível de competitividade

A competitividade pode ser observada por meio da análise do quanto a empresa consegue ser notada em meio aos seus concorrentes, analisando também se ela é capaz de conquistar uma posição de destaque. Esses números podem ser observados por meio do número de atendimentos realizados, de entregas que foram feitas, entre outros.

7. Excelência na operação

A excelência operacional é o indicador de produtividade responsável por medir a relação entre qualidade e tempo de execução. O objetivo desse indicador, portanto, é mensurar a eficiência de um trabalho.

8. Custo de Aquisição de Clientes

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) funciona como uma forma de checar os gastos para adquirir um novo cliente. O objetivo ao fazer a análise desse número é que, quanto menor o índice do custo da aquisição, mais efetiva a equipe tem sido para conquistar os clientes.

Para isso, basta somar os valores gastos com os investimentos, como as vendas, os recursos humanos e marketing. Depois, divida pelo número de clientes obtidos:

CAC = soma dos investimentos ÷ total de novos clientes.

9. NPS

A sigla para “Net Promoter Score” é uma das mais usadas nas empresas, sendo responsável por medir a opinião dos clientes sobre a possibilidade de indicação para outras pessoas. Essa lealdade dos clientes pode ser observada em uma pesquisa de satisfação, sendo classificada de zero a dez.

Depois da classificação, faça a subtração dos clientes que deram nota de zero a seis por aqueles que deram nota entre 9 e 10 para encontrar o valor do índice.

10. Ticket médio

O ticket médio é capaz de informar para os analistas qual o valor médio gerado pelos clientes. Para fazer esse cálculo, o faturamento mensal deve ser dividido pelo número de clientes ativos no período.

O ticket médio também pode ser medido de forma automatizada, com um sistema de processos que trabalhe em conjunto com uma ferramenta de CRM para a gestão de clientes.

Ticket médio = faturamento do período ÷ clientes do período.

Os principais tipos de indicadores de produtividade

Outro desafio enfrentado pelos profissionais, principalmente depois da pandemia da COVID-19, é o rendimento do trabalho no modelo home office. Pensando nisso, separamos algumas dicas para aumentar e gerenciar a produtividade no home office. Leia e descubra como otimizar o seu trabalho!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.