Produtividade

Como otimizar resultados: 4 passos para eliminar desperdícios

Se você quer aprender como otimizar resultados será importante entender o que é Lean Manufacturing. Para isso, indicamos que ouça o podcast “Por que estudar Lean? 4 motivos essenciais”. É só dar play!

https://soundcloud.com/businessbreak/022-por-que-estudar-lean-4-motivos-essenciais

Otimizar resultados de uma empresa significa criar condições favoráveis para que sua equipe alcance objetivos e metas de maneira mais eficaz. 

Um dos caminhos mais eficientes de como otimizar resultados é através da redução dos desperdícios

Como você pode conferir no vídeo abaixo, com nosso Master Black Belt, Carlos Sander, algumas pesquisas, consideradas conservadoras, apontam que 70% das atividades realizadas dentro da empresa podem ser considerada desperdício. O que nos faz chegar a um percentual de apenas 30% de atividades que realmente agregam valor dentro do negócio.

Diante disso, concentrar sua estratégia de otimização de resultados para diminuir desperdícios é o caminho mais eficiente. 

O que é desperdício?

É possível que você tenha se surpreendido em relação ao percentual de desperdício que uma empresa atinge. 

Se viu o vídeo que indicamos, deve ter ouvido Carlos Sander reforçar que o número de 70% é ainda visto como conservador. Uma parcela de especialistas em gestão apontam que essa taxa pode chegar a 90% de desperdício.

Mas, como assim uma empresa pode desperdiçar tanto tempo? 

Para responder a essa pergunta é importante entender o que é desperdício.

Dentro do universo empresarial que busca pela melhoria contínua de processos, o desperdício é tudo aquilo que é feito pela empresa mas que são atividades pelas quais seu cliente não está disposto a pagar. 

Isso quer dizer que, uma vez que seu cliente não enxerga valor nessas atividades, ao realizá-las você amplia o gasto de dinheiro, de tempo e de recursos da empresa.

Como otimizar resultados?

Bom, diante da compreensão sobre o que é desperdícios é mais fácil entender porque uma das principais formas de como otimizar resultados é eliminando esses desperdícios. 

Com a redução de desperdícios você:

  • reduz custos,
  • emprega melhor o tempo da equipe,
  • aproveita melhor seus recursos. 

O resultado essa combinação é o alcance de melhores resultados estratégicos. Ou, a ampla  otimização de resultados. 

Ao eliminar desperdícios você reduz o esforço gasto para executar tarefas que não estão no escopo de exigências do seu cliente. Ao eliminar os desperdícios você vai ter mais tempo para trabalhar e otimizar as atividades que já geram valor. 

Leia mais sobre isso em: O que é desperdício e o que agrega valor? Aprenda a classificar os processos com o case da VW!

1. Mapeamento de processos

O mapeamento de processos é uma etapa fundamental para a identificação de atividades que agregam valor e atividades que não agregam valor (desperdício). Entre as atividades que não agregam valor podemos ter:

  • atividades que podemos eliminar, 
  • atividades que não podemos eliminar (mesmo que ela não agregue valor). 

É a partir do mapeamento de processos que a sua empresa vai ser capaz de entender todas as atividades, separá-las nesses grupos e subgrupos e agir para otimizar resultados a partir da eliminação dos desperdícios (que podem ser eliminados). 

No vídeo abaixo, falamos um pouco mais detalhadamente sobre a eliminação ou manutenção de atividades, processos e custos, que não agregam valor. Vale a pena conferir! Aproveite também para aprender como construir um fluxograma de processos, no artigo; “Como elaborar um fluxograma de processos: passo a passo”.

2. Concentre-se primeiro em eliminar desperdícios

Como vimos, em termos de quantidade, os desperdícios se mostram muito mais impactantes na gestão da empresa. Por isso, com o objetivo de otimizar resultados, indicamos que você comece eliminando desperdícios para posteriormente ter tempo de otimizar as atividades que já agregam valor ao negócio. Sim, elas também podem ser otimizadas. 

3. Use ferramentas de apoio à melhoria de processos

Ferramentas de melhoria contínua de processos vão ajudar você a identificar o que agrega e o que não agrega valor para seu trabalho, bem como a implementar um projeto de mudança e otimização de resultados. 

Entre as ferramentas que contribuem para essa etapa estão: 

Leia também: 4 ferramentas eficazes de melhoria contínua de processos

4. Defina objetivos e metas 

Quantas vezes você procrastinou um projeto importante por falta de tempo ou deixou de cumprir prazos por não conseguir estabelecer prioridades?

Isso é muito recorrente no mercado de trabalho e em alguns setores isto pode se tornar um grande problema; já que a produtividade pode ser prejudicada e os custos de produção elevados. 

Para minimizar esse tipo de erro, a melhor estratégia é prever quais problemas poderão surgir ao longo do caminho e estar o mais preparado possível para os imprevistos. Ou seja, para otimizar resultados, o melhor caminho é planejar!

Um bom planejamento reduz as chances de erros de execução além de prever soluções eficazes para as falhas que possam ocorrer nos projetos. Mas para que seu planejamento seja eficiente, alguns requisitos devem ser seguidos.

Para reduzir desperdícios e otimizar resultados você precisa criar um 

projeto específico o suficiente. 

Um projeto mais específico envolve menos pessoas, menos departamentos e consequentemente, menos variabilidades para controlar. 

Confira a seguir, algumas dicas de como estabelecer metas e objetivos para seus projetos de melhoria contínua. 

Planejar, organizar, dirigir e controlar a otimização dos processos

Se você já tem prática com planejamento, aprimorar alguns processos é fundamental. 

Planejar, organizar, dirigir e controlar processos e resultados são passos importantes a serem seguidos. 

Agora, se você não costuma planejar e gostaria de alguns passos simples para começar, a Frons pode te ajudar com o treinamento de Lean Manufacturing Basic, gratuito. 

Nesta metodologia, você aprenderá etapas importantes do planejamento:

  • como definir um ponto de partida,
  • analisar o ambiente de mercado, 
  • formatar objetivos e metas, 
  • executar um plano de ação, além de ter suporte de até um ano da nossa equipe.

Entretanto, se você já conhece sobre as etapas e princípios do Lean Manufacturing indicamos o curso Lean Manufacturing Specialist da Frons.

A Frons oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado. São mais de 100 empresas de renome atendidas e 3.000 alunos capacitados pela plataforma online e cursos in-company.

  • Certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país
  • 5 anos de suporte após a conclusão do curso
  • 94% dos alunos classificam os cursos com “ótimo” ou “bom”.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

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Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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