Os indicadores de desempenho, também mencionados enquanto KPI, são métricas utilizadas dentro da análise de gestão e desempenho de negócios, que auxiliam a nortear o desenvolvimento de projetos e equipe de colaboradores, com base em sua performance, para o alcance das metas estabelecidas.
Imagine o quanto você, empresário, precisa estar ciente da quantidade e qualidade do desempenho dos serviços ou produtos prestados. Por isso, esses KPIs têm uma contribuição essencial no controle do negócio.
Neste artigo, você irá aprender sobre qual é a importância dos tipos de indicadores de desempenho, como determiná-los e exemplos de alguns dos principais KPI. Então, confira!
Também conhecido pela sigla KPI (Key Performance Indicator), um indicador de desempenho é uma métrica utilizada para quantificar a performance dos processos das empresas, seguindo os seus respectivos objetivos organizacionais.
Ou seja, essas são ferramentas baseadas também na análise dos resultados comparados aos parâmetros e critérios previamente estabelecidos na estruturação do seu negócio.
No ambiente corporativo, conseguir mensurar o desempenho é essencial para que sua empresa gerencie críticas variáveis e, assim, possa proporcionar uma visão das condições esperadas para o futuro.
Os KPIs podem ter caráter quantitativo ou qualitativo. Ou seja, utilizá-los significa medir tanto os processos numericamente quanto avaliar a qualidade da execução deles. Assim, é possível obter resultados essenciais para tomada de decisões importantes para o gerenciamento e futuro do negócio.
Vale a pena conferir: O que é gestão de projetos? Tudo o que você precisa saber!
Se você é dono de um cursinho pré-vestibular, o número de alunos aprovados com certeza é um dos tipos de indicadores de desempenho importantes, certo?
Caso seja dono de um restaurante e queira oferecer um bom serviço para seus clientes, outro dos indicadores de desempenho empresarial pode ser a quantidade de pedidos finalizados por hora.
A importância de compreender os indicadores de desempenho está na possibilidade que eles trazem para gestão de negócios, ao permitir o rastreio dos resultados alcançados e a criação de um cenário que permita a identificação de falhas, possíveis ações reparatórias e melhoria constante de projeto.
A análise integral e minuciosa dos dados obtidos viabiliza, portanto, uma maior assertividade de ação. Em um cenário onde crises econômicas passam a ser ainda mais presentes, um planejamento bem estruturado e qualificado pode ser o ponto-chave para a manutenção e bom desempenho de um negócio.
O processo de escolha e tomada de decisão com relação a qual indicador utilizar está conectado a um conjunto de fatores e cenários, que precisam ser considerados.
Sua necessidade pode ser a de alcance do número de vendas, da diminuição da taxa de desistência ou até mesmo de maior entrega em uma campanha de marketing. Por isso, enquanto gestor é preciso que se definam qual o propósito, quais setores e projetos podem ser otimizados e o que se tem definido enquanto prioridade.
Atualmente, há diversos tipos de indicadores de desempenho à disposição. Assim você pode escolher quais cabem melhor nas intenções da organização e utilizá-los conforme as exigências e planejamento do negócio.
Considerar o porte e o momento onde sua empresa se encontra na escala de crescimento e desenvolvimento é ideal. Isso porque algumas métricas permitirão uma análise mais qualificada que outras.
Se seu negócio ainda está em fase de iniciação, KPIs mais direcionadas à validação do sistema de seu empreendimento podem ser mais relevantes.
Mas se o empreendimento já se encontra consolidado no mercado de atuação, indicadores mais relacionados à otimização de custos por aquisição ou valores do cliente podem ser mais adequados, por exemplo.
Os KPIs de ponta viabilizam a análise e medição de variáveis futuras, ao mensurar progressos, perspectiva de alcance de meta e até mesmo insumos.
Já os indicadores retardatários, que costumam ser os mais utilizados por gestores, aferem o produto de ações e eventos que já ocorreram, como o número final de vendas, taxa de novos consumidores, tempo total prestado em cada área e mais. Mantendo seu foco, portanto, nas saídas.
Importante manter o foco e saber escolher as métricas mais assertivas, ainda que existam mais opções à disposição. Para simplificar o processo de escolha, um dos métodos mais utilizados é o dos Indicadores Balanceados de Desempenho, que possibilitam integrar as ações estratégicas, operacionais e organizacionais da empresa.
Com esse método torna-se possível definir as estratégias empresariais, a gestão do negócio, o gerenciamento dos serviços e o foco total da qualidade.
E para definir os indicadores de desempenho ideais para a estratégica da empresa, é importante considerar os principais tipos.
Existe uma gama de possibilidades de métricas que podem ser aplicadas no seu negócio, seja em setores mais específicos ou para análises mais integrais. Confira:
Referem-se ao uso dos recursos da empresa em relação à quantidade de entregas que o processo faz em determinado período. Ou seja, analisam a eficiência e rendimento de um processo ou do desempenho dos colaboradores.
É essencial que os tipos deindicadores de desempenho de produtividade sejam acompanhados dos indicadores de qualidade.
Afinal, não há sentido em ter uma larga produção se a qualidade dos itens produzidos não estiver de acordo com o que os clientes do processo esperam.
Indicadores de desempenho e qualidade são utilizados para identificar rapidamente as entregas fora do padrão ou eventuais desvios no padrão de processos.
São obtidos a partir da relação do número de saídas totais entre as saídas sem desvios ou defeitos. É importante que identifiquem qual é a percepção que ficou com os clientes em relação ao produto ou serviço entregue.
Viabilizam também a identificação de burocracias que podem estar limitando um melhor desenvolvimento ou resultando até mesmo em prejuízos.
Todo processo tem um limite estabelecido em função do tempo. Deste modo, considera-se que há uma quantidade máxima de entregas que poderão ser realizadas em determinado período de tempo.
Essa métrica é um dos tipos de indicadores de desempenho que controla a capacidade, garantindo que o serviço ou produto seja prestado de forma eficiente.
Estes tipos de indicadores de desempenho se referem a objetivos mais amplos, geralmente relacionados ao planejamento estratégico do negócio. Eles mostram o quanto a empresa está se aproximando da sua visão do futuro.
Possibilitando, ainda, um cenário comparativo entre o objetivo final e o que foi alcançado até então.
A maior parte dos empreendedores se preocupa com o faturamento da empresa e, nisso, se deparam com situações em que há resultados positivos, mas não sobra dinheiro.
Por isso, calcular o percentual de lucro sobre o faturamento contribui para entender melhor quais têm sido os caminhos seguidos pelo negócio e quais são as ações que podem ser tomadas para melhorar os resultados.
Assim, esses tipos de indicadores comparam a lucratividade atual com a média apresentada pelo setor no mercado.
Permitem um olhar mais assertivo com relação ao que seu consumidor estaria disposto a investir no seu serviço ou produto versus o custo total empreendido pelo seu negócio para realizar o desenvolvimento e entrega desse resultado.
Essa métrica permite que seja mensurada a rotatividade de seus colaboradores. Ou seja, possibilitando a análise das taxas relativas à permanência, contratações e demissões. Sendo, portanto, um indicador essencial para compreensão da gestão dos recursos humanos e da relação estabelecida com seus trabalhadores.
Veja – Controle Estatístico de Processo: acesse o nosso guia completo.
Agora que você já sabe as principais categorias, vamos ver alguns exemplos de indicadores de desempenho empresarial específicos:
Corresponde ao tempo completo de lançamento de um produto. Ou seja, levará em conta desde a idealização até a disponibilidade para a venda.
Geralmente, este é um exemplo de indicador muito utilizado para projetos de desenvolvimento e lançamentos de novas produções.
Este é um dos indicadores que contribui para a compreensão da dinâmica de vendas da empresa.
O indicador pode ser acompanhado de três formas diferentes:
Utilizando estes três parâmetros é possível identificar o status da performance do setor de forma ampla, identificando as ações que podem maximizar os resultados ou pontos que precisam de melhoria.
Lead time consiste no tempo de duração de um processo específico e pode ser bastante útil para acelerar as saídas para entrega.
De muito impacto principalmente para negócios no setor industrial, de transporte e também de consumidores, já que apresenta o tempo de espera por determinada mercadoria.
É o indicador de desempenho que mostra o número de vezes em que um determinado item ou produto em estoque teve seu saldo zerado.
Essa ocorrência acaba resultando em uma repercussão negativa. Já que a transação deixa de ser realizada e a confiança e imagem perante o consumidor é prejudicada, causando prejuízos.
Este é um indicador de desempenho logístico que consiste na relação direta entre o consumo (ou saída) e saldo médio do estoque. Vale lembrar que os indicadores de estoque são muito utilizados pelos e-commerces.
Conheça mais três exemplos de tipos de indicadores de desempenho indispensáveis nas empresas no vídeo abaixo, explicados pelo nosso expert Carlos Sander:
Mostramos alguns exemplos de tipos de indicadores de desempenho utilizados para fins diversos. Mesmo assim, pode ser que eles não supram sua necessidade enquanto gestor de uma empresa.
Neste caso, é preciso criar indicadores de desempenho que realmente contribuam para os processos de gestão.
Não se esqueça! Para que sejam eficientes, os indicadores de desempenho devem ser fáceis de medir e de entender pelos colaboradores. Outra dica importante é acompanhar constantemente a evolução dos indicadores de desempenho, bem como dos resultados que estão sendo alcançados.
Caso note que os tipos de indicadores de desempenho escolhidos não estão alcançando as metas estabelecidas pelo time, analise e tome as providências necessárias para melhorar os processos em questão.
Para começar a colocar os tipos de indicadores de desempenho em prática na sua empresa, você pode aprender mais sobre a área de qualidade. Compreender mais a fundo e saber utilizar as ferramentas de qualidade proporciona o desenvolvimento de uma gestão de identificação, definição, estimativa e análise de falhas.
Mais uma possibilidade é a de busca por uma certificação voltada para a melhoria constante de projetos, sendo essa uma importante qualificação. Para isso, sugerimos a leitura do nosso post sobre White Belt Lean Six Sigma, uma capacitação voltada ao treinamento de melhoria e aprimoramento de ações.
Outro material que vai te dar suporte na sua jornada é o Infográfico: Métricas Lean Six Sigma, que permitirá uma melhor compreensão das possibilidades de metodologia de projetos.
Esperamos que tenha conseguido compreender a relevância e impacto dos indicadores de desempenho para o gerenciamento e controle de resultados do seu negócio. Continue nos acompanhando para mais conteúdos relacionados à área.
Até o próximo post!
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