O controle de qualidade é um ponto muito importante para qualquer negócio que deseja conquistar destaque dentro do mercado. Quando se é capaz de garantir que o material comercializado esteja nos padrões, é possível obter uma série de benefícios importantes para um empreendimento se manter bem em seu nicho.

Por causa desse poder decisivo para o sucesso dos produtos de uma empresa, saber o que é controle de qualidade se tornou alvo de diversos questionamentos sobre quais seriam as melhores atitudes.

Dado esse cenário, preparamos todas as definições necessárias para que você saia com total domínio sobre essa ferramenta e possa aplicar os conhecimentos em seu negócio o mais rápido possível!

O que é controle de qualidade?

O controle de qualidade é uma área que visa garantir que determinado produto esteja dentro dos padrões ideais para uso do consumidor e aproveitamento da empresa.

Para cumprir com esse padrão, são analisados uma série de dados que dirão as melhorias necessárias. A origem do termo se deu em 1956, com Armand Vallin Feigenbaum, um grande nome da gestão de qualidade. 

Esse profissional trouxe a ideia de Total Quality Control (Controle da qualidade total), que se definia como um sistema capaz de organizar os esforços de desenvolvimento, manutenção e melhoria de qualidade.

O resultado disso seriam produtos e serviços com máximos níveis econômicos e que fossem capazes de oferecer a satisfação do cliente.

Leia também: Como garantir a qualidade de um produto?

Para que serve o controle de qualidade?

A utilidade do controle de qualidade é garantir que o produto comercializado pelo negócio esteja dentro de sua proposta. Portanto, a técnica tem o objetivo de permitir que seja prestada excelência no que é vendido. Junto a isso também temos outras utilidades, tais como:

  • Melhor execução das tarefas;
  • Identificação de problemas;
  • Aumento de bons resultados;
  • Auxiliar a cooperação dos profissionais do negócio.

É interessante notar como todos os itens citados são capazes de mostrar ao negócio como as práticas de produção devem ser guiadas e o jeito que as relações profissionais devem estar para obter os resultados desejados. Para os que desejam compreender qual a importância do controle de qualidade, segue um exemplo para melhor compreensão.

Imagine se um varejo não possuísse controle de qualidade nos produtos que ele comercializa. Não demoraria muito para diversos clientes enviarem reclamações a respeito dos alimentos coletados, fator esse que causaria diversos resultados negativos no financeiro.

Junto a isso, a relação dos profissionais ficaria afetada pelos resultados ruins, o que geraria um compilado de cenários negativos ao negócio.

Para que serve o controle de qualidade?

Como é feito o controle de qualidade

A execução do controle de qualidade ocorre com a divisão de etapas para a equipe ter mais consciência sobre quais atitudes devem ser tomadas. Por isso, separamos a ferramenta em 4 fases que funcionam independentemente do tipo de negócio escolhido:

  • Planejamento;
  • Controle de entrada, do processo e da saída;
  • Ação corretiva;
  • Melhoria contínua.

De todos esses 4 pontos, devemos ter uma atenção maior ao primeiro e ao último. Como o planejamento é a primeira etapa do processo, justamente por ele ser o momento no qual se estabelecem os objetivos do uso do controle de qualidade, é crucial para o sucesso dos demais.

Com isso, é necessário garantir que ele seja bem feito para não comprometer o andamento dos outros itens. A melhoria contínua, por sua vez, garantirá resultados mais consistentes e duradouros, essencial para uma vida no longo prazo de um negócio.

Dado a importância desses pontos, cada uma das etapas pode ser entendida com mais facilidade por meio do curso de controle qualidade que oferecemos. Confira e transforme o seu empreendimento para sempre!

Como é feito o controle de qualidade. – Planejamento -Controle de entrada do prcesso e da saída – Ação corretiva – Melhoria contínua

Ferramentas usadas para o Controle de Qualidade

Visto todo o conhecimento a respeito do controle de qualidade, fica notável a importância dele para o bom andamento dos negócios. Com toda a análise precisa que a ferramenta oferece, aplicá-la em seu empreendimento significa minimizar as perdas e aumentar gradativamente os resultados.

Dito isso, seguem as 7 ferramentas mais utilizadas por companhias bem sucedidas com a estratégia. Vale avisar sobre a importância de compreender qual delas mais se adequa ao estilo do seu negócio, portanto, analise cuidadosamente as definições de cada ferramenta!

1. Fluxograma

O fluxograma é uma ferramenta bem interessante por conseguir ilustrar qual é o caminho que precisa ser seguido para o sucesso de alguma tarefa. Por ter essa característica sequencial, até um fluxograma extremamente simples pode ser útil para o mapeamento de processos do negócio.

Sua principal vantagem é simplificar o entendimento para todos da equipe a respeito do que precisa ser satisfeito para garantir a qualidade, sem precisar compreender documentos extensos e complicados. No cotidiano, isso auxilia bastante a economizar energia e otimizar os processos de trabalho dos colaboradores.

2. Folha de verificação

As folhas de verificação são as ferramentas mais conhecidas justamente por serem mais simples. Trata-se de planilhas e tabelas simples que registram os dados desejados e, consequentemente, facilitam a busca de informações para análises.

Mesmo que não fique tão bonito visualmente, poupa-se bastante energia de desenhar formas específicas para registrar os mesmos dados.

3. Diagrama de Ishikawa

Também chamado de espinha de peixe por conta de sua representação visual, o diagrama de Ishikawa tem como objetivo mostrar os vários fatores que causam determinado acontecimento. Por ser bastante intuitivo e possibilitar a organização de várias informações, esse diagrama é um dos mais interessantes para se montar o controle de qualidade.

Diagrama de Ishikawa

4. Diagrama de Pareto

O diagrama de Pareto é um dos mais conhecidos dessa lista, já que foi um dos responsáveis por mostrar qual a importância do controle de qualidade para mais pessoas. Basicamente, esse diagrama mostra o grau de importância de dados a fim de informar ao negócio por onde ele deve começar para solucionar seus problemas.

5. Diagrama de dispersão

O diagrama de dispersão é utilizado nas ocasiões em que se deseja testar as relações de causa e efeito entre duas variáveis. De forma resumida, analisa-se o comportamento de algum dado quando é realizado alterações em outro, sendo assim extremamente útil para previsões de cenários.

6. Histograma

O histograma distribui dados coletados por meio de um gráfico com barras. Essa ferramenta costuma ser utilizada após a montagem de tabelas e planilhas como forma de visualização das informações coletadas, sendo muito útil para verificar a distribuição dos dados.

7. Cartas de controle

As cartas de controle são capazes de detectar se o objetivo está de acordo com os padrões de qualidade necessários ao negócio. Essa avaliação ocorre de maneira gráfica, identificando se houve variação de alguns dados em determinados períodos e, após isso, compara-se a variação com as linhas de referência. A depender de qual se encaixe, diferentes atitudes podem ser tomadas.

Quem faz o controle de qualidade?

Os profissionais que fazem o controle de qualidade fazem parte de um setor destinado para essa tarefa. Geralmente, o setor possui ligação com a própria área de qualidade ou a de produção, sendo esta última a mais comum de ocorrer. A única restrição é que as pessoas que operam os processos não podem ser os responsáveis pela tarefa.

Fica bem claro como entender o que é controle de qualidade e como esse trabalho faz a diferença nos resultados do empreendimento.

Entender os conceitos expostos no decorrer do texto, permite a tomada de decisões cada vez mais precisas e o guiamento de processos da forma mais adequada para satisfazer os padrões necessários ao sucesso do negócio.

Por conta disso, conte conosco para oferecer mais conteúdos com essa qualidade e aproveite para aprender a como fazer uma análise de resultados mais precisa aqui em nosso blog.

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.