Aprenda como utilizar a técnica dos 5 Porquês e veja um exemplo prático de sua aplicação

Os 5 Porquês da Qualidade são um método simples que tem como objetivo a solução e o descobrimento de causas raízes de problemas. Essa técnica foi desenvolvida pelo engenheiro mecânico Taiichi Ohno (1912-1990). Ele é considerado o principal responsável pela elaboração do Sistema de Produção Toyota ou Toyota System Production (TPS), em inglês.

A empresa estava muito abalada devido a segunda guerra mundial e para melhorar sua evolução, Taiichi Ohno e os demais gestores criaram o TPS. Nesse sistema foram criadas filosofias de gestão, técnicas, metodologias e ferramentas de qualidade que são utilizadas até hoje. Uma dessas abordagens são os  “5 Porquês”.

Outra ferramenta também criada por Taiichi Ohno é o sistema de organização por cartões: o Kanban. Saiba mais sobre esse método com a leitura do artigo “O que é Just in Time e Kanban: entenda os conceitos e as diferenças”.

imagem com a frase explicando o que é o método dos cinco porquês da qualidade

O que é o método dos 5 Porquês da Qualidade?

É uma técnica que visa encontrar a causa e não o sintoma de alguma variabilidade encontrada na empresa. Pode-se dizer que o método visa “descascar” as camadas dos problemas, como quem descasca uma cebola, com o objetivo de eliminar o conteúdo superficial e chegar no seu centro do problema, a sua real causa.

Os porquês são uma forma de arguição que visa atingir as causas-raízes, trata-se de uma atividade investigativa.

O método consiste em perguntar “Por que” cinco vezes, sempre fazendo relações com o processo e as causas que antecederam o problema.

Nada impede que sejam realizadas mais do que cinco perguntas, o importante é compreender o que está causando a variabilidade.

Entenda melhor e mais rápidamente sobre a ferramenta no nosso vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Fhvb2LrxKQE
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A estipulação do número cinco foi realizada por Taiichi Ohno, através de sua observação. Segundo o engenheiro, as cinco repetições costumam ser suficientes para se alcançar a causa raiz de uma problemática.

Os principais objetivos do uso do método dos 5 porquês são:  

  • determinar o que aconteceu: qual foi a variabilidade encontrada;
  • analisar o porquê do problema ter ocorrido;
  • descobrir o que deve ser feito para reduzir a probabilidade do problema acontecer novamente.
imagem explicando os principais objetivos em utilizar a ferramenta cinco porquês

Qual o motivo da criação da técnica dos 5 Porquês da Qualidade?

Taiichi Ohno percebeu que quando se pergunta sobre a causa de um problema, as pessoas costumam procurar um culpado. Esse comportamento impede a percepção da existência de algo anterior ao erro.

Por exemplo, em uma fábrica, percebe-se que os funcionários não estão conseguindo manejar determinada ferramenta de forma adequada. A princípio, pode-se imaginar que isso esteja ocorrendo devido a desatenção dos trabalhadores. Então, elegemos os culpados, como previsto por Taiichi Ohno.

Entretanto, se o padrão está se repetindo, talvez haja uma causa anterior por trás desse erro. Será que o equipamento está calibrado de maneira adequada? Será que os funcionários não foram capacitados da maneira correta? Em casos assim, é preciso tentar encontrar a causa raiz e os 5 Porquês podem ser aliados para descobri-la.

Por vezes, no dia-a-dia do trabalho há muita pressa e necessidade de agir rapidamente. Dessa forma, muitas empresas ao se depararem com alguma variabilidade não a investigam, apenas tratam o sintoma. Contudo, assim como ocorre em seres humanos, quando trata-se o sintoma e não a causa, o problema tende a voltar.

Quando não tratamos as falhas da empresa, as situações podem se tornar ainda piores. Nesse sentido, algo que era um pequeno erro pode tornar-se um incidente, colocando em risco a segurança de um trabalhador ou cliente.

A empresa precisa estar preparada para quebrar a rotina produtiva quando surge um imprevisto. A necessidade de gastar tempo e energia com a resolução de pequenas variabilidades é importante, também, para a melhoria contínua dos processos. Além de garantir um ambiente de trabalho mais seguro.

A segurança e melhoria contínua são prioridades na filosofia do Sistema de Produção Toyota.

Solucionar os defeitos em um processo é uma oportunidade de aperfeiçoamento da organização. Através da busca pela melhoria contínua, pode-se alcançar resultados melhores do que os anteriores.

Para encontrar as variabilidades nas atividades de uma empresa, o mapeamento pode ser um bom aliado. Saiba mais com a leitura deste artigo: Como fazer mapeamento de processos: 8 etapas fundamentais.

Os 5 porquês da qualidade: os resultados de cada etapa

Essa técnica japonesa afirma que:

  • no 1º porquê, encontramos um sintoma;
  • no 2º porquê,  encontramos uma desculpa;
  • no 3º porquê,  encontramos um culpado;
  • no 4º porquê,  encontramos uma causa;
  • no 5º porquê,  encontramos a causa raiz.

Dessa forma é possível determinar a relação entre as causas anteriores até se chegar na expressividade do problema, como o encontramos atualmente.

Mesmo que o método de repetição de perguntas pareça simples, deve-se realmente estudar as causas. Não pode-se basear as “respostas” dos porquês em achismos ou opiniões.

Quando se responde uma das perguntas do método, essa resposta precisa estar estruturada em fatos passíveis de observação e análise.  

É necessário ir além do mero questionamento, é recomendável a utilização de testes para comprovar a veracidade das respostas encontradas.

Por exemplo, um gestor percebeu que seus produtos estão sendo produzidos com defeitos. Ao aplicar a técnica dos porquês, ele verifica uma indicação de que esses defeitos são causados porque uma ferramenta não está sendo executada como deveria. A partir daí, é preciso realizar testes, para conferir se o equipamento está mal calibrado ou se os funcionários não estão conseguindo utilizá-lo da maneira correta.

Por vezes, um trabalho de investigação pode tomar meses. Entretanto, quando bem executado possibilita que os erros não voltem a prejudicar a empresa.

imagem ilustrativa explicando as 5 etapas da ferramenta 5 porques da qualidade

Exemplo de utilização dos 5 Porquês da Qualidade

Problema encontrado: os clientes estão reclamando de atrasos nas entregas.

1)Por que está ocorrendo atrasos nas entregas?

Porque o produto não sai da empresa no momento em que foi estipulado.

2)Por que o produto não sai da empresa no momento certo?

Porque a produção está atrasada.

3)Por que a produção está atrasada?

Porque o material para fabricar o produto nem sempre está no local em que deveria.

4)Por que o material não está no local em que deveria?

Porque a entrega do material não foi realizada no tempo certo.

5)Por que a entrega do material não foi realizada no tempo certo?

Porque o fornecedor não está entregando o material dentro dos prazos que foram combinados com a empresa.

6)Por que o fornecedor não está entregando o material dentro dos prazos?

Porque esse fornecedor não está tendo capacidade de entregar a demanda requisitada pela empresa.

Causa raiz: O problema está sendo causado devido agentes externos à empresa, portanto, é necessário buscar fornecedores que entreguem dentro do prazo.

Quando utilizar os 5 porquês da qualidade?

O método dos 5 porquês da qualidade é uma ferramenta de análise simples, pois não envolve estatística. Seus desafios são em relação ao tempo que leva-se para conseguir investigar as causas raízes. A empresa precisa dedicar tempo e energia para solucionar os problemas.

Essa técnica pode ser aplicada para investigação de problemas nas áreas de manutenção, qualidade, produção e  administrativa.

Porém, existem problemas cuja complexidade demanda o uso de cálculos estatísticos. Quando isso ocorre, pode-se utilizar os 5 Porquês de maneira combinada. Assim, pode-se associá-los com outras ferramentas de controle da qualidade.

Existem diversas ferramentas que garantem uma melhor gestão da Qualidade em empresas, como a utilização da ferramenta TPM e da técnica Kanban. Assim como, a utilização de ferramentas cíclicas de melhoria contínua como o PDCA e o DMAIC. Também, há a utilização de filosofias como o Lean Manufacturing que garantem uma maior qualidade dos processos.

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Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.