Encontrar ferramentas que auxiliem no dia a dia da empresa é uma das metas mais comuns em diferentes tipos de organizações, principalmente, entre aquelas que possuem uma política de melhoria contínua em seus processos. Até aí, acredito que você esteja concordando comigo. Mas, e seu propuser que o treinamento profissional é uma ferramenta empresarial, que deve ser considerada primordial, para os negócios que se identificam com o que acabamos de falar, acima?

Para compreender essa proposta, que, na verdade, não é minha, mas de diferentes especialistas em gestão e melhoramento empresarial, é preciso compreender os objetivos que as ferramentas empresariais têm em sua raiz. Entre eles:

Todos esses objetivos são alcançados quando uma organização investe no treinamento e desenvolvimento de pessoas. É por isso que sua empresa deve usar o treinamento profissional como ferramenta empresarial.

Ainda não está convencido? Então vamos recorrer ao dicionário do Google. Segundo ele, um dos significados para a palavra ferramenta é: “instrumento necessário à prática profissional”.

Você tem alguma dúvida de que o treinamento é necessário à prática profissional?

Como alguém pode realizar quaisquer atividades ou colocar qualquer estratégia em prática , se não tem o conhecimento para fazer isso?

O que é treinamento profissional?

Ao propor que o treinamento profissional é uma ferramenta empresarial, que objetiva melhorar os processos das empresas e seus resultados, estamos propondo uma mudança de mindset. Ou seja, de forma de entender como o treinamento corporativo deve ser enquadrado dentro da empresa.

Ao invés de ser visto, tanto por colaboradores como por gestores, como algo que interrompe o dia a dia da empresa, o treinamento deve ser encarado como parte da cultura organizacional que busca encontrar, por meio de seus principais ativos, ou seja, seus funcionários, a excelência na produção e gestão.

Quando uma empresa deseja adotar uma estratégia para melhorar seus processos, ela precisa contar com a gestão de um líder capacitado e com colaboradores que dominem o conceito da metodologia e saibam executá-la.

É por meio do treinamento profissional como ferramenta empresarial, que você alcançará esse objetivo.

Entenda mais sobre melhoria contínua, no vídeo abaixo:

O Lean Manufacturing, por exemplo,é uma estratégia de gestão que possui em seu escopo, uma série de ferramentas, entre elas:

  • Kaizen;
  • Jidoka;
  • Kanban;
  • Heijunka;
  • Just in Time, entre muitas outras.

Para que sua empresa possa adotar essa ferramenta e aproveitar seus benefícios, só existe um caminho: capacitar seus colaboradores para a execução de todo esse conjunto de ferramentas.

Com uma certificação em Lean Manufacturing sua empresa terá acesso a benefícios como identificar os defeitos e desperdícios em um processo produtivo.

É por isso que o treinamento profissional é uma ferramenta empresarial, poderosa, em todas as áreas do negócio.

Leia mais em: Top 10 | Ferramentas do Lean Manufacturing: suas funções e benefícios

Treinamento profissional como ferramenta empresarial: tipos e cursos

Agora que você já entende porque o treinamento profissional é uma ferramenta empresarial é importante que saiba que existem diferentes tipos de treinamentos organizacionais, entre eles:

  • Treinamento presencial orientado por instrutor;
  • Treinamento de Onboarding, com o objetivo de permitir que novos funcionários sejam tão bem-sucedidos quanto possível em suas novas funções, dentro de um período de adaptação curto;
  • Treinamentos à distância, entre outros.


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Entre os treinamentos on the job, ou seja, dentro do trabalho, mais comuns para empresas que desejam melhorar seus processos, estão:

  • Qualificações Six Sigma, como curso White Belt, Yellow Belt, Green Belt e Black Belt. A metodologia Seis Sigma é reconhecida por eliminar as principais falhas em um processo e otimizá-lo, buscando sempre melhores resultados;
  • treinamento para uso de ferramentas de qualidade;
  • treinamento de 5S, para garantir a qualidade e o aumento de produtividade no ambiente de trabalho;
  • Plano de Ação 5W2H, que permite a elaboração de um plano de ação eficiente para que a empresa e equipe possam alcançar os objetivos estratégicos; entre muitos outros.

Leia também: Como funciona o Seis Sigma: aprenda e alavanque sua carreira

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.