Fala Rogerio, tudo bem?
O conceito é um pouco mais complexo. Seu raciocínio não está incorreto, mas podemos complementar com algumas observações.
Atividades que não agregam valor podem ser divididas em dois tipos:
- Atividades Desperdício TIPO 1
- Atividades Desperdício TIPO 2
A única diferença entre elas é que as atividades de TIPO 2 podem e devem ser eliminadas do processo. Já as atividades de TIPO 1, não agregam valor porém por necessidades particulares não podem ser eliminadas.
Veja na CAE por exemplo… você está assistindo uma vídeoaula. Você espera e deseja que a aula esteja sem problemas de áudio. Que consiga ouvir o professor durante todo o conteúdo, correto?
Pois bem, nós temos uma etapa do processo para fazer a verificação do áudio.
Só que imagine a seguinte situação: você não está disposto a pagar mais caro simplesmente para que a gente gaste mais tempo verificando isso, correto? Então essa é uma atividade que aqui dentro, consideraremos como atividade de não agregação de valor.
Essa discussão pode ir longe, tá? Podemos conisderar que agrega valor, algumas pessoas que não, por isso o correto é sempre analisar em conjunto e para cada processo, isso será único.
Partindo do cenário que essa atividade não agrega valor mas é necessária, nós precisamos otimizá-la e gastar o mínimo de tempo possível. É uma atividade caracterizada como desperdício tipo 1.
Então atividade de não agregação de valor, não significa que ela pode ser eliminada.
Em uma empresa de produtos, talvez seja necessário fazer um teste de qualidade. O cliente não quer saber se vai testar produto unitário ou em lote… ele quer simplesmente receber o produto sem problemas. Partindo desse pressuposto, essa empresa deveria agregar confiabilidade no processo para testar o mínimo possível.
—-
Atividades que agregam ou não valor vão muito além das vendas.
As vezes, uma etapa do processo se faz necessária para um próximo processo interno. Caso contrário, a gente não conseguiria executar. Eu preciso de um apostila para gravar. Isso não está relacionada a venda do curso, mas é parte essencial da gravação de um bom conteúdo online.
Consegui esclarecer um pouco mais?
Grande abraço, Rogerio!