Fala Diego, tudo bem?
Obrigado pela mensagem.
Então, esse assunto é mais complexo do que parece, mas vamos partir do básico.
Uma meta é composta de valor + prazo.
Então de nada adianta anotarmos algo: quero entregar melhor, quero acelerar meu projeto, quero deixar meu cliente satisfeito.
Boas metas seriam:
– Quero reduzir em 50% as reclamações em até 6 meses
– Quero aumentar a produtividade da linha em 20% em até 4 meses
Faz sentido?
—-
Partindo desse princípio, existem algumas formas de estipularmos metas, entretanto a maioria delas passa pela subjetividade e capacidade de execução.
Em empresas que os processos ainda não bem alinhados, pode ter a certeza de que temos grandes possibilidades de executar projetos com metas mais ousadas: 30 ~ 40% de ganho naquilo que já exista. Em empresas onde há melhoria contínua e uma documentação extensa, as metas mais plausíveis de processos giram em torno de 10 ~ 15% (em alguns casos, esses são valores já considerados “altos”).
Agora, você pode fazer benchmark e levantar questionamentos do que é preciso para atingir o objetivo macro da empresa. Também é possível consultar especialistas da área para entender se aquilo é possível de ser atingido.
Nunca se esqueça do grande professor Falconi. Meta é a diferença entre o real e aquilo que foi projetado. Ou seja, se projetamos algo, precisamos melhorar continuamente até que seja atingido.
Vamos nos falando!
Grande abraço.