Oi Pedro, tudo bem?
Vou compartilhar uma experiência pessoal.
Já tive possibilidades de conduzir projetos em algumas situações e a melhor maneira de conseguir engajar os profissionais é envolvendo-os.
Essa é até uma consideração que, se não realizada, pode ser considerada como 8º desperdício do Lean. Sei que tem muita gente que não considera esse 8º desperdício (como um novo desperdício), mas seria o desperdício de ideias ou criatividade. Você deixa de envolver as pessoas e com isso, acaba gerando alguns problemas.
Pensa comigo:
O que gera mais motivação?
– Quando alguém chega e fala: executa isso!
– Quando alguém chega e fala: vamos discutir sobre esse assunto, o que você acha? Se fizermos dessa forma aqui? Concorda? Como é a melhor forma de faze e colocar em prática?
Óbvio que são dois extremos, mas na segunda opção, estamos sendo envolvidos e com isso, você se tornará muito mais propenso em ajudar. Quando algo é feito “top-down” sem envolvimento dos colaboradores, o engajamento é mínimo.
Também existe um fator importante: não dá para simplesmente para envolver profissionais com níveis hierárquicos extremamente diferentes e querer geração de ideias à vontade. Essas pessoas não se sentirão confortáveis. Portanto, precisamos tomar cuidado pra fazer isso da melhor maneira possível.
—
Caso haja perda de engajamento durante o projeto, o que também pode acontecer, é importante que seja retomada a sensação do porquê aquilo está sendo executado, a função e real importância de cada profissional. Para isso, podemos realizar reuniões 1<>1.
Se toda remoção de barreira for realizada, o terreno for preparado, conseguiremos evoluir com máximo de engajamento. Ele oscila, é verdade.. mas não podemos deixar chegar a zero. Esse é o maior risco.