Obrigado pela mensagem… excelente pergunta por sinal.
O ZBench como estimativa de capacidade é utilizado para cálculo de nível sigma do processo. Para encontrar o nível sigma, somamos 1,5 ao valor de ZBenchmark global. Esse valor é considerado o nível sigma do processo.
Vamos supor que você tenha obtido um Zbench = -0,5. Seu nível sigma será de -0,5 + 1,5 = 1,0.
Agora, precisamos abrir parenteses para uma situação: – Pode ser que você tenha realizado o cálculo de nível sigma a partir da dinâmica solicitada no treinamento de Green Belt ou Black Belt e o valor tenha sido “bastante” negativo… algo entre -2,0 ou -3,0. Nesse caso, o valor de zbench pode aparecer como negativo por diversos motivos como: falta de padronização, coleta de dados com instrumento de medição incorreto (ou com discriminação inadequada), análise de capacidade normal com os dados não normais, entre outros.
Em resumo, esses valores se acontecerem na prática e realidade de mercado seriam difíceis de acontecer. Caso contrário estaríamos com um processo que além de não ser competitivo, apresentaria alto índices de retrabalho e reprocesso.
O que recomendamos nessa situação:
– se isso aconteceu na primeira dinâmica de lançamento, muito provavelmente, após ideias de melhoria e implementação, esses valores estarão melhores de maneira significativa.
– se isso aconteceu com dados reais, do seu processo empresarial, precisamos investigar com mais profundidade, entretanto, estaremos diante de duas situações: limites estritamente rigorosos (e muitas vezes sem sentido) ou coleta de dados que podem não estar representando a realidade.
Extra:
Aproveito para deixar por aqui, um vídeo que fizemos sobre zbench como estimativa de capacidade.