Fala Allan, tudo bem?
Obrigado pela mensagem.
Bacana o tema, Allan. Eu tenho algumas considerações a fazer para ajudar no projeto.
Quando falamos de melhoria contínua utilizando-se do Lean Seis Sigma, nós precisamos mostrar um antes e depois. Porém, esse antes e depois deve ser metrificado.
Vamos supor que você tneha um cenário no qual os contratos demorem 20 dias para sair e com a implementação do setor, você passa a ter resultados na agilidade. A partir desse momento, os contratos passam a sair em 10 dias. Bom, você teve um ganho de 50%. Porém, surgem algumas questões:
- Você teve payback? (valeu o investimento?)
- Você tem um plano para manutenção desses resultados? (Nem sempre a implementação de um setor é a solução, pois juntamente com isso, iremos incorporar problemas de setor.. como comunicação, gestão, etc.)
Com isso em mente e com um bom plano de execução, certamente você terá resultados positivos.
Um outro ponto importante: quando já sabemos da solução do problema, talvez não seja necessário rodar um DMAIC. O DMAIC é mais recomendado para situações onde a causa-raiz dos problemas e as soluções não são previamente conhecidas. Não é um impeditivo, mas talvez você consiga fazer de maneira mais simples.
Para que a gente consiga fazer uma avalição adequada Allan, nos envie o Business Case ou Team Charter. Dessa forma, com dados e outras informações de escopo e cronograma, conseguiremos avaliar minuciosamente o projeto.
Grande abraço!