Sem tempo para ler este artigo sobre como fazer networking? Então, ouça o segundo episódio do podcast HaveFun, no qual são apresentadas dicas para melhorar nesse quesito. Confira:

Todos já ouvimos um milhão de vezes: a melhor maneira de criar oportunidades é por meio da sua rede de contatos. Entretanto, como fazer networking para construir essa rede? Separamos onde dicas que podem te ajudar:

Essas ações podem ser essenciais para você entender como fazer networking e montar uma rede de contatos capaz de promover benefícios entre si. Então, continue a leitura para conhecer os detalhes sobre cada dica!

O que é networking?

Networking é o conceito utilizado para definir uma série de ações que buscam construir relações profissionais entre pessoas ou empresas, criando uma rede de contatos de benefícios e crescimento mútuo.

Essa é uma atividade muito importante no mundo profissional, tanto para empresas quanto para pessoas, porque pode te ajudar a crescer na sua área de atuação, a firmar parcerias, a conquistar clientes e muito mais.

À primeira vista, pode parecer uma tarefa complexa. No entanto, o networking se trata, basicamente, da criação de relações de confiança e ajuda mútua entre pessoas. 

Para conseguir isso, basta ter um pouco de “cara de pau” para conversar com as pessoas ou para se posicionar no setor em que você atua por meio de conteúdos.

Caso você queira saber mais sobre o que é e qual a importância do networking, assista ao vídeo abaixo do Na Prática:

 

11 dicas de como fazer um networking eficiente

Muitas vezes pensamos que já temos uma boa rede de contatos. No entanto, depois de um tempo, pode acontecer de você não ter mais acesso a diversas pessoas dessa rede por falta de comunicação.

Para não perder os seus contatos, é muito importante lembrar de conversar com eles de vez em quando. Mas o que isso tem a ver com como aumentar o networking? Tudo!

Para aumentar a nossa rede, primeiramente temos que nos certificar de que não estamos perdendo ninguém. Na verdade, o ideal é que a sua rede aumente e se torne cada vez mais sólida.

Saber como fazer networking e construir uma rede de contatos inclui:

  • conhecer as pessoas que fazem parte de seu negócio, ou seja, seus stakeholders;
  • ter uma atitude positiva em relação às pessoas;
  • criar uma boa estratégia de comunicação e abordagem;
  • fazer as coisas de forma a construir um relacionamento forte com pessoas importantes para sua empresa.

Aprender como fazer networking na empresa pode significar não só sucesso profissional, mas também a realização pessoal.

A seguir, conheça onde dicas de como fazer networking para montar uma rede de contatos conectada e ativa:

1. Socialize

O conselho “saia de casa e faça novos amigos” pode parecer divertido demais para ser associado a uma ideia séria, mas é muito eficaz. A simples atitude de ser mais social já é o suficiente para fazer networking e até melhorá-lo. 

As seguintes práticas podem te ajudar a expandir o seu círculo social:

  • participe de encontros de antigos amigos de faculdade;
  • realize atividades junto com a sua equipe do trabalho;
  • vá a eventos do setor e interaja com os palestrantes e expositores;
  • faça cursos profissionalizantes presenciais em sua área de atuação.

À medida que você faz novos amigos, também cria novas conexões profissionais que podem ser adicionadas à sua crescente rede de contatos.

2. Vá a eventos

Como citamos anteriormente, ir a eventos é uma das melhores maneiras de como fazer networking. 

Conferências e feiras são ótimos lugares para conhecer novas pessoas. Então, atente-se àquelas que irão atrair o tipo de contatos com quem você deseja fazer amizade.

3. Aja como se estivesse em busca de um novo emprego

A maioria das pessoas se esforçam para movimentar sua rede quando estão à procura de um novo emprego. 

No entanto, mesmo que você não esteja participando de entrevistas e buscando uma recolocação, a adoção da mentalidade de busca de emprego pode ajudar você a fazer networking.

Você pode aumentar e melhorar a sua rede de contatos com apenas 15 minutos por dia em atividades típicas de procura de emprego, como as seguintes:

  • buscando conexões no LinkedIn;
  • procurando feiras de emprego locais;
  • inscrevendo-se em conferências profissionais;
  • acompanhando contatos de reuniões anteriores.

Apenas uma pequena parte do seu dia será destinada a essa tarefa, mas você ficará surpreso com a rapidez e eficiência com que a sua rede de contatos irá aumentar e melhorar.

4. Aproveite as oportunidades

Muitas vezes as oportunidades batem à sua porta. Em outras, você precisa fazer um esforço para percebê-las, por exemplo, por meio de pesquisas.

Fique atento ao mercado e às necessidades apresentadas por seus clientes, somente assim você conseguirá identificá-las.

A conscientização transforma oportunidades em possibilidades reais de como fazer networking para seu negócio ou sua carreira.

5. Tenha iniciativa e seja organizado

Identificar as oportunidades é o primeiro passo, mas é a sua atitude frente elas que trará um resultado efetivo. As suas atitudes podem influenciar nos seguintes pontos:

  • as metas que você define;
  • os riscos que você está disposto a assumir;
  • a maneira como aborda as pessoas;
  • o modo como você reage às pessoas e muito mais.

Portanto, duas boas dicas de como fazer networking são aprender a se organizar e procurar construir um comportamento de iniciativa.

6. Acerte na abordagem

O networking é baseado em diálogos. Ter vergonha de conversar e conhecer novas pessoas, não vai te ajudar aqui.

Apresente-se e estabeleça uma relação de verdade. Abordar um contato já pedindo algo para si, não vai ajudar em nada. Seja solícito, converse sobre negócios, mas crie um relacionamento antes de qualquer coisa.

Não é uma boa ideia sair pedindo favores para quem você acabou de conhecer. Tenha paciência para transformar pequenas conversas em oportunidades.

7. Alimente os relacionamentos

Não construa um relacionamento e depois pare de nutri-lo. Mantenha sua rede próxima e ativa, ou você terá perdido tempo e estará sempre com uma pequena rede de apoio.

O objetivo é efetivamente ampliar a sua rede de contatos e apoio, criando um grupo que se ajuda mutuamente.

8. Invista na criação de conteúdo

Com a chegada da internet e das redes sociais, a produção de conteúdo se tornou uma ótima forma de como fazer networking e estabelecer o seu nome ou o da sua empresa como referência na área em que atua.

Com planejamento e tempo, é possível estruturar um bom calendário editorial capaz de construir uma grande e eficiente rede de contatos.

O bom é que existem diversos canais e formatos para trabalhar a produção de conteúdo, pode ser com textos longos no LinkedIn ou em um blog, posts no Instagram ou textos curtos no Twitter.

Veja como se tornar um excelente criador de conteúdo com as dicas do Rafael Rez, referência em marketing de conteúdo:

 

Leia também: TOP 5 ferramentas de networking que darão um up em sua carreira

9. Saiba como contar a sua jornada

Saber como contar a história do seu negócio ou da sua trajetória profissional de uma maneira envolvente é fundamental para criar laços com uma rede de contatos. Afinal, todos gostamos de ouvir uma boa história.

Para aprender a fazer isso, é interessante estudar sobre storytelling, que é uma técnica utilizada para compartilhar boas narrativas. 

Dessa forma, você conseguirá desenvolver melhores conversas em eventos e alcançar um maior engajamento na internet.

10. Seja transparente

Saber contar a sua história de uma boa maneira não significa inventar mentiras para criar uma narrativa incrível. 

Na verdade, é essencial que você seja o mais transparente possível. Essa é uma questão de ética e confiança.

Sendo assim, procure compartilhar a sua jornada, os seus interesses e os seus pensamentos de maneira persuasiva, mas nunca utilize mentiras para isso.

E não tenha medo de mostrar tudo o que você pensa em uma conversa ou em um post, é dessa forma que você criará uma rede de contatos capaz de ter boas discussões.

11. Esteja sempre atualizado

À medida que você entende como fazer networking e começa a construir uma boa rede de contatos, é fundamental fazer a sua “lição de casa” para se manter atualizado profissionalmente.

Para isso, procure acompanhar blogs e profissionais que são referência na sua área, assine newsletters, leia livros e faça cursos online.

Ao realizar uma constante atualização profissional, mantendo-se atento sobre o que está acontecendo em seu campo, você poderá quebrar o gelo quando conhecer novos contatos e iniciar conversas significativas sobre tópicos profissionais.

Hoje em dia, os cursos online são uma das melhores formas de se manter atualizado e de aprender com agilidade e eficiência.

Por isso, indicamos a Frons, uma empresa formada por engenheiros experientes que é voltada à capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão de processos e melhoria contínua desde o nível básico ao avançado.

Em nossas certificações, você tem acesso a aulas dinâmicas, apostilas exclusivas e suporte de consultores altamente qualificados.

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Em nosso blog, você encontra conteúdos que te ajudam a melhorar as habilidades de liderança, como conquistar times e clientes. Continue por aqui e invista no seu desenvolvimento de hard e soft skills com a gente!

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Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.