O mercado de trabalho está em constante mudança e, cada vez mais, as empresas estão buscando profissionais capacitados para integrar o time. Por isso, o gestor de Recursos Humanos é tão essencial. É ele que irá garantir que os colaboradores estejam alinhados com os objetivos da corporação.

Além disso, esse especialista deve acompanhar as tendências da área que está atuando, garantir que o clima organizacional esteja satisfatório e certificar que os funcionários fiquem motivados para entregarem o melhor resultado possível.

Quer entender melhor a função, conhecer as suas competências e como se tornar um gestor de RH? Continue a leitura e confira!

O que é um gestor de Recursos Humanos?

O gestor de Recursos Humanos é o profissional que tem como função liderar o setor que cuida dos colaboradores dentro de uma empresa. É de sua responsabilidade promover ações voltadas para o desenvolvimento dos funcionários e acompanhar os resultados.

Veja também: Confira 7 filmes sobre liderança para você assistir e se inspirar

Além disso, é ele que analisa se os trabalhadores estão desempenhando suas funções de acordo com os objetivos da corporação.

De uma maneira geral, o gestor de RH é o mediador entre empresa e colaborador, ou seja, ele constrói uma relação vantajosa para ambas as partes. Isso deve ser feito com técnicas da administração, psicologia e sociologia.

Funções do gestor de RH!

O gestor de Recursos Humanos precisa estar sempre atualizado nas tendências do mercado. Isso deve ser feito porque ele possui diversas funções, muito além daquelas administrativas.

Confira as principais atividades atribuídas a esse profissional.

Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção é uma das principais funções do gestor de RH. Essa função é tão importante porque os colaboradores de uma empresa são as peças-chave para garantir que os bons resultados e as metas sejam atingidas.

Por isso, o profissional de Recursos Humanos deve trabalhar para identificar os melhores especialistas do mercado, além de oferecer benefícios que sejam atrativos para conquistá-los.

Confira: O que faz um gestor da qualidade? Descubra tudo agora!

Dessa forma, é dever do gestor desenvolver todo o processo de seleção, as etapas, atividades e acompanhar de perto o que está sendo executado. Também é preciso analisar os pontos positivos e os de melhoria, para garantir que os profissionais corretos sejam agregados ao time.

Desenvolvimento pessoal e corporativo

Como já afirmamos anteriormente, o mercado de trabalho está em constante atualização. Todo dia um novo e melhor processo é desenvolvido, softwares são criados e outros métodos empregados.

Com isso, metodologias são substituídas. Para não ficar para trás, é essencial que os colaboradores e a empresa acompanhem as mudanças.

Portanto, é dever do gestor de RH entender as transformações e garantir que o time esteja apto a realizá-las, melhorando, assim, toda a cadeia de produção da organização.

Além disso, esse profissional pode atuar de forma muito mais específica. Por estar em constante contato com os liderados, ele pode identificar colaboradores que se destacam em diferentes competências.

Assim, é possível desenvolvê-los para atuar de forma a contribuir de uma maneira muito mais global.

Gerenciamento de performance

A produtividade é, com certeza, um dos indicadores mais importantes para identificar o sucesso de uma empresa. Para garantir um resultado satisfatório, a gestão de performance precisa ser considerada como um ponto estratégico na organização.

Para certificar que isso aconteça, o RH tem um papel fundamental. É esse profissional que irá analisar o desempenho de cada colaborador e certificar que esteja alinhado com o que a corporação espera.

Essa avaliação é realizada por meio de KPIs, ou seja, indicadores de performance. É importante que haja essa investigação para identificar quais os principais pontos que chamam a atenção e precisam de melhoria.

Com isso, é possível aplicar diferentes tipos de treinamentos focados nesses problemas e resolvê-los de forma conjunta com o colaborador.

Política de benefícios

A política de benefícios é o ponto mais importante entre a empresa e o colaborador. Por isso, é uma atividade que não pode ser negligenciada pelo gestor de Recursos Humanos.

Garantir as melhores vantagens para o trabalhador faz com que ele se sinta mais valorizado, impactando diretamente na sua satisfação com a corporação. Com isso, toda a equipe fica engajada e, consequentemente, produz mais.

Os benefícios oferecidos pela empresa devem ser pensados para melhorar a rotina do colaborador fora da empresa. Eles precisam garantir uma melhor qualidade de vida ao trabalhador, por isso, os auxílios relacionados à saúde não podem faltar.

Definição de cargos e salários

É função do gestor de RH, em conjunto com outros líderes, descrever e especificar todos os cargos dentro de uma empresa. Além disso, é ele que deve garantir que os salários sejam compatíveis com o que é proposto no mercado.

Para realizar essa tarefa é essencial que esse profissional esteja bastante familiarizado com a cultura organizacional, conheça todas as atividades desenvolvidas ali e esteja a par do que as outras corporações garantem a seus colaboradores.

Mesmo após todos os cargos criados e salários estipulados é preciso manter tudo atualizado, por isso, todos os anos esse plano precisa ser revisitado.

Funções do gestor de RH

Qual é a importância do setor de Recursos Humanos para empresa?

O setor de Recursos Humanos era visto como uma área que só trabalhava com problemas relacionados à burocracia. Pensava-se que esse profissional ficava responsável pelas contratações e demissões dos colaboradores e nada mais.

Você também pode se interessar: O que é gestão por competência e qual a importância desse método?

No entanto, esse cenário mudou. Atualmente, o RH é um dos principais setores de uma empresa. É dever desses profissionais atuar no desenvolvimento dos trabalhadores, garantir que todos os direitos sejam cumpridos e evitar atritos entre a organização e os funcionários.

Como é a hierarquia do setor de Recursos Humanos na empresa?

Assim como outros setores de uma empresa, existe uma hierarquia no Recursos Humanos. Todos os cargos são pensados para garantir a melhor performance do time.

Além disso, é preciso que o profissional se desenvolva ao longo dos anos para ter mais responsabilidades e executá-las de forma impecável.

Confira a organização geral das posições de um RH.

  • Supervisor ou analista de carreiras.
  • Analista de treinamento e capacitação.
  • Analista de Recursos Humanos.
  • Coordenador de RH.
  • Gestor de RH.
  • Diretor de Recursos Humanos.

Dessa forma, quem está na gestão do RH lidera as demais posições, principalmente o coordenador e responde ao diretor.

Como é a hierarquia do setor de Recursos Humanos na empresa?

Como se tornar um gestor de Recursos Humanos?

Para se tornar gestor de Recursos Humanos é preciso ter certas habilidades e treinamentos. Além disso, geralmente, esses profissionais já possuem anos acumulando conhecimentos e práticas.

Veja as principais dicas para desempenhar a função na gestão do RH.

Invista na profissionalização

Pode parecer uma dica banal, mas investir em profissionalização é essencial para tornar-se gestor de RH. Esse é um cargo que tem muito contato com pessoas e, para garantir a melhor performance, é preciso conhecimentos técnicos e habilidades sociais.

Além disso, é preciso ser bastante estratégico e estar sempre atualizado com as novidades do mercado de trabalho. É a partir desse conhecimento que essa pessoa conseguirá selecionar, recrutar e treinar bons colaboradores.

O profissional de RH pode ter graduação em psicologia, administração, sociologia e outros cursos relacionados.

A especialização pode vir de pós-graduações, treinamentos e minicursos.

Entenda como ser um bom líder

Ser um bom líder é essencial para quem pretende gerenciar processos e pessoas. Uma das maiores dificuldades das empresas é encontrar e treinar bons gestores. Por isso, ter essa competência no currículo pode ser um passo essencial para se destacar.

Portanto, a dica é investir na evolução pessoal. Faça cursos, leia livros e se aprofunde no desenvolvimento de como se tornar um bom líder.

Aceite feedbacks e saiba fornecê-los

A cultura do feedback, quando bem aplicada, é essencial para a evolução profissional. Um bom gestor de RH precisa saber receber e fornecer esse parecer de forma certeira. A ideia é que seja entendido os pontos positivos e os de melhora sem nenhum atrito.

Portanto, esse profissional precisa ter sensibilidade e senso crítico. É essencial que ele saiba ouvir, corrigir e auxiliar os colaboradores a melhorar seus erros.

Aprender a como fazer um feedback empresarial pode ser desafiador, porém é necessário prática.

Seja multidisciplinar

O gestor de RH precisa ser multidisciplinar. Isso não significa que ele deve saber fazer tudo, mas é essencial que conheça todas as atividades desenvolvidas na organização.

Com isso, esse profissional saberá ajudar diferentes colaboradores, terá um cenário amplo da empresa e poderá atuar de forma certeira na hora de mediar as relações.

Viu como a gestão de Recursos Humanos é muito mais do que um cargo burocrático? Ela é a principal aliada dos trabalhadores e da corporação.

Com os conhecimentos certos e as dicas trazidas aqui, é possível se tornar um excelente profissional de RH e se destacar no mercado de trabalho.

Como se tornar um gestor de Recursos Humanos?

Como deu para perceber, a atualização de conhecimentos e treinamentos são essenciais para desempenhar uma boa performance neste cargo. Quer saber como conciliar essa atividade com a carreira? Com cursos de capacitação online! Confira dicas.

Frons for Business. Desenolva seu time com nossa plataforma completa de trilhas personalizadas.
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.