A velocidade da revolução digital faz com que empresas dos mais variados setores busquem diariamente o reconhecimento de novos talentos do campo tecnológico. Isso porque, na prática, auxiliam na manutenção e escalonamento do fluxo de entradas de usuários em sites e perfis virtuais de uma organização. O profissional responsável por essa função é o gestor de tráfego e, para compreender mais a fundo o que ele faz, preparamos um guia completo da carreira.

Ficou interessado? Então continue a leitura e conheça mais sobre essas funções, quais áreas o responsável tráfego pode atuar, qual o salário médio e muito mais. Confira!

Antes de mais nada, o que faz um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego é um estrategista do campo do marketing que visa a estruturação, planejamento, manutenção e controle do número de usuários que navegam nos sites pertencentes a uma empresa. Ele é quem fica responsável por garantir que os meios digitais estejam prospectando pessoas o suficiente para justificar os investimentos nessa mídia.

Para entender com mais propriedade, imagine o campo virtual enquanto uma espécie de cidade: as vias de acesso são o que possibilitam o trânsito de cada pessoa. E, na era da internet, essa mobilidade é denominada como tráfego.

O gerenciamento então busca a aplicação de técnicas que tornam esse fluxo mais expressivo, ampliando o campo de leads, melhorando o posicionamento e aumentando as chances de conversão. Diante disso, existem duas possibilidades de fazer essa atração: com o auxílio da demanda orgânica ou com a aplicação do tráfego pago, que se torna a grande expertise do gestor de tráfego.

Essa é uma das profissões destacadas enquanto possibilidades para o futuro e demonstra um verdadeiro protagonismo no mercado de trabalho e setores de marketing digital. E isso, é claro, vem sendo nutrido ao passo em que as organizações percebem que a conquista e conversão de leads é um dos principais tendências, sendo essencial para a garantia das ações e estratégias seguintes.

Para ler depois: O que faz um gestor e qual o seu papel em uma empresa?

imagem explicando o que é ser um gestor de tráfego e a foto de um homem olhando para o computador
imagem explicando o que é ser um gestor de tráfego e a foto de um homem olhando para o computador

Quais são as funções de um gestor de tráfego?

Dentre as atuações práticas desse cargo, temos todo o campo de conhecimento relacionado ao marketing pago e à compreensão mais aprofundada no levantamento e avaliação de dados, que se traduzem nas seguintes ações:

  • Direcionamento orçamentário entre as mídias pagas de um negócio;
  • Aplicação de análises e estudos para a indicação de palavras-chave que servirão como guia de campanhas específicas;
  • Alinhamento com o cliente sobre as estratégias escolhidas;
  • Avaliação de potenciais fontes de tráfego;
  • Participação e supervisão no desempenho das campanhas de marketing digital;
  • Elaboração de relatórios e documentações de compilação dos dados e números alcançados.

E para executar essas funções de maneira eficiente e com qualidade, é importante buscar sempre melhorar sua performance. Para aprender mais sobre o assunto, confira o texto “Como fazer uma gestão de alta performance?“, pois separamos dicas imperdíveis para você!

Quais são as áreas em que um gestor de tráfego pode atuar?

Qualquer empresa com presença digital ou que tenha como planejamento essa entrada no campo virtual pode se tornar um campo de atuação para um gestor de tráfego. Como exemplos temos desde agências, e-commerces, negócios de pequeno, grande e médio porte, consultorias e mais. Além disso, é possível optar por uma atuação autônoma, prestando serviços pontuais a diferentes setores.

Já como campos de maior concentração e contratação, temos uma divisão baseada conforme o nível de expertise desse profissional, sendo elas:

  • Google Ads – para aqueles que dominam o planejamento e aplicações no maior buscador do mundo;
  • Social Ads – aos que ficam à frente do desenvolvimento redes como Facebook, Tik Tok, LinkedIn e Instagram Ads;
  • Multidisciplinaridade – perfil ainda mais completo de colaborador, pois mostra a capacidade de alinhamento e integração de campanhas nos mais diferentes canais pagos.
infográfico explicando as principais áreas que um gestor de tráfego pode atuar
infográfico explicando as principais áreas que um gestor de tráfego pode atuar

Qual o salário de um gestor de tráfego?

O salário médio para um gestor de tráfego gira em torno de R$ 2.500,00. No entanto, é importante sinalizar que fatores como localização, porte e área de atuação da empresa são alguns dos pontos que influenciam no aumento ou diminuição desses valores.

O nível de especialização e tempo de experiência no mercado também são pontos dominantes, que podem fazer com que essa remuneração atinja de R$ 10.000,00 a R$ 30.000,00 mensais para aqueles com maior tempo de mercado.

E para poder crescer nessa carreira e aumentar ainda mais o valor de seu holerite, é importante desenvolver suas habilidades como líder. Damos dicas sobre esse assunto no conteúdoComo ser um bom gestor? Conheça os passos para se tornar um!“.

O que precisa para ser gestor de tráfego?

Caso esteja interessado, saiba que não existe uma formação exclusiva para quem deseja atuar como gestor de tráfego. O que vemos no cenário atual é um público que, em sua maioria, possui graduação em Publicidade, Marketing e Jornalismo.

Já dentre as hard skills fundamentais para a formação de um bom profissional desse tipo estão:

  • Profundo conhecimento nas plataformas e sistemas de mídias pagas, como o TikTok Ads, Youtube Ads, Facebook Ads, Google Ads;
  • Técnicas de copywriting;
  • Capacidade analítica de identificação e mapeamento da persona e dos serviços e produtos de uma empresa;
  • Cultura data driven;
  • Inbound Marketing;
  • Domínio das ferramentas de marketing digital.

Além disso, a realização de cursos e treinamentos se mostra um dos principais diferenciais para o campo de atuação! Análise SWOT, gestão de resultados e metas, plano de ação SW2H e melhoria contínua despontam enquanto algumas das opções.

infográfico explicativo dos principais requisitos para se tornar um gestor de tráfego
infográfico explicativo dos principais requisitos para se tornar um gestor de tráfego

E é importante lembrar que além de autoridade técnica, é preciso demonstrar aptidões comportamentais como as de capacidade de comunicação, proatividade, criatividade e liderança. Então não deixe de se desenvolver também nessas áreas.

Após todas essas informações, está pronto para investir nessa profissão? Ainda que ela tenha uma história relativamente recente, é preciso lembrar que as inovações e transformações tecnológicas são constantes e impactam diretamente nos aperfeiçoamentos e atuações de um gestor de tráfego.

Acompanhe o blog da Frons e fique por dentro de mais conteúdos como esse. Aproveite para conferir nosso guia de carreira e conheça quem é e o que faz um gestor comercial.

Até a próxima!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.