Dentro do mundo corporativo, sem dúvida alguma, as auditorias são muito importantes para manter a produção da empresa sempre em dia. Afinal, através delas é possível acompanhar os processos e entender os seus principais erros e falhas. Nesse sentido, saber o que é auditoria lean e como fazer auditoria é muito importante.
Com esse conhecimento a gestão pode não apenas solucionar os problemas, mas implementar um sistema de melhoria contínua, no qual o foco é o aumento da produtividade e a redução de desperdícios.
Com base nisso, criamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a auditoria Lean e as melhores maneiras de realizá-la dentro da sua companhia. Não perca tempo e confira como fazer auditoria!
Chamamos de auditoria o processo realizado internamente nas empresas com o objetivo de identificar erros e falhas dentro da companhia.
Comumente, ele é feito de maneira bem sistemática, através de um checklist para auditoria, no qual diversos itens são levados em consideração para que esse método seja bem executado.
Para obter um resultado mais produtivo, a auditoria é realizada por grupos específicos, criados por membros da gestão.
Além disso, a sua duração pode ser maior ou menor, de acordo com o tamanho da empresa e a quantidade de processos internos. Por fim, a auditoria também pode ser realizada com objetivos específicos, bem como em setores pré-determinados.
A auditoria Lean com toda a certeza é uma das mais utilizadas dentro das empresas. Afinal, esse consagrado sistema de produção é o mais usado ao redor do mundo, principalmente dentro das grandes companhias. Com ele é possível reduzir os desperdícios, aumentar a produtividade e até mesmo elevar o lucro da organização.
Nesse sentido, a auditoria Lean trabalha visando trazer para as empresas a análise dos processos, focando sempre na aplicação total dos conceitos da metodologia.
Ou seja, identificar se a performance da empresa está de acordo com os pilares do lean e apontar o que pode ser melhorado, para torná-la ainda mais eficaz e efetiva, principalmente na questão da produtividade e da otimização dos processos.
Como você pode perceber, a auditoria é de extrema importância para manter a performance das empresas sempre lá no alto.
No entanto, para aplicá-la é necessário seguir uma série de passos, visando realizar o projeto com a maior qualidade possível. Nesse sentido, antes de saber como fazer auditoria, confira o que é preciso providenciar para o sucesso do projeto:
O checklist para auditoria pode ser uma excelente ferramenta para quem precisa realizar esse processo dentro da empresa, mas não possui muita experiência com o assunto.
Através dele é possível anotar tudo que é necessário observar, analisar e acompanhar, para não esquecer de nenhum item importante durante a realização desse procedimento.
No entanto, é necessário saber montar um checklist adequado. Caso contrário, ao invés de ajudar essa ferramenta pode atrapalhar o processo, já que fará com que pontos importantes sejam deixados de lado.
Nesse sentido, antes montar checklist para auditoria, preste atenção nos seguintes fatores:
Agora que você já entendeu a importância da auditoria Lean e recebeu algumas dicas para montar um checklist efetivo, é chegado o momento de entender como fazer auditoria na prática.
Mesmo que esse processo pareça bastante moroso, ele é, na verdade, bem rápido quando realizado corretamente.
Para isso, no entanto, é necessário contar com a colaboração de todos os líderes, gestores e funcionários da empresa. Com isso, todas as portas dos setores ficarão abertas para receber a equipe de auditoria.
Portanto, confira abaixo os principais passos de como fazer uma auditoria lean de qualidade:
E aí, o que achou dessas dicas de como fazer auditoria? Foram úteis para a sua gestão? Se sim, continue acompanhando o nosso blog e descubra os melhores conteúdos sobre o mundo corporativo e que farão a sua performance na empresa se tornar um verdadeiro sucesso!
Estamos em constante evolução estratégica e tecnológica no mercado de trabalho. Sabendo disso, quais são…
A otimização de tempo é uma das coisas mais importantes no mundo corporativo, afinal, a…
O overdelivery é uma estratégia de marketing que vem se consolidando cada vez mais no…
Você sabe o que é um gap? Muito provavelmente já deve ter ouvido esse termo…
Se tornar um bom líder não é uma tarefa fácil, muitas pessoas acham que é…
Com conhecimento técnico e experiência comprovada, esse especialista é capaz de analisar diversas etapas de…