Qualidade

FMEA de produto: como fazer e aumentar a confiabilidade

O FMEA de produto é um método passo a passo para identificar todas as falhas possíveis em um processo de fabricação ou montagem de um produto — de um automóvel até um novo remédio.

A análise através desse método é importante para garantir que o produto seja o mais confiável possível e que ganhe espaço no mercado.

Além disso, uma análise FMEA dá mais segurança a todo processo de fabricação, pois a medida que se identifica falhas em potencial, é possível desenvolver ações que minimizem seus efeitos.

Por isso, o método não é apenas uma planilha complexa de Excel. É uma forma estratégica de uma marca se estabelecer no mercado com credibilidade.

Continue lendo e entenda mais sobre FMEA de produto, como fazer, os benefícios e como se capacitar para executar esse tipo de análise. 

O que é o método FMEA de produto?

A sigla FMEA vem do inglês ‘Failure Mode and Effect Analysis’ que significa Análise de Modos e Efeitos da Falha.

Dessa forma, o FMEA de produto é um método capaz de analisar e identificar os possíveis modos e efeitos de falhas de um produto, desde sua produção até a chegada ao cliente. 

É uma fonte importante de dados que são conhecimentos históricos e informações pertinentes dos profissionais envolvidos.

Cada etapa analisada dá atenção especial às especificações do produto para que nenhum erro escape e fique sem uma ação para corrigi-lo.

Os engenheiros e outros profissionais que se dedicam ao estudo da melhoria contínua aprendem sobre FMEA quando estudam a base da metodologia Lean Six Sigma.

Confira no vídeo abaixo uma aula do curso White Belt da Frons e confira as explicações do nosso expert Carlos Sander:

Como fazer um FMEA de produto

Fazer um FMEA de produto não é uma tarefa simples. É preciso entender bem o processo para monitorar os dados com atenção e preencher a planilha corretamente.

A base dos registros é feita de forma padrão no Excel, configurando as informações necessárias em colunas para permitir o monitoramento ágil e facilitar a interpretação.

Para criar sua planilha inclua os seguintes campos:

1. Etapa do processo

É a fase da produção que está sendo analisada no FMEA de produto. Deixa claro o que está sendo alvo da análise e sua importância no processo. 

2. Modo de falha

São listados os principais erros que podem acontecem ou acontecem durante a etapa que está sendo analisada. Também podem ser analisados aqui erros que podem acontecer com o cliente.

3. Efeito potencial da falha

O estudo do FMEA de produto segue com a análise dos efeitos que cada falha registrada no item anterior gera como consequência — tanto para a produção, eficiência do produto quanto para a satisfação/experiência do cliente.

4. Grau de severidade

Para organizar esses efeitos é adicionado um número de 1 a 10 para o grau de severidade do problema, ou seja, se são erros “simples” ou mais complexos que possam gerar riscos na segurança, eficiência do produto, etc. 

5. Causas potenciais da falha

E não basta apenas apontar a falha, é fundamental para o FMEA de produto que se aponte as causas, ou seja, o que gera o modo de falha identificado no item #2.

6. Ocorrências

Também é feito o registro do número de vezes que as causas identificadas acontecem durante a análise.

7. Controles atuais

Em seguida, é registrado o que já existe de processo para prevenção e detecção das causas das falhas. Se não houver um procedimento também é registrado.

8. Detecção

É a etapa do FMEA de produto que atribui uma probabilidade de detecção por controle de processo das falhas. A escala é numérica e varia de 1 a 10.

9. Nível de Priorização de Risco (NPR)

É um índice obtido através da multiplicação da severidade x ocorrência x detecção. A escala varia de 1 a 1.000. Este indicador é fundamental para trabalhar as modificações necessárias no produto. 

10. Ações recomendadas

Nesta etapa do FMEA de produto são descritas ações para evitar as falhas, bem como o responsável por cada uma das melhorias.

11. Resultados da ação

Por fim, também são registrados os resultados com as ações definidas.

Exemplo de tabela de FMEA.

Faça download da planilha acima para aplicar e registrar os dados do FMEA de produto de forma organizada.

Como utilizar FMEA: critérios de aplicação

O FMEA de produto pode ser utilizado em quatro situações:

  1. Na introdução de novos produtos: para garantir que ele esteja dentro de um escopo minimizado de falhas ou quase nenhuma, se possível;
  2. Alteração significativa em um produto: alterar alguma etapa do processo do produto para melhores resultados;
  3. Existência de problemas de qualidade no processo de um produto: análise aprofundada dos modelos de efeito de falha;
  4. Desenvolvimento ou mudança de fornecedores: sabendo o FMEA de produto do fornecedor, é possível escolher o mais qualificado para atendê-lo

Saiba mais sobre os critérios de aplicação do FMEA no vídeo abaixo: 

Impacta da aplicação do FMEA nas empresas 

O FMEA é particularmente impactante no retorno financeiro, pois visa reduzir e eliminar as falhas desenvolvendo procedimentos para lidar com os riscos.

Além dos impactos operacionais e financeiros, os ganhos motivacionais e de trabalho em equipe também acontecem devido a interação e desenvolvimento em equipe para elaboração do FMEA.

Benefícios do FMEA

Os principais benefícios de realizar um FMEA de produto são: 

  • Realizar um processo produtivo com maior qualidade;
  • Trabalhar com maior confiabilidade e segurança;
  • Trabalhar com menor curso e menos avarias;
  • Diminuir a probabilidade de falhas nos produtos e processos.

Gostou de saber mais sobre FMEA de produto?

Esse método pode agregar muito no processo de criação dos seus produtos e em reformulações importantes, evitando recalls e perigos para os clientes.

Se o seu objetivo é se especializar nessa área de análise, inscreva-se no curso online de FMEA – Failure Mode and Effect Analysis da Frons. 

Para aprofundar sua jornada de estudo da melhoria contínua, comece também o treinamento White Belt – Lean Six Sigma Online. Aproveite a inscrição gratuita e capacite-se!

Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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