Ser gestor de uma equipe ou departamento consiste em lidar com desafios, prazos e, principalmente, pessoas. Para fazer com que os projetos decolem e atinjam os resultados esperados, é preciso motivar o seu time e fazer com que todos trabalhem juntos atrás de um objetivo em comum.
O feedback é um dos recursos utilizados na gestão de alta performance. Muito além de relatar falhas, ele é essencial para o desenvolvimento dos seus colaboradores, a fim de alcançar um time mais organizado, competente e com um melhor fluxo de comunicação.
Por isso, neste material, você vai entender o que é feedback, quais são os tipos e a sua importância no ambiente corporativo, além de conferir algumas dicas para dar bons feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. Continue a leitura!
O feedback realizado no ambiente interno é uma avaliação de desempenho feita com todos os colaboradores, incluindo os líderes e gestores. Ela considera a performance do profissional, os seus objetivos de carreira e as expectativas da organização em relação a ele.
Portanto, é um recurso que não se limita a apontar falhas, mas proporcionar um espaço de alinhamento de expectativas e crescimento profissional e pessoal para a sua equipe.
O segredo para um bom feedback é seguir um método que seja eficiente e esteja de acordo com a cultura organizacional da sua empresa. Alguns ambientes permitem apenas uma avaliação formal, enquanto outros possibilitam modelos mais flexíveis.
Para entender um pouco melhor sobre os modelos, a Frons apresenta 7 tipos de feedback. Confira:
Esse modelo reconhece e elogia atitudes, comportamentos ou atividades que tiveram um impacto positivo nos resultados ou na equipe. Ele serve para manter o colaborador motivado e o incentiva a continuar por esse caminho.
Exemplo de feedback positivo:
“Você fez um ótimo trabalho na apresentação hoje! Sua clareza e entusiasmo tornaram o conteúdo muito envolvente. Continue assim, sua contribuição é valiosa para a equipe!”
É um tipo de feedback que deve ser feito com cuidado. Afinal de contas, será conversado sobre algo que não deu certo e que precisa ser melhorado.
Ele pode partir de uma notificação sobre atraso recorrente, uma atividade que não foi feita da maneira adequada ou, até mesmo, em relação ao comportamento inadequado com seus colegas.
Exemplo de feedback negativo:
“Percebi que ocorreram atrasos nas suas últimas tarefas. É importante mantermos o cronograma para garantir a eficiência da equipe. Por favor, revise os seus prazos e me avise sobre qualquer dificuldade para podermos oferecer suporte no que for necessário.”
Você pode se interessar pelo nosso post – Como melhorar a liderança e a produtividade de uma equipe.
Esse é um modelo que, além de apresentar algo que não funcionou, apresenta soluções e caminhos para ajudar o colaborador a melhorar e atingir as expectativas da gestão. Nele, o foco deve ser em como fazer com que o funcionário se desenvolva.
Exemplo de feedback construtivo:
“Notei que em algumas reuniões você tende a interromper os colegas enquanto estão falando. Seria benéfico para a equipe se você pudesse praticar uma escuta mais atenta e aguardar sua vez para contribuir. Isso vai garantir que todos tenham a oportunidade de expressar as suas ideias completamente.”
Para garantir uma boa relação entre os membros da equipe, o feedback pessoal surge para conversar sobre o comportamento social do colaborador diante das suas responsabilidades e convivência com o time. Ele é importante para garantir um clima organizacional saudável e evitar conflitos.
Exemplo de feedback pessoal:
“Notei, em alguns momentos, que você parece um pouco resistente a receber feedback construtivo. Melhorar a abertura para sugestões e estar disposto a considerar diferentes perspectivas pode fortalecer ainda mais nosso trabalho em equipe.”
Você pode se interessar no nosso conteúdo de cultura do feedback: o que é, técnicas e exemplos.
O feedback SCI segue três etapas: Situação, Comportamento e Impacto. É um método que pode ser usado tanto para avaliações positivas quanto para as negativas. Para isso, se organize para a reunião de 1:1 e apresente:
Com essa espécie de roteiro, você consegue proporcionar um feedback mais completo para o profissional ter uma visão mais clara dos acontecimentos e do seu impacto nas atividades e relações da equipe.
Exemplo de feedback SCI:
“Na última reunião (situação), observei que você interrompeu diversas vezes os colegas que estavam falando (comportamento). Isso acabou diminuindo a participação dos membros e prolongou a discussão (impacto). Seria ótimo se pudéssemos garantir que todos tenham a chance de contribuir igualmente.”
A fim de buscar diferentes pontos de vista para avaliar a atuação de um profissional, a avaliação 360 graus se utiliza de feedbacks de colaborador para colaborador, gestor para colaborador e colaborador sobre seu próprio desempenho.
Esse é um tipo de feedback que não agrega em nada, é uma avaliação sem propósito. A pessoa que organizou o one-on-one não se baseia em informações concretas e a conversa em nada contribui para o colaborador.
Saber reconhecer e avaliar os erros e os acertos da equipe é uma característica essencial de um bom líder. Por isso, os feedbacks são importantes, já que possibilitam ter um acompanhamento próximo das dificuldades e buscar estratégias de melhoria.
Além disso, também é uma forma de melhorar a relação das lideranças e gestores com os colaboradores, proporcionando um clima organizacional mais agradável e saudável. Dessa maneira, a empresa ajuda a desenvolver e qualificar os seus profissionais, enquanto eles se tornam cada vez melhores em suas atividades.
Para você se aprimorar ainda mais e liderar pessoas a desenvolverem as características necessárias para atingirem resultados, a partir dos seus feedbacks, invista no curso de Gestão de Alta Performance da Frons. A certificação te apresenta os insumos para gerenciar uma equipe mais motivada e competente.
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