A Lean Construction é uma metodologia que tem revolucionado a construção civil, trazendo princípios de eficiência e redução de desperdício presentes em outros métodos para as obras.

Criada sobre os princípios da produção enxuta, a abordagem é centrada na colaboração e busca a integração do pessoal, a utilização intensiva do planejamento, um fluxo de trabalho sem interrupções até o cronograma, aspectos controlados e a melhoria contínua de processos.

A utilização de técnicas ajuda a implementar as estratégias Lean na construção, como mapeamento do fluxo de valor, gerenciamento visual, integração de equipes multidisciplinares e programação last planner. Isso ajuda não apenas na melhora da eficiência operacional de uma empresa, mas também prepara o setor para um futuro sustentável.

Quer saber mais sobre a Lean Construction? Então, continue rolando a página e confira como a metodologia pode transformar os seus projetos.

O que é Lean Construction?

Basicamente, o método da Lean Construction — na tradução direta para o português, Construção Enxuta — é uma forma de otimizar a construção de edifícios, casas e diversos outros tipos de estrutura, visando tornar todo o processo mais eficiente, rápido e econômico.

Essa ideia vem de outra abordagem que já falamos sobre aqui no blog, a Lean Manufacturing, que foi desenvolvida nas fábricas da Toyota. Dessa forma, o principal objetivo é eliminar tudo aquilo que não agrega valor ao resultado do projeto, por exemplo, uma compra de materiais em excesso ou trabalhos desnecessários.

O que é Lean Construction?

Com isso, a técnica foca em alguns pontos:

  • Foco no cliente;
  • Melhoria contínua;
  • Trabalho em equipe;
  • Eliminação de desperdícios;
  • Planejamento eficiente;
  • Respeito por todos os envolvidos no projeto.

Podemos comparar a aplicação do Lean Construction com a limpeza da sua casa. Ao limpar a sua residência, você tira aquilo que não precisa mais, organiza as coisas importantes e que deseja manter, e por fim, encontra uma forma de sempre manter aquilo tudo organizado e funcionando corretamente.

Por que o Lean Construction é importante para as construtoras?

Ao adotar a metodologia, as construtoras ganham um diferencial competitivo em relação às suas concorrentes, além de trazer mais sustentabilidade para a sua operação. Com os princípios do Lean Construction, elas conseguem reduzir os desperdícios de materiais, tempo e recursos humanos.

Assim, é possível notar uma grande economia nos custos com toda a construção, garantindo uma margem de lucro maior e permitindo que as construtoras adotem preços mais competitivos, sem ter que reduzir a sua qualidade de entrega.

O Lean também é muito importante para trazer uma melhora na eficiência operacional das construtoras, tornando os planejamentos mais detalhados e as execuções de projetos melhor coordenadas. Dessa forma, elas conseguem garantir a entrega dentro do prazo ou, até mesmo antes, deixando os clientes mais satisfeitos.

Outro ponto importante é a melhoria na qualidade dos projetos. Ao focar na eliminação de processos que não agregam valor e na otimização do trabalho em equipe, o Lean Construction assegura que cada etapa do projeto seja executada com o máximo cuidado e atenção aos detalhes.

Por que o Lean Construction é importante para as construtoras?

5 princípios do Lean Construction e como aplicá-los

Os cinco princípios fundamentais do Lean Construction são conceitos que orientam a metodologia para maximizar valor e minimizar desperdícios. Eles ajudam a transformar o processo de construção, tornando-o mais eficiente. Confira a seguir cada um deles e como aplicá-los na prática:

1. Definir valor para o cliente

O primeiro passo é descobrir quais são as expectativas do cliente em relação ao projeto. É muito importante encontrar essa definição antes de tudo, pois o valor do seu projeto sempre será determinado pela perspectiva do contratante e as atividades devem contribuir para agregar ainda mais a esse valor.

Com isso, você deve focar nos pontos que realmente importam e que vão fazer diferença no resultado final, garantindo que a entrega atenda as expectativas do cliente.

2. Mapear o fluxo de valor

Depois de defini-lo, é hora de mapear as tarefas que serão necessárias para alcançar esse valor definido pelo cliente. Nesse momento, você deve identificar o que é importante e remover tudo aquilo que não for agregar ao projeto final.

Por isso, examine cada etapa do processo de construção para encontrar oportunidades de melhoria, gaps e remover os desperdícios. A ideia aqui é criar um fluxo de trabalho ou workflow que seja eficiente e contínuo, a fim de garantir o máximo de valor para o contratante.

3. Criando o fluxo

Depois que as atividades que não agregam valor são eliminadas, o foco gira em torno de garantir que as atividades restantes fluam suavemente, sem paradas ou atrasos.

Isso pode envolver a reorganização de tarefas, a melhoria da comunicação entre as equipes e a implementação de sistemas para garantir que o trabalho prossiga sem problemas. O objetivo pode ser evitar atrasos e ter todo o trabalho em movimento constante e previsível.

4. Estabelecer um Sistema Pull (Fechado)

Ao invés de programar o projeto pensando no longo prazo, levando a uma superprodução e geração de estoque, a metodologia utiliza o sistema pull ou fechado.

A demanda real, como sua base, significaria que as atividades são iniciadas apenas quando os recursos são necessários e consumidos como tal. Isso ajuda a reduzir o excesso de material e os tempos de espera, o que significa que o processo se torna mais responsivo e adaptável às mudanças.

5. Buscar a perfeição

O princípio final é a busca contínua pela perfeição, onde se busca melhoria e excelência no produto ou serviço da organização. Isso envolve a avaliação contínua do desempenho, conhecendo as áreas onde a melhoria é necessária e a implementação de soluções inovadoras.

Assim, este desenvolvimento recomenda uma cultura de feedback e aprendizado contínuo na qual todos estão envolvidos para procurar maneiras de trabalhar de forma mais inteligente e eficaz.

5 Princípios do Lean Construction

Adotando o Lean Construction em sua empresa, você não apenas otimiza seus processos e reduz desperdícios, mas também se alinha melhor às necessidades dos clientes, garantindo a entrega de projetos com maior valor agregado.

E como vimos, essa metodologia é baseada no Lean Manufacturing, outra técnica muito eficiente na otimização de processos. Aqui em nosso blog, temos um conteúdo com as melhores ferramentas utilizadas no Lean Manufacturing que será muito útil na aplicação das metodologias.

Conheça mais detalhes sobre Poka Yoke, Kaizen, VSM, entre outros instrumentos que vão te ajudar na organização de processos. Acesse e confira!

Curso de Lean 100% Gratuito
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.