Quais são os melhores cursos de engenharia do Brasil? Segundo o ranking da consultoria britânica Quacquarelli Symonds, de 2018, a melhor IES na área de engenharia e tecnologia é a Universidade de São Paulo (USP).

O Ranking Universitário Folha, feito pelo jornal Folha de S. Paulo, também indica a USP como a melhor faculdade de Engenharia Civil do Brasil. E não para por aí. A Universidade de São Paulo também ocupa a primeira posição como melhor faculdade de Engenharia Elétrica e Mecânica, pelo mesmo Ranking, que analisa todas as 196 universidades do país, reunindo dados de instituições como:

  • Censo do Ensino Superior Inep – MEC;
  • Enade;
  • SciELO;
  • CNPq;
  • Datafolha;
  • Fundações estaduais de fomento à ciência;
  • Capes;
  • Inpi;
  • Web of Science.

Você pode estar se perguntando porque não usamos a lista do Enade para indicar os melhores cursos de engenharia do Brasil. A resposta é simples: algumas faculdades do Brasil não participam do Enade, entre elas a própria USP e a UNICAMP.

É por isso que nossa busca por quais são as melhores engenharias do Brasil tentou uma forma mais abrangente de análise, para indicar para você as melhores opções para sua formação.

Melhores cursos de Engenharia do Brasil

Como você já deve saber, existem vários tipos de engenharia. Da Naval à Engenharia de Minas. Da Ambiental até a Eletrônica e de Telecomunicações.

Antes de procurar saber quais os melhores cursos de engenharia do Brasil é preciso definir qual especialidade ou ramo da Engenharia se alinha mais à sua vocação. Para te ajudar nessa busca indicamos a leitura de dois artigos:

É preciso ter em mente, entretanto, que você não deve escolher a engenharia apenas pelo salário que ela pode te proporcionar. É preciso gostar da área e ter afinidade com a carreira, afinal, independente de qual for a sua escolha, para ser um engenheiro de sucesso você precisará dedicar muito tempo da sua vida.

Então, vamos lá! A seguir, listamos as 6 melhores engenharias do Brasil, divididas em 6 áreas:

  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia de Controle e Automação;
  • Engenharia de Produção.

Mas antes, nada melhor que compreender como está o mercado atual da Engenharia no cenário atual. Devemos ficar otimistas? Pessimistas? Confira no vídeo!

Melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil

Como adiantamos, acima, segundo o Ranking Universitário Folha, a melhor faculdade de Engenharia Civil do Brasil, é a USP. Além da tradicional universidade, outra renomada instituição do estado de São Paulo também aparece na lista, ocupando o 4º lugar: a Unicamp.

Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os outros estados que ocupam as 5 primeiras posições entre as melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil. Abaixo o TOP 5 do ranking:

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  4. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É importante destacar que o curso de engenharia civil do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, é o mais bem avaliado do Brasil, de acordo, unicamente com os dados do MEC. Entretanto, por sua posição como instituto, não entra na pesquisa da Folha.

Acesse o ranking completo com todas as faculdades de Engenharia Civil.

Melhores faculdades de Engenharia Elétrica

Pode parecer que copiamos a lista de cima, mas a verdade é que as mesmas instituições que se destacam como as melhores da Engenharia Civil no Brasil, também são as melhores faculdades de Engenharia Elétrica, mudando apenas a ordem de algumas delas.

A UNICAMP passa a ocupar o segundo lugar dentro da área de Elétrica e a USP se manter como líder nacional. Confira o ranking abaixo:

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Acesse o ranking completo com todas as faculdades de Engenharia Elétrica.

Melhores faculdades de Engenharia Mecânica

Uma estreante deste artigo aparece na lista das melhores faculdades de Engenharia Mecânica: a Universidade Federal de Santa Catarina, em 4º lugar.

Além dela, velhas conhecidas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro se mantém entre as melhores engenharias do Brasil:

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  4. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Acesse o ranking completo com todas as faculdades de Engenharia Mecânica.

Outras áreas da Engenharia no Brasil

São muitos os tipos de engenharias, por isso, fica inviável fazer uma lista com os melhores cursos de todas as engenharias do Brasil. Dessa forma, se você não tem planos de cursar  Engenharia Civil, Elétrica ou Mecânica, acesse a lista completa no site do Ranking Universitário Folha 2018 e confira as melhores engenharias de outras áreas, como Produção, Engenharia Química e Controle e Automação.

Faculdades particulares de Engenharia

Você deve ter percebido que as universidades que apareceram ao longo do nosso artigo são, todas, instituições públicas.

Ao contrário do que você possa imaginar, o ranking da Folha de S. Paulo também considera as faculdades particulares em seu levantamento, e muitas delas estão entre os 10 melhores cursos de Engenharia do Brasil. Entretanto, como acontece em outras áreas de formação, as universidades públicas ainda concentram grande parte dos melhores corpos docentes, bem como um maior fomento a pesquisa, o que as mantém entre as melhores do Brasil.

Pensando em você, que quer tentar uma vaga em uma faculdade particular, reunimos as 3 melhores faculdades particulares dentro das engenharias:

  • Civil;
  • Elétrica;
  • Mecânica;

Engenharia Civil

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – 12º lugar geral
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) – 13º lugar geral
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)- 19º lugar geral

Engenharia Elétrica

  • Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI) – 14º lugar geral
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – 16º lugar geral
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)- 18º lugar geral

Engenharia Mecânica

  • Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI) – 10º lugar geral
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – 14º lugar geral
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)- 15º lugar geral

Leia também: [GUIA] 5 dicas para recolocação profissional de engenheiros

O seu lugar no mercado de trabalho

Para ser um engenheiro de sucesso, além da graduação, você deverá se manter em constante capacitação,  aprendendo novos métodos e dominando novas ferramentas que vão melhorar a execução do seu trabalho.

Para isso conte com a Frons, somos uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça a lista completa de cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.