Quais os tipos de engenharia? A resposta para essa pergunta dá uma lista grande de possibilidades para seguir carreira. Não é atoa que os tipos de engenharia são tão concorridos no vestibular das universidades em todo o Brasil.

Os alunos com boas habilidades em cálculos, análise de dados, pensamento dinâmico, familiaridade com novas tecnologias podem encontrar uma boa oportunidade na área.

Hoje, o mercado emprega profissionais tanto em áreas conhecidas e tradicionais como a Engenharia Civil quanto em novos campos como a Engenharia de Nanotecnologia.

Vai prestar vestibular pela primeira vez ou encarar uma segunda graduação para turbinar o currículo?

Continue lendo o post e conheça quais os tipos de engenharia nos quais você pode se graduar e trabalhar, aproveitando os desafios de cada setor.

[LISTA] Quais os tipos de engenharia?

quais-areas-engenharia

1. Engenharia Mecânica

O perfil de engenheiro Mecânico é um dos mais procurados no mercado, pois esse profissional transita pelos outros tipos da área.

Desde a indústria automobilística, passando pela produção de maquinário até a análise de estruturas, a mecânica e seus sistemas estão presentes.

É uma das graduações mais dinâmicas ao listar quais os tipos de engenharia e que também incentiva os alunos a buscar inovações, através de soluções inteligentes.

A união da Engenharia Mecânica com a Elétrica deu origem ao curso de Engenharia Mecatrônica que também é bastante disputado. 

2. Engenharia Civil

Entre quais os tipos de engenharia, ousamos dizer que a Engenharia Civil é responsável pelas grandes inovações que marcaram o desenvolvimento mundial. 

As cidades, rodovias e linhas férreas são todas “filhas” da construção civil, cada dia mais sustentável e com soluções inovadoras. 

Os profissionais da área empregam suas habilidades que vão além de fazer cálculos corretos e também desenvolvem projetos mais eficientes e inteligentes, prolongando a vida útil das obras. 

Por ser uma área tão tradicional, os alunos conseguem se destacar ainda na faculdade, aproveitando as oportunidades de estágio. 

3. Engenharia Elétrica

Um carro, um avião e até um navio funciona com base em circuitos elétricos e os engenheiros dessa área se espalham por vários setores do mercado.

Entre quais os tipos de engenharia, a Engenharia Elétrica também contribui muito na evolução e criação de sistema mais poderosos e que aproveitam melhor os recursos existentes.

Seja para trabalhar em fábricas ou com a criação de equipamentos especiais, um diploma na área abre muitas portas na carreira.

A criatividade é outra característica positiva dos engenheiros elétricos que precisam pensar diferente para inovar nas soluções e impulsionar o mercado.

4. Engenharia Química

Dificilmente um remédio, cosmético ou produto de uso doméstico chega às prateleiras dos supermercados sem passar pela análise de um Engenheiro Químico. 

As fórmulas dos produtos são avaliadas para garantir que a composição vai atender aos propósitos objetivados e também que não vai causar nenhum dano à saúde dos usuários.

Se você se destaca nas matérias exatas como física, química e matemática e também tem interesse em estudar a ação dos elementos e suas variações, essa pode ser sua praia.

Depois da graduação, é possível se especializar em setores específicos como conservação de alimentos, por exemplo, dentre outros pelos quais você se interessar.   

5. Engenharia de Gestão

Nem só de técnica vive a nossa lista de quais os tipos de engenharia. Aliada às competências operacionais também estão as habilidades de gerenciamento.

É aqui que entra a Engenharia de Gestão, um curso voltado para o aprendizado das práticas que ajudam a gerir empresas da área de engenharia e suas equipes.

Definir processos, dividir equipes, evitar desperdícios, entre outros fatores, contribuem para um ambiente organizacional mais eficiente.

Se você tem um perfil conciliador e analítico, pode trabalhar em diversas empresas otimizando suas práticas de gestão e alavancando resultados.   

6. Engenharia de Petróleo

A extração de petróleo é uma tarefa que exige mão de obra especializada e os engenheiros de petróleo são os principais personagens dessa função.

São eles que colocam em práticas as técnicas de exploração, extração e refinamento do petróleo e gás natural para serem utilizados em diversos setores. 

Da produção de combustíveis até roupas e calçados, os derivados do petróleo estão presentes, fazendo do “ouro negro” um dos recursos mais valorizados atualmente. 

No Brasil, depois da descoberta do Pré-Sal, a Engenharia de Petróleo ganhou ainda mais evidência, pois a reserva encontrada em nosso litoral é uma das maiores do mundo. 

7. Engenharia de Nanotecnologia

Uma das áreas mais atuais da nossa lista de quais os tipos de engenharia é a Engenharia de Nanotecnologia. 

Se você não sabe o que significa o termo Nanotecnologia é a área que trabalha na criação de soluções em escala nanométrica, ou seja, com dimensões MUITO pequenas como átomos. 

Assim, como a Revolução Industrial revolucionou o mundo e o comércio mundial, a Nanotecnologia é uma área promissora com alto grau de especialidade que pode empregar profissionais em vários setores. 

8. Engenharia Aeroespacial

A corrida espacial está mais ativa do que nunca e cada vez mais os países investem na construção de naves, satélites e foguetes mais resistentes para operações pelo universo. 

Se o seu olho sempre brilhou com os filmes sobre o espaço na Sessão da Tarde e você sempre quis saber como as naves funcionavam, a Engenharia Aeroespacial é o curso para se especializar nesse assunto.

Ao citar essa área lembramos automaticamente da NASA e dos EUA, mas também existem cursos de Engenharia Aeroespacial no Brasil. 

9. Engenharia da Computação

Outro área para conhecer quais os tipos de engenharia em alta é a Engenharia da Computação. Com a digitalização acontecendo cada vez mais rápido, o desenvolvimento de hardwares e softwares de processamento de dados, inteligência artificial e big data estão bastante requisitados.

Quem tem facilidade com a área de Ciências Exatas pode se dar bem nessa área. Já que o conhecimento específico é o que permite a criação de ferramentas de automação e controle com objetivos operacionais e também de desenvolvimento de processos.

10. Engenharia Agrícola

A Engenharia Agrícola é a área responsável por criar, implementar e gerenciar os processos eficazes para melhorar as técnicas de produção e o uso dos maquinários.

Dessa forma, o engenheiro estuda o ambiente ao redor e o solo para produção para implementar estratégias de colheita, seleção e armazenamento mais eficientes, sem esgotar o potencial do solo. 

A parte elétrica e de irrigação no meio rural também são projetos dos quais o engenheiro agrícola participa.

11. Engenharia Ambiental

A sustentabilidade tem sido um tópico importante nas últimas décadas. O desenvolvimento econômico que põe em risco o meio ambiente tem sido cada vez mais questionado. 

Por isso, a Engenharia Ambiental está entre quais os tipos de engenharia você deve conhecer. 

Os profissionais da área conduzem Estudos de Impactos Ambientais, aliando novas soluções de preservação a tecnologia que permite usar os recursos naturais sem esgotá-los.

Além disso, também trabalham em ações de recuperação de áreas degradadas. Os principais países referência nesse campo da engenharia são Alemanha e França.

Quais dos tipos de engenharia mais combina com você?

Seja para a primeira ou segunda graduação, se a sua paixão é a Engenharia existem várias áreas nas quais você pode se capacitar ou se especializar. 

Na segunda temporada do nosso podcast Business Break, discutimos os ‘O que esperar da engenharia?‘ no episódio #013. Dê o play abaixo para ouvir:

Para aprender novas ferramentas e melhorar a execução do trabalho, conheça nossos cursos online de especialização e treinamento.

Leia o post ‘7 vantagens de estudar à distância e melhorar sua capacitação profissional’ e aproveite melhor um curso EAD.

Conheça a lista completa de cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.