Para uma empresa conseguir manter seu lugar de destaque e relevância no mercado, é necessário que busque realizar a adoção de estratégias de desenvolvimento e aprimoramento. Nesse sentido, o benchmarking se apresenta enquanto uma ferramenta agregadora, que se fundamenta na análise da performance da concorrência e de pontos que podem ser incorporados ao seu negócio.
Então, se deseja conhecer mais a fundo essa técnica, seus benefícios, fases de implantação e como realizá-la de maneira prática e assertiva, continue a leitura desse post!
O benchmarking é uma ferramenta de gestão de qualidade de negócios que se utiliza de uma análise dos principais concorrentes de seu empreendimento. Esse conceito tem como objetivo a identificação de metodologias e aprimoramentos que possam ser incorporados ao seu negócio, para torná-lo mais competitivo e relevante perante o mercado e seus consumidores.
Busque visualizar o seguinte cenário: você está à frente de uma loja de roupas e vem coletando um baixo desempenho há alguns meses, quando descobre que um concorrente, em uma localização próxima à sua, vem apresentando excelentes números e desempenho.
O comportamento natural é o de buscar entender quais ofertas estão sendo realizadas e de que forma esse público está sendo atingido de maneira tão assertiva.
Com isso, o benchmarking surge enquanto uma qualificação e especialização desse padrão, possibilitando que você compreenda e aperfeiçoe, de forma contínua e por meio de comparações, as práticas e produções de empreendimentos tidos como referência.
É importante sinalizar que essa ferramenta não significa a perda da singularidade e diferencial do seu negócio. Na verdade, ela possibilita o encorajamento e estabelecimento de constantes possibilidades de aprimoramento, permitindo que se visualize o potencial de competitividade!
Com um mercado cada vez mais inovador, a adoção de técnicas como o benchmarking possibilita o acolhimento de práticas que resultem em diversos benefícios. Veja a seguir:
Confira ainda: Ferramentas de gestão mais utilizadas para otimizar a rotina e os processos da empresa.
O benchmarking envolve a construção e aplicação de 5 etapas determinantes e fundamentais para seu sucesso. Conheça:
Nessa fase, a sua organização precisa determinar quais práticas e empresas serão utilizadas enquanto referência, bem como de que forma ocorrerá o recolhimento desses dados. É essencial que esses objetivos sejam bem estruturados, pois serão norteadores de todo o seu desempenho.
As informações coletadas precisam ser compreendidas de maneira assertiva e orientada. Elas irão compor o parâmetro geral que o levará a compreender se de fato existe uma diferença entre as práticas, o que está levando seus concorrentes ao destaque e de que forma esse conhecimento poderá ser implementado ao seu negócio.
Momento de compartilhar entre seus gestores e demais colaboradores quais são as estratégias adotadas e de que forma ocorrerá a integração dos aspectos observados. É uma excelente oportunidade de contar com o apoio e engajamento desses profissionais, para que compreendam o porquê e possíveis benefícios dessa adesão.
Hora de transformar na prática as possibilidades apreendidas e de tirar do papel todo o aspecto teórico desta análise e planejamento. É importante também que sejam construídos mecanismos de monitoramento e avaliação constante desse desempenho, para conseguir entender se de fato atingiram o seu objetivo.
Essa etapa será experienciada após o pleno desenvolvimento das práticas estabelecidas, fortalecendo o benchmarking enquanto uma técnica definitiva e indispensável para a condução da sua organização.
Leia também: Indicadores de qualidade – 7 principais para ter em sua empresa.
Você pode estar se perguntando se este é um modelo único e se há variações nas possibilidades dessa estratégia de análise da concorrência. Existem 4 tipos principais dessa ferramenta, que podem ser utilizadas conforme a sua necessidade e estruturação. Veja:
Na prática, a possibilidade de execução dessa estratégia pode ser mais simples do que se imagina, desde que ocorra uma compreensão qualificada de suas necessidades e das técnicas a serem adotadas.
Inicialmente, deve haver a identificação de qual demanda ou prática pode ser melhor elaborada. A partir disso, uma minuciosa seleção de dados a serem utilizados para a comparação. O próximo passo é encontrar as oportunidades e técnicas que irão de fato amparar o reconhecimento das práticas adotadas por outros serviços.
Um exemplo prático pode ser a participação em congressos, comunidades, encontros e fóruns da área, onde você conseguirá estabelecer uma rede de contato direto com os principais profissionais, bem como das soluções e tendências adotadas pelo mercado.
A adoção de mentorias é também uma das possibilidades de estabelecer uma relação com pessoas de destaque, dispostas a compartilhar cases de sucesso e perspectivas de atuação.
Mas um dos pontos mais importantes para se atentar ao longo dessa vivência é a compreensão de que nem todas as ideias e oportunidades poderão ser ajustadas ao seu negócio. Não descaracterize seu empreendimento ao implementar recursos que não agregam valor ao seu propósito de negócio. Portanto, saiba selecionar de forma otimizada o que deve ou não ser adaptado e implementado.
Esperamos que você tenha conseguido compreender a relevância e impacto da adoção da prática do benchmarking para o fortalecimento e manutenção do crescimento da sua empresa. Aproveite para conferir nosso post sobre análise de resultados e exemplos práticos de como fazer.
Continue acompanhando o nosso blog para estar por dentro das principais informações da área e mantenha-se sempre a um passo à frente. Até o próximo post!
Estamos em constante evolução estratégica e tecnológica no mercado de trabalho. Sabendo disso, quais são…
A otimização de tempo é uma das coisas mais importantes no mundo corporativo, afinal, a…
O overdelivery é uma estratégia de marketing que vem se consolidando cada vez mais no…
Você sabe o que é um gap? Muito provavelmente já deve ter ouvido esse termo…
Se tornar um bom líder não é uma tarefa fácil, muitas pessoas acham que é…
Com conhecimento técnico e experiência comprovada, esse especialista é capaz de analisar diversas etapas de…