O sonho de toda empresa é ser eficiente, organizada e flexível, não é mesmo? E tudo isso é possível por meio da Business Agility! O termo se refere a um conjunto de comportamentos, capacidades e padrões de trabalho que permitem que um negócio conquiste seus objetivos com resiliência, liberdade e agilidade.
Mas por que o Business Agility é tão importante para o sucesso de uma empresa? No post de hoje vamos te explicar um pouco mais sobre essa estratégia, confira!
Business Agility, em tradução livre para o português, significa Agilidade do Negócio. É uma metodologia focada na estruturação de uma empresa para ser mais ágil, ter maior flexibilidade, menor custo operacional tanto para satisfazer os objetivos organizacionais quanto para agradar seus clientes.
Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que querem continuar crescendo precisam se adaptar às mudanças recorrentes de forma rápida e eficiente. Para entender melhor, vamos relembrar um pouco do cenário comercial durante a pandemia do Coronavírus.
De uma hora para outra, diversos comércios tiveram que fechar as suas portas. Com isso, a venda de forma online foi o que sustentou o mercado. As empresas que sobreviveram foram aquelas que conseguiram se adaptar à nova realidade e ajustar seus recursos.
O conceito de Business Agility surgiu a partir da metodologia ágil, que consiste em conduzir uma empresa de maneira rápida e com baixo custo. A princípio foi implementada no mercado de software para enfrentar os desafios encontrados pelos desenvolvedores.
Apple, Amazon, Facebook, Google e Microsoft são exemplos de empresas que utilizam o método. Mais tarde, após a comprovação da eficiência da estratégia, o Business Agility foi evoluindo e teve seu uso expandido para outras áreas.
O Business Agility se estrutura em quatro pilares fundamentais, são eles: foco, alinhamento, cultura e objetivos.
Os princípios de agilidade devem ser aplicados com base nos resultados que se deseja obter, pensando na melhoria contínua. Para isso, foque nas prioridades do seu negócio e identifique os problemas que são recorrentes.
Todos os setores da empresa precisam se integrar e agir em conjunto. É importante que os funcionários da área de marketing, TI, jurídico, vendas, financeiro, departamento financeiro e demais áreas estejam alinhados no propósito da estratégia traçada.
As pessoas são peças-chave para a mudança organizacional. Não tem como deixar os processos de uma empresa ágil sem haver uma transformação da atitude e pensamentos dos funcionários que façam a empresa funcionar.
O “estar ágil” deve evoluir até o “ser ágil”, isso precisa estar muito claro no objetivo da empresa. Somente desta forma, as mudanças implementadas surtirão efeito ao nível organizacional.
O Business Agility é importante principalmente para auxiliar os negócios a se estruturarem frente às mudanças externas e internas do mercado. A tecnologia, questões sociais e econômicas são fatores que podem gerar diversos desafios, oportunidades ou dificuldades no meio.
As empresas que são ágeis, saem na frente e sofrem menos impactos com as mudanças. Além disso, estão sempre preparadas para atender seus clientes e entendem a real necessidade do seu público.
Confira o post: Entenda como funciona os frameworks ágeis e quais são eles
Agora que você já entendeu a importância do Business Agility, veja como começar a implementar a metodologia na sua empresa:
Você já ouviu falar que a pressa é inimiga da perfeição? Pois é! Durante uma crise ou mudança, as empresas devem estar preparadas para agir com rapidez.
Isso, às vezes, pode significar uma perda na qualidade ou na previsibilidade dos processos internos. Mas priorize sempre a velocidade para não perder as oportunidades do momento.
Traçar estratégias faz parte da gestão de uma empresa. Elas são planejadas para seguirem uma ordem cronológica e, muitas vezes, são estruturadas por um longo tempo.
Mas lembre-se que elas podem não se adaptar às mudanças que estão ocorrendo na realidade e quando encontrar dificuldades, faça um novo planejamento!
Ao evoluir algum processo na empresa, lembre-se que nem todos estarão preparados para a novidade. O ideal é diversificar e adaptar a nova mudança aos seus funcionários e clientes.
Na maioria das empresas, é usado o sistema de hierarquia, onde um cargo mais alto lidera sobre os outros. Mas este cenário deixa o sistema da empresa fraco, pois se o ponto mais alto ficar vulnerável toda a equipe será prejudicada.
O ideal é estimular o empoderamento dos funcionários e criar uma base sólida para enfrentar os desafios.
As culturas organizacionais que toleram mais as falhas, conseguem ser mais ágeis do aquelas que criticam os erros. Lembre-se: todo o erro é uma oportunidade de aprendizado!
Não deixe o sentimento de culpa atrapalhar as oportunidades de negócio.
É muito difícil prever as mudanças do mercado e quais serão os momentos de crise. A dica é criar recursos que sejam fáceis de se ajustar conforme a necessidade.
E aí você acha que a sua empresa está pronta para se tornar mais ágil? Se você quer continuar aprendendo mais sobre metodologias para promover a melhoria do seu negócio confira o post Scrum Master e Product Owner: aprenda o que são e quais os seus papéis.
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