Como melhorar minha empresa?

Essa pergunta não sai da sua cabeça?

Calma! Só o fato de se perguntar como melhorar uma empresa já é um indicativo de que você está buscando uma saída, decidiu agir e reverter a situação.

Neste post, vamos mostrar para você como melhorar uma empresa adotando 5 providências simples.

Você vai ver que fazer seu negócio prosperar é uma questão de análise, planejamento e ação!

Como melhorar uma empresa: 5 dicas que funcionam

Prepare-se para saber a resposta da pergunta: – Como melhorar minha empresa?

Lembre-se: não é possível administrar um negócio com base no “achismo” ou na intuição. É por isso que o primeiro passo rumo à melhoria da empresa é estudá-la profundamente.

1- Diagnóstico da situação atual

Não tem como melhorar uma empresa sem entender o que está acontecendo.

Faça uma análise detalhada da situação financeira, quanto tem disponível e como anda seu fluxo de caixa.

Analise suas vendas e seu plano de marketing e também faça uma avaliação do desempenho dos funcionários.

Verifique com andam os processos produtivos ou de prestação de serviços, se está havendo desperdícios, atrasos ou erros.

Enfim, faça um diagnóstico empresarial completo e descubra as forças e fraquezas de seu negócio.

Só assim você poderá planejar uma estratégia de como melhorar uma empresa baseado em fatos.

2- Planejamento estratégico

Todo empresário já ouviu falar nele, mas a maioria está cheio de perguntas sobre planejamento estratégico que ainda não encontrou respostas.

Entenda que o planejamento estratégico nada mais é que descobrir a melhor forma de usar suas forças hoje para aproveitar as oportunidades que o futuro está trazendo.

Planejar não trata de definir o que fazer amanhã, mas definir o que fazer hoje para que o futuro seja exatamente como você deseja.

Depois de ter feito o diagnóstico, será bem mais fácil usar suas forças e tratar de readequar suas fraquezas para aproveitar as oportunidades e superar as ameaças.

Selecionamos, a seguir, algumas formas de como melhorar sua empresa, a partir de um planejamento estratégico.

3- Redução de custos

Você detectou que custos altos são uma fraqueza e seu negócio?

Realmente, reduzir custos é uma excelente forma de como melhorar o setor financeiro da empresa e, consequentemente, a empresa como um todo.

Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Terceirize atividades não estratégicas de seu negócio;
  • Incentive o home office e diminua custos de energia, transporte e até aluguel de salas;
  • Use a economia colaborativa, sites como o GetNinjas, onde você encontra profissionais que prestam serviços de qualidade com preços acessíveis;
  • Negocie descontos com fornecedores;
  • Peça sugestões de melhorias aos colaboradores.

4- Capacitação de colaboradores

Uma força de trabalho desatualizada ou sem condições de usar a tecnologia disponível em seu negócio não poderá ajudar sua empresa a atingir os resultados que você deseja.

Um erro muito comum de alguns empresários é acreditar que o treinamento e a capacitação de colaboradores não são de sua responsabilidade.

Na verdade, cabe a empresa estudar as lacunas na formação de seus funcionários e providenciar o treinamento necessário para que eles possam se desenvolver e desempenhar suas tarefas com a melhor performance possível.

É fundamental montar uma equipe capacitada e reter esses talentos.

Mas de que adianta ter equipes eficientes e preparadas, se elas não tiverem bons líderes?

Não há como melhorar uma empresa sem investir na formação de seus gestores.

Desenvolver um programa de treinamento para liderança é outro ponto que deve fazer parte de suas iniciativas de melhoria do negócio.

5- Utilização de softwares de automação de processos

Se você está imaginando robôs perambulando por sua empresa, esqueça. A automação empresarial e de negócios é outra coisa!

Na verdade, a automação de processos é um procedimento bem mais simples que esse, na maioria dos casos. Processos automatizados são mais precisos, rápidos e, além disso, fornecem dados para verificar se as coisas em sua empresa estão indo na direção certa.

Na verdade, é bem provável que você já use algum software de automação de processos, só que não sabe que ele faz isso.

Vamos ver alguns dos mais usados. Verifique se você já não emprega alguns deles.

    • Disparador de e-mails: envie suas newsletters e outros e-mails com muito mais agilidade
    • CRM: conheça profundamente seus clientes para atender suas necessidades e, além disso, controle a força de vendas
    • Gestão Financeira: tenha acesso a todos os números sobre as finanças de seu negócio na hora que quiser e com precisão total
    • Automação de marketing: envie o conteúdo certo para o cliente certo e tenha muito mais sucesso na captação de leads por e-mail ou em seu blog

Saiba mais sobre as melhores formas de prestar atenção no seu cliente e melhorar os processos no trabalho, no nosso vídeo abaixo:

Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

  • Emissão de notas ficais: use um gerenciador de nota fiscal eletrônica e faça esse processo ser muito mais produtivo e rápido, dando mais tempo a seus colaboradores para se dedicarem a outras tarefas

Ficou claro para você como melhorar uma empresa? Ponha essas dicas em prática. Você verá que com um bom diagnóstico acompanhado de planejamento adequado os resultados logo irão aparecer.

Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.