Você já desejou que houvesse uma maneira de assegurar que o desenvolvimento de novos produtos ou serviços pudesse ser feita de maneira otimizada, garantindo que todas as etapas sejam previamente estruturadas com um alto nível de qualidade?
E se dissermos que existe uma metodologia cujo foco é a obtenção de uma compreensão integral de todas as fases de um lançamento, evitando a necessidade de alocação futura de custos para retrabalho ou aprimoramento do resultado alcançado? Esse é o DFSS, Design for Six Sigma.
Continue a leitura a seguir e compreenda o que é o DFSS, quais suas fases, para que serve esse método e de que maneira conseguir implementá-lo.
O que é Design for Six Sigma?
O Design for Six Sigma é uma metodologia ou sistema que visa a manutenção dos consideráveis níveis de qualidade no planejamento e execução de novos produtos, processos ou serviços, estruturados de forma a certificar o padrão de categoria Six Sigma.
Em oposição ao que é implementado em outras abordagens, o DFSS não possui uma esquematização fixa, possibilitando um alinhamento segundo as necessidades e particularidades do seu negócio. Diante disso, muitos buscam entendê-lo enquanto uma abordagem, dado seu traço de ajuste e flexibilidade.
Dentro da escala Sigma de excelência, o mínimo a ser atingido em sua composição é de 4,5, resultando em um entendimento preciso e objetivo das principais necessidades do consumidor final, que passam a orientar e direcionar todo o processo.
Para que serve o método DFSS?
A metodologia DFSS procura a facilitação da elaboração de uma análise, desenvolvimento e entrega de produtos, a partir da instrumentalização com recursos e ferramentas que possibilitam a elaboração e prosseguimento de resultados que atendem às expectativas dos clientes, fomentando uma redução de custos do projeto sem abdicar da alta qualidade.
Ainda enquanto meta, o Design for Six Sigma busca a incorporação de valor à solução entregue, com o auxílio de inovações e aplicações tecnológicas, fortalecendo a relação com os consumidores e fidelizando essa dinâmica.
Não deixe de conferir: Processos de uma empresa: como criar e melhorar a gestão!
Quais são as cinco fases do DFSS?
Dentre os recursos empregados, a metodologia DMADV desponta como uma das principais. Confira o significado da sigla:
- (D)efinição: o projeto, processo, produto ou serviço é reconhecido, determinado e compreendido;
- (M)edição: as expectativas e necessidades dos consumidores são identificadas e calculadas;
- (A)nálise: novas resoluções e idealizações são exploradas e determinadas;
- (D)elineamento: ensaios e experimentações em menor escala são aplicados. Com o sucesso dessa etapa, passam a ser redimensionados em proporções maiores e específicas;
- (V)erificação: as fases de validação são executadas para a comprovação do lançamento.
1. Definição
Aqui, acontece a estruturação inicial, em que os propósitos são determinados conforme o posicionamento e critérios da organização. É traçada uma justificativa para esse novo planejamento, bem como as expectativas de retorno financeiro, escolha da equipe responsável e perfil de consumidores a ser atingido.
É implementada ainda uma extensa avaliação dos principais concorrentes e das perspectivas de tecnologia disponibilizadas, direcionando à concepção e formulação de cronogramas, detalhamento técnico e demais necessidades avaliadas.
2. Medição
Após a conferência e confirmação dos apontamentos da primeira etapa, é dada a sinalização para início do reconhecimento das carências e demandas do público-alvo.
Também são estudadas como podem ser aplicados os indicadores passíveis de mensuração, para que gestão e colaboradores consigam ponderar e analisar questões qualitativas para o próximo ciclo.
3. Análise
Nessa etapa, você considera novas perspectivas e escolhas que podem atender às normas financeiras, técnicas e organizacionais, sendo identificada a opção que mais se enquadre dentro das chances de aperfeiçoamento.
São traçados os projetos de fornecedores, etapas de produção e ideias de marketing a serem atreladas ao produto.
4. Delineamento
Também identificada como fase de design, aqui o detalhamento é aprofundado ao nível máximo, com a criação de cenários que viabilizem a otimização da entrega, analisando e identificando possíveis entraves e limitações.
Pode se apresentar enquanto um dos períodos mais burocráticos, que demandam um intervalo maior de tempo. Isso porque abarcam também as experimentações e testes para o alcance dos melhores indicadores.
5. Verificação
A apuração e averiguação dos novos serviços ou produtos são colocados à prova, permitindo que comece todo o processo de execução das produções.
É feito ainda um acompanhamento contínuo das performances e ações, para que quaisquer contratempos possam ser contornados e até mesmo sanados.
Quando implementar o Design for Six Sigma (DFSS)?
Dentre as circunstâncias que permitem a aplicação e implementação do Design for Six Sigma estão:
- Quando a organização deseja começar a elaborar um novo processo, produto ou projeto;
- Quando a formação de um lançamento foi iniciada, mas não tem demonstrado bons níveis de satisfação ou não teve todo o seu potencial explorado;
- Quando uma entrega que já está em circulação demonstra não estar mais atendendo as expectativas dos clientes, direcionando para a necessidade de substituição completa.
Quais as diferenças entre DFSS e DMAIC?
O Design for Six Sigma é tido como o aprimoramento da metodologia Seis Sigma e à criação de novos produtos, enquanto o DMAIC (definição, medição, análise, melhoria e controle) é entendido como uma ferramenta mais tradicional, abordada em processos já iniciados. Sendo, portanto, utilizada para o aprimoramento de projetos que já estão em curso, delineando as modificações necessárias.
Outra disparidade entre ambas se deve ao fato de que a DFSS tem uma análise preventiva, enquanto o DMAIC é de atenuação de danos e falhas. E podemos também elencar que:
- Os frutos do DFSS serão colhidos e visualizados a longo prazo, já o DMAIC oferece um retorno em um intervalo menor de tempo;
- A definição, medição, análise, melhoria e controle foca em etapas de produção e confecção. O DFSS, por outro lado, abrange as pesquisas, estruturação de marketing e as fases de design, com uma gestão multiprofissional.
Para ler depois: Projeto DMAIC – passo a passo para aplicação.
Como você decide qual metodologia DFSS usar?
Ainda que a ferramenta DMADV seja amplamente utilizada, existem outras metodologias DFSS que podem ser aplicadas. A escolha pelo recurso que melhor se encaixe aos objetivos e valores do seu negócio pode ser delineada com base nos focos obtidos por cada uma.
- A IDOV, sigla para identificação, design, otimização e validação, por exemplo, busca capturar desde o princípio os desejos do consumidor, sendo o principal guia para toda a sua formulação;
- Já a DMEDI, que significa definição, mensuração, exploração, desenvolvimento e implementação, busca focar nos resultados que tenham mais vantagens competitivas, com ordenações criativas.
O que você deve considerar para utilizar o DFSS?
É preciso considerar que o DFSS tem como foco a prevenção de limitações que possam comprometer a obtenção de qualidade máxima, com o direcionamento assertivo das etapas e otimização de custos e recursos, agregando um valor final mais significativo.
Portanto, se deseja apresentar um resultado com o menor número possível de falhas, desde sua conceituação até o direcionamento ao mercado, o DFSS se mostra enquanto melhor escolha.
A sua aplicação precisa ser desenvolvida por profissionais capacitados, que compreendam as principais métricas e parâmetros de melhoria de projetos. Uma formação em Lean Seis Sigma, por exemplo, é algo que qualifica e capacita gestores a implementarem esses projetos com mais segurança, confiança e competência.
Não deixe de conferir sobre as certificações Seis Sigma e de como elas o preparam para o alcance de máxima eficiência nos processos.
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Até o próximo post!