Uma gestão de equipe eficiente reflete positivamente em todos que envolvem a empresa, desde funcionários até a satisfação do cliente. Trabalhar em um ambiente mais agradável e entregar qualidade são fatores que fazem um negócio crescer.

O RH e os gestores devem alinhar o time desde o processo seletivo, contratando pessoas que se identifiquem com a cultura organizacional e queiram realmente ocupar aquele cargo. Se você quer saber mais sobre os benefícios da gestão de equipe para um negócio e conferir dicas de melhoria, confira o post!

O que é gestão de equipe?

O cuidado com os funcionários é uma tarefa importante para empresas de qualquer setor e porte. Afinal, eles estão envolvidos em todo processo produtivo, sendo parte responsável do sucesso de um negócio.

Por isso, ter um gerenciamento para direcioná-los e motivá-los a atingir seus objetivos é essencial! E é isso que uma gestão de equipe faz. O termo se refere às boas práticas aplicadas pelo líder de um time visando melhorar a produtividade dos seus colaboradores.

Ela compreende desde o monitoramento das tarefas do dia a dia de uma empresa até uma visão mais geral de projetos mais complexos.

Veja também: Sistema de Gestão Integrada: saiba o que é como adotá-lo.

Qual é a importância da gestão de equipes em uma empresa?

A gestão de equipe é importante para todos os setores de uma organização. Com ela, os funcionários conseguem trabalhar de forma mais organizada e cada um sabe sua função e o que precisa fazer. Isso diminui atritos, melhora a interação entre o time e deixa o ambiente de trabalho mais agradável.

Além disso, quando bem planejada, a gestão de equipe colabora com o melhor desempenho dos que fazem parte do time, refletindo em ótimos resultados e no crescimento da empresa.

Benefícios de fazer uma gestão de equipe eficiente

Abaixo listamos alguns benefícios que uma gestão de equipe pode promover em uma empresa, confira:

Aumenta engajamento dos profissionais

Uma comunicação interna bem alinhada e eficiente é sempre um grande desafio nas empresas. Ao implementar uma gestão de equipe esse fator pode melhorar.

Isso porque o gerenciamento visa trazer um objetivo em comum onde cada um sabe qual o seu papel para atingir as metas a curto e longo prazo.

banner horizontal formação gestão de alta performance

Reduz rotatividade de funcionários

A troca de funcionários com frequência não é boa para o ambiente corporativo. São gastos esforços da equipe para treinar o novo integrante, tempo para que ele se adapte ao seu trabalho, além de todo custo financeiro com a contratação e demissão.

Com uma gestão de equipe bem alinhada, o ambiente de trabalho fica mais harmônico, fazendo com que os trabalhadores se sintam melhores exercendo a sua função. Em consequência disso, a taxa de rotatividade, ou seja, a entrada e saída de funcionários, tende a diminuir.

Fortalece a relação do grupo

O gestor de uma equipe é quem irá encontrar os obstáculos que estão atrapalhando a qualidade de entrega dos resultados e a partir disso, deve fazer um plano de ação.

Isso vai desde a simples troca de função de um integrante e até a contratação de um novo funcionário mais capacitado.

Conhecendo as habilidades e capacidades de cada integrante é possível organizar com mais exatidão o fluxo de trabalho e incentivar o desenvolvimento pessoal de cada um para atingir o objetivo em comum.

Maior controle sobre as atividades

Uma jornada de trabalho bem organizada aproxima os gestores de sua equipe e isso auxilia a eliminar ruídos entre a comunicação entre os cargos de diferentes níveis.

Assim, os gestores conseguem acompanhar mais de perto o que está sendo feito na parte operacional e garantir o padrão estabelecido no planejamento.

Melhora a experiência do cliente

A gestão de equipe impacta positivamente todos os setores de uma organização, inclusive a satisfação do cliente. O gestor incentiva o seu time a entregar qualidade e eficiência e isso claramente se reflete no melhor atendimento e fidelização de clientes.

imagem de radar ilustrando algumas dicas sobre gestão de equipe

Dicas para melhorar uma gestão de equipe

Se você ainda não tem uma gestão de equipe ativa na sua empresa ou está pensando em como melhorar essa administração, veja algumas dicas:

1. Estabeleça uma cultura organizacional

A gestão de equipe visa garantir a manutenção dos processos internos de uma empresa. É ideal estabelecer uma cultura organizacional com missão, visão e valores bem definidos.

2. Tenha um processo seletivo assertivo

Isso mesmo, a gestão de equipe começa antes mesmo da contratação de um funcionário. Busque pessoas que estejam alinhadas com a cultura da empresa, que tenham objetivos semelhantes e responsabilidade profissional.

Para isso, tenha um processo seletivo estruturado com entrevistas e práticas para testar o candidato a função da vaga.

3. Tenha um líder com capacidade

Um verdadeiro líder incentiva sua equipe a atingir seu objetivo e a sempre buscar conhecimento e a se desenvolver.

Além dessa habilidade, esse profissional precisa ter equilíbrio emocional para lidar com situações inesperadas, postura para tranquilizar o time quando necessário e ser empenhado o bastante para buscar soluções nos momentos de crise.

4. Invista no endomarketing

Infelizmente, é comum encontrarmos funcionários desmotivados na rotina do trabalho e isso atrapalha, e muito, o desempenho da equipe.

É muito importante a empresa ser reconhecida de forma positiva tanto externamente quanto internamente. As estratégias de endomarketing podem auxiliar e incentivar a motivação, o reconhecimento, formação profissional, dentre outros.

5. Dê feedbacks com frequência

O feedback é para destacar os pontos positivos de um funcionário e ajudá-lo a desenvolver o que for necessário. É uma conversa importante também para a empresa ouvir seus funcionários o que os incomoda na sua rotina profissional e promover melhorias no ambiente.

A gestão de equipe pode ajudar sua empresa a crescer e atingir o sucesso que tanto deseja! Existem algumas metodologias que podem te auxiliar nesse planejamento, veja sobre Supply Chain: entenda o que é e sua importância na gestão de processos.

Se preferir, você pode se aprofundar no tema de Feedbacks com nosso treinamento: Feedback na Gestão de Pessoas

Resolva os conflitos entre equipe de uma vez por todas!

Criamos uma formação específica para que gestores possam desenvolver inúmeras habilidades, dentre elas, a gestão de equipes!

Essa formação foi pensada e desenvolvida exclusivamente para Gestores.

O conteúdo programático da Formação Gestão de Alta Performance é composto de 5 pilares e 15 módulos.

Cada pilar contém 3 módulos. São eles:

Pilar 1 – Redescobrindo a Gestão

  1. Usando a lógica da produção para gerar resultados
  2. Alavancagem gerencial
  3. Lidando com o tempo e com interrupções

Pilar 2 – Liberando tempo para o Estratégico

  1. Acabando com o tabu das reuniões e usando-as como ferramentas gerenciais
  2. Como tomar decisões assertivas
  3. Planejamento: o resultado de hoje é decorrente do que se planejou no passado

Pilar 3 – Criando uma estrutura auto-gerenciável

  1. A necessidade da organização híbrida
  2. Duplo reporte
  3. Modos de controle

Pilar 4 – Trabalhando com pessoas

  1. A teoria da motivação baseada em necessidades
  2. Maturidade aplicada à tarefa e seus impactos na gestão das pessoas
  3. O papel do gestor na avaliação do desempenho

Pilar 5 – Construindo times fortes e culturas

  1. Entrevistas de candidatos e pedidos de desligamentos
  2. Remuneração
  3. Por que o treinamento é trabalho do chefe

É exatamente no pilar “Trabalhando com pessoas” que gerenciamos da maneira adequada os conflitos entre equipe.

banner horizontal formação gestão de alta performance

Continue acompanhando o blog da Frons treinamentos para mais dicas do mundo da gestão de projetos e processos!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.