Os processos e atividades de uma empresa precisam ser cada vez mais eficientes e com baixos custos. Logo, esse é um dos motivos que levaram o Minitab, software de gerenciamento, fazer tanto sucesso entre gestores e líderes. Em uma breve explicação, o software oferece ferramentas de controle de qualidade, planejamento de experimentos e estatísticas em geral. Ou seja, todo o suporte necessário para visualizar e aperfeiçoar processos simples e rotineiros dentro do ambiente de trabalho. A versão mais recente desse programa é o Minitab 19, continue a leitura para entender quais são as novidades desta atualização. Dessa forma, ao final da leitura, será disponibilizado um bônus: guia de instalação do Minitab 19

Minitab 19: tudo sobre a nova atualização

Os usuários que usam corriqueiramente a plataforma para realizar análises de dados devem estar se perguntando, neste momento: o que mudou? 

A primeira novidade é a adaptação do layout, onde todas as funcionalidades ficam mais claras e visíveis. Além disso, agora o Assistente do  Minitab estará disponível para auxiliar na navegação dentro da plataforma. Ou seja, orientando onde se encontra cada um dos recursos disponibilizados e demonstrando possíveis novas funcionalidades desconhecidas pelos usuários. 

Uma das questões que impediam que líderes e gestores pudessem comparar os resultados e desempenho de diferentes meses foi resolvido através do Minitab 19. Um dos novos recursos anunciados permite que haja o agrupamento dos resultados e análises em worksheet. Além disso, essas estatísticas poderão ser nomeadas e classificadas por ordem alfabética. 

Logo, se você tem um worksheet dos processos da sua empresa em uma planilha do Microsoft Office Excel ou dentro do próprio Minitab, é possível realizar a análise comparativa dos dados ali expostos. Por exemplo, de um mês para o outro ou até mesmo de um processo a outro. 

Um ponto interessante e que não poderia ficar de fora desta lista de novidades é a automatização das análises. Há algumas empresas que possuem processos diários. Assim, para acompanhar o seu decorrer, um usuário comum precisaria estar por longas horas dentro da plataforma. Agora, é possível automatizar esse trabalho com acesso fácil à linha de comando. 

A principal promessa dessa atualização é fazer com que todas as ações, independente de qual fase das análises o usuário esteja, possam ser realizadas da forma mais rápida e fácil possível. Criar um worksheet do zero, fazer o upload de planilhas do Microsoft Office Excel ou analisar worksheets que já estão preenchidos com dados. 

Entenda melhor sobre Minitab e seus HACKS no nosso vídeo abaixo.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Minitab 19: tudo que pode ser realizado com essa plataforma

Ainda que os usuários já tenham conhecimento de toda funcionalidade do Minitab e da importância de tê-lo no dia a dia de uma empresa, é sempre relevante mostrar todos os recursos disponíveis. Portanto, aqui vai uma lista de ferramentas que podem ser essenciais para o trabalho dos gestores e líderes perante a toda a equipe de produção:

  • Cálculos, geração de dados e matrizes;
  • Estatísticas;
  • Gráficos;
  • Aprimoramento de qualidade e processo;
  • Manipular dados em worksheets, colunas e linhas;
  • Estatísticas de modelagem;

Assim, o primeiro tópico “Cálculos, geração de dados e matrizes” se refere ao fato da manipulação e formatação de dados que podem ser incluídos ou importados sobre os procedimentos de uma empresa. Por exemplo, tempo de execução, gastos durante a produção, tempo dedicado por cada um dos profissionais realizados e etc.

Já os itens “Estatísticas” e “Gráficos” são ferramentas que permitem as análises serem mais dinâmicas, visuais e comparativas. Uma vez que, com um gráfico o cérebro consegue absorver as informações com maior clareza e objetividade. Há modelos de gráficos pré-montados que podem ser editados pelos usuários. Enquanto as estatísticas incluem informações básicas, sobre tabelas, não paramétricos, testes de equivalência e outros. 

Não há muitas dúvidas sobre o “Aprimoramento de qualidade e processos”, não é mesmo? Uma vez que através de worksheets bem elaborados é possível analisar e tomar decisões sobre equipe, suportes, equipamentos, gastos e qualidade da produção com maior precisão.

No tópico “Manipular dados em worksheets, colunas e linhas” demonstra-se a flexibilidade e autocontrole de que os usuários têm ao criar planilhas, gráficos e métricas que validam dados e resultados dos processos. 

Por fim, “Estatísticas de modelagem” se trata de uma ferramenta de modelagem estatística, que inclui análise de variância, regressão, DOE, confiabilidade, séries temporais e análises multivariadas.

Ficou um pouco mais claro sobre o que é o Minitab 19 e quais são as suas novas atualizações? Agora, é hora do conteúdo bônus! Um guia completo de instalação desse software que pode mudar e otimizar por completo os principais processos realizados em uma empresa. 

Guia de instalação: Minitab 19

Depois da aquisição do software, é hora da instalação. De maneira breve e objetiva, a Frons oferecerá um passo a passo sobre como instalar o Minitab 19 em sua máquina:

  1. Escolha os usuários autorizados

O primeiro passo é a designação do coordenador de Licenças Minitab. Essa pessoa ficará responsável por autorizar os usuários a participar das páginas de multiuso. Além disso, é quem tem o acesso supremo a plataforma. 

Logo, o passo seguinte é escolher os colaboradores autorizados a fazer uso dessa plataforma. O Coordenador poderá dar o acesso a novos colaboradores ao longo do tempo, não somente durante a instalação. 

  1. Determine a configuração de instalação

Desenhado para ser utilizado em equipe, na tentativa de otimizar processos, o Minitab pode ser instalado automaticamente com o acesso a uma rede que os usuários autorizados tenham acesso. Enquanto a outra opção, é que a instalação seja feita manualmente em cada um dos computadores e notebooks. Não há nenhuma mudança em relação ao software, somente a comodidade dos usuários. 

  1. Crie um arquivo de licença

Essa é uma das partes mais importantes da instalação. Caso você escolha a instalação autônoma, saiba que você poderá instalar o software em uma quantidade ilimitada de computadores. Porém, o uso simultâneo somente poderá acontecer com base na quantidade de licenças compradas. Dessa forma, se a instalação ocorreu em 50 computadores, mas foram compradas somente 20 licenças, somente 20 licenças poderão ser utilizadas simultaneamente. Outro detalhe importante, é que a instalação é baseada no MAC do computador ou código. 

Agora, se a instalação ocorrer com base em uma rede ou servidor, o gerenciador de licenças deverá ser instalado diretamente do servidor que possa atender todas as licenças adquiridas. Caso haja mais de um servidor, deverá ser criado um gerenciador de licenças em cada um dos servidores. Para que assim todas as licenças possam ter acesso.

E independente de qual for a forma escolhida, um arquivo de licença deverá ser criado. Portanto, para criar esse arquivo de licença, vá para o link disponível AQUI e realize o login como usuário autorizado. 

  1. Obtenha o Software e realize a instalação 

Portanto, para finalizar, é necessário que além de criar um arquivo de licença, todos os computadores obtenham o software. Para que isso ocorra, acesse esse link AQUI e faça o download Minitab License Manager e o Minitab 19. 

Em sequência, o Gerenciador de Licença do Minitab fará a leitura do arquivo de licença criado. Dessa forma, a instalação deverá ocorrer da forma escolhida: autônoma ou por servidor. 

Agora você já conhece as novidades do Minitab 19 e sabe como instalá-lo corretamente. Assim, caso queira continuar lendo alguns outros artigos sobre gerenciamento de processos e melhoria contínua, aqui tem alguns textos que poderão te ajudar:

De qualquer forma, esperamos que essa leitura tenha sido interessante para você. Continue acompanhando nosso blog, siga-nos no Facebook, LinkedIn, assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Avalie esse post
Author

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.