Alguns projetos atualmente exigem mais esforços, por estarmos conectados em um mundo onde a tecnologia prevalece cada vez mais. Sabendo dessa evolução, surgiu a necessidade de otimizar o tempo e entregar esses projetos cada vez mais rápido, com qualidade igual ou superior. Pensando nessa necessidade, surgiram as metodologias ágeis, que são um conjunto de práticas usadas para execução de demandas de um projeto, pensando propriamente na eficiência, além de ser entregue com agilidade.

Por isso a Frons te mostra com mais detalhes sobre o que são métodos ágeis, os seus tipos e as vantagens que eles podem trazer a sua empresa.

O que é metodologia ágil?

São práticas utilizadas para uma maior agilidade e eficiência aos processos de um projeto. Ou seja, fazer as entregas com qualidade e eficiência que correspondam com os padrões do cliente.

imagem explicando o que é metodologia ágil

Essa foi uma forma encontrada para trazer mais resultados positivos, para que assim, os objetivos estipulados pela empresa sejam alcançados. Algumas empresas ainda podem fazer o uso de alguns métodos tradicionais, porém são compostos por processos longos e que não trazem tanto aprimoramento ao projeto. A metodologia ágil veio para mudar isso.

Saber fazer a análise de suas estratégias é indispensável para qualquer empresa. Confira nosso post onde mostramos exemplos práticos e como fazer análise estratégica.

Tipos de métodos ágeis

Agora que conhecemos um pouco melhor sobre como funciona esses métodos ágeis, quantos deles podem ser aplicados na instituição? Existem vários, mostraremos os mais usados que têm dado resultado.

Mas lembre-se que é preciso avaliar qual o mais adequado para a empresa. Não significa que por dar um efeito positivo nos projetos de uma companhia, que irá surtir o mesmo efeito na sua.

Scrum

Várias empresas utilizam desse método ágil. Ele tem por objetivo ajudar no desenvolvimento e aprimoramento de projetos a curto prazo. Por ser um método popular, muitos podem acabar confundindo como se ele fosse propriamente a metodologia ágil.

Nesse processo é preciso saber os pontos positivos e negativos das equipes presentes em sua empresa e ter para cada integrante um papel bem definido. Na metodologia Scrum a escolha de um líder é fundamental, pois é ele quem irá criar os objetivos e garantir que a empresa consiga fazer a entrega no prazo estipulado.

Lean

Esse método ágil é mais comumente usado em startups e tem como propósito auxiliar em projetos reduzidos e mais objetivos, sem muitas vertentes. Seu foco maior é em eliminar e evitar o desperdício dos projetos estabelecidos em uma empresa. Ou seja, é reduzir o custo e até mesmo na complexidade em um planejamento. Assim, é possível fazer uma entrega com qualidade e agilidade.

Melhorando a performance de trabalho da equipe, o método Lean conta alguns conceitos, que o tornam uma boa metodologia ágil:

  • Fortalecer as equipes;
  • otimizar tempo;
  • entregar com qualidade;
  • evitar o desperdício;
  • tomada de decisões no timming.

Kanban

Com palavra de origem japonesa, essa metodologia ágil tem como objetivo a produção de fluxos, com principal atenção na produtividade. Ele oferece uma visão ampla do projeto proposto pela empresa. Sua aplicação é simples e pode ser adaptada para diversos tipos de empresa, o que fez ganhar notoriedade nos últimos anos.

Um dos principais objetivos do Kanban é buscar a evolução, permitindo uma criação mais visual se tratando de um projeto. E para aplicar esse método, ele conta com três bases: fazer, fazendo e feito.

Conforme as tarefas são evoluídas em uma coluna, ela é passada para a próxima fase. Por exemplo, ela foi finalizada na coluna fazendo, logicamente ela é passada para feito. Muitos podem acabar confundindo essa metodologia com a Just In Time, mas existem muitasdiferenças entre Kaban e Just In Time. Mas o Kanban pode ser usado como suporte do JIT, eles se complementam.

Smart

Método que consiste em estruturar os objetivos de um projeto, garantindo que eles sejam atingidos, da mesma forma que sejam realistas.

A sua sigla, com o significado “esperto”, inclui cinco características primordiais para o planejamento de uma meta. Podemos descrever elas como:

  • S — Specific: Aqui a sua meta deve ser específica e garantir que ela seja o mais objetiva possível, evitando assim riscos desnecessários.
  • M — Measurable: Uma forma de mensurar seus objetivos através de números. Eles são uma ótima maneira de provar como seu processo está se mostrando eficiente.
  • A — Attainable: Aqui suas metas podem e devem criar um sentimento de desafio para as equipes, mas, ao mesmo tempo em que elas são alcançáveis.
  • R — Relevant: Não se cria um objetivo sem que ele seja relevante, por isso ele é necessário garantir resultados positivos ao final de tudo para a empresa.
  • T — Time-Related: Aqui é preciso estipular uma data ou prazo final para a entrega, assim as equipes mantém um foco e maior concentração para a realização do objetivo.
tipos de metodologia ágeis: scrum, lean, kanban e smart

O que fazer antes de aplicar uma metodologia ágil?

Sabendo mais como funciona e o que são métodos ágeis, você precisa analisar qual a melhor opção para sua empresa. Para isso, é necessário avaliar seus pontos positivos e negativos. Uma análise que pode auxiliar nesse momento é a de SWOT, que consiste em Strenghts (forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Como uma forma de identificação, ela serve para ter uma visão mais estratégica sobre a empresa ou para projetos. Dessa maneira, os responsáveis conseguem ter uma maior segurança na hora do planejamento do plano de ação. Aqui você encontra um passo a passo de como aplicar a analise SWOT pessoal.

Agora que sabemos como os principais métodos funcionam, cabe a sua empresa fazer um planejamento antes de qualquer aplicação. Lembre-se que uma metodologia não irá funcionar logo de início. Isso é uma implementação. É preciso uma adaptação, tanto por parte da gestão, como dos colaboradores.

Esperamos que a implementação de uma metodologia ágil possa impactar positivamente para sua empresa. Continue acessando nosso blog para mais informações e nos vemos no próximo post!

imagem de divulgação para o curso de introdução ao scrum
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.