A metodologia Seis Sigma utiliza estatísticas e dados concretos para criar melhorias de processos. Para isso, os profissionais aprendem ferramentas específicas como o Treinamento de Minitab Essentials. Se você ainda não sabe o que é Minitab, este post vai te ajudar a conhecer tudo sobre esse software estatístico.
Utilizando uma série de ferramentas, estratégias e formatos de dados, os profissionais treinados são capazes de:
Todo setor tem um software específico para desenvolver melhor seu trabalho. Designers gráficos usam produtos de software da Adobe, administradores e funcionários do escritório usam o Excel e o Word da Microsoft e os profissionais de Seis Sigma usam o Minitab.
O programa é uma ferramenta essencial na melhoria de processos, tornando-se peça-chave em qualquer programa focado no aprimoramento contínuo.
Entender o que é Minitab e como usá-lo ajuda a criar gráficos ricos e a realizar análises básicas de dados necessários para desenvolver projetos com melhores resultados.
Se você tem dúvidas sobre a aplicação do Seis Sigma usando o Minitab, continue lendo e entenda todo potencial desse software no dia a dia de trabalho.
O Minitab é o programa mais utilizado para realizar análises estatísticas dentro de uma empresa.
Com ele é possível utilizar ferramentas estatísticas de todos os níveis (do básico ao complexo), possibilitando uma ampla gama de interpretações e aplicações.
Empresas que aplicam a melhoria contínua, frequentemente adotam um programa para cálculo estatístico e o Minitab faz parte do dia-a-dia da grande maioria delas.
Transformar números em representações visuais gráficas como o Minitab faz ajuda a fazer análises de maneira mais fácil e a planejar ações de melhoria ou manutenção dentro do negócio.
O Minitab é um programa fácil tanto de aprender quanto de usar e até os profissionais mais novos conseguem aprendê-lo sem grandes dificuldades.
Entenda melhor sobre Minitab e seus HACKS no nosso vídeo abaixo:
1) Janela Sessão (Session): mostra os resultados da análise estatística calculada a partir dos dados inseridos em formato de texto.
2) Janela Planilha (Worksheet): é dividida em linhas, colunas e células, semelhante ao layout inicial do Excel. Nesse espaço são colocados os dados para gerar as análises desejadas.
3) Janela Gráficos: depois de inserir e fazer a organização dos dados em análise, o resultado no formato de gráfico é mostrado em uma janela separada.
4) Janela Relatório: onde ficam armazenados os resultados que podem ser classificados para facilitar o acesso às análises realizadas.
5) Gestor de projetos (Project Manager): fica minimizada abaixo da janela Planilha e pode ser acessada ao longo do desenvolvimento da análise no Minitab.
Existem três tipos de dados que podem ser analisados no Minitab:
Os dados numéricos são alinhados ao lado direito da coluna. É essencialmente usada para cálculos estatísticos.
O texto não pode ser usado para computações ou cálculos. Se a coluna 1 tiver texto, o rótulo da coluna será alterado para CIT.
O Minitab reconhece o formato 3/5/00 como data e 5:30 como hora, mas data e hora são armazenados internamente como números.
O rótulo da coluna pode ser identificado como data e hora inserindo o comando D após o nome da coluna. O Minitab também pode converter automaticamente os tipos de dados.
O Minitab pode fazer as seguintes transformações:
Para fazer as alterações no Minitab, você precisa acessar MANIP> CHANGE DATA > TYPE.
Em seguida, selecione a opção que deseja alterar e preencha a caixa de diálogo para as alterações poderem ser vistas.
Quer entender melhor como coletar os dados que você precisa confiavelmente? Dá uma olhada no que o nosso especialista Master Black Belt Carlos Sander traz sobre o assunto:
Leia também: Os 5 melhores cursos para engenheiros turbinarem seu currículo.
Fazer análises estatísticas é uma função que exige bastante atenção na análise e o Minitab facilita os cálculos e a organização dos dados, automatizando as funções.
Ao investir em um treinamento para aprender a usar o software do Minitab você vai conhecer em detalhes, através de aulas práticas, toda a interface da ferramenta que descrevemos acima.
Além disso também vai aprender como aplicar algumas principais ferramentas estatísticas como Histograma, Gráfico de Controle para que você desenvolver cálculos e dar seus primeiros passos no software.
Outra vantagem de aprender sobre o Minitab é ganhar base para cursar treinamentos mais avançados como Green Belt e Black Belt.
Você está em dúvida se deve usar o Minitab ou Excel nos seus projetos de melhoria contínua? Dá uma olhada na análise do Prof. Carlos Sander. Ela pode ajudar 🙂
Quer entender mais a fundo sobre o que é Minitab? Conheça o Treinamento Minitab Online da Frons e estude sem sair de casa.
A Frons oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado. Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade profissional.
Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.
Profissionais graduados que já possuem experiência na área de gestão ou que ocupam cargos de…
Os profissionais que buscam crescer na carreira frequentemente se deparam com uma dúvida: MBA é…
Imagine um mundo onde os dados contam histórias, ajudam você a tomar decisões melhores e…
Escolher um MBA degree é um passo estratégico para qualquer profissional que busca alavancar a…
No mercado de trabalho atual, quem está sempre em busca de desenvolvimento profissional acaba saindo…
A inteligência artificial (IA) mudou radicalmente como as empresas lidam com dados, otimizam processos e…