Gestão Empresarial

O que faz um gestor e qual o seu papel em uma empresa? Entenda!

A conquista de cargos voltados para a gerência costuma ser um dos principais objetivos profissionais de muitos colaboradores. Mas, você saberia dizer a fundo sobre quais são as expectativas, responsabilidades e papéis ocupados por um gestor? Centralização das tomadas de decisão, supervisão das entregas, processos e projetos estão entre algumas das tarefas presentes nesse dia a dia.

O impacto dessas atribuições faz com que a posição demande de um entendimento contínuo sobre a preparação necessária e obrigatória. E é para te ajudar nessa compreensão que trouxemos um post completo sobre o que é um gestor, qual a sua importância, principais características e modalidades dessa condução. Confira!

O que é um gestor?

O gestor é o profissional qualificado e preparado para estar à frente de uma supervisão geral da condução e manutenção dos projetos e colaboradores de uma organização.

Essa mediação tem como principal objetivo a garantia de direcionamento do negócio, com foco nas metas, valores e propósitos, ao passo em que assegura e fortalece uma melhoria contínua dos colaboradores, performances e entregas.

Ou seja, ele tem um papel centralizador — de cunho estrategista e impulsionador — por possuir uma análise direta e assertiva dos indivíduos e equipes. Isso faz com que a gestão seja uma carreira com alta capacidade de adaptação e adequação, já que precisa se moldar a partir dos setores e nichos de atuação, sendo uma oportunidade bastante visada e desejada por muitos profissionais.

Para ler depois: Tomada de decisão: entenda sua importância para um negócio.

Qual é a função de um gestor?

A principal função de um gestor recai na avaliação abrangente a respeito dos funcionários, equipes, procedimentos e empresa, demandando dele uma atualização constante sobre as necessidades de ação de uma organização. E, dentre alguns dos exemplos destas responsabilidades, podemos indicar:

  • Esquematização e estruturação dos processos e obrigações coletivas e individuais;
  • Delegação das atividades a serem desempenhadas;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Manejo de limitações, conflitos e falhas;
  • Formação e qualificação dos profissionais;
  • Identificação de oportunidades de crescimento e desenvolvimento;
  • Engajamento e encorajamento da equipe;
  • Supervisão da efetivação das atividades;
  • Acompanhamento dos números e entregas;
  • Compartilhamento de feedbacks.

Quais as competências obrigatórias para o cargo de gestão?

Por ter um papel altamente analítico, um gestor necessita de aptidões e conhecimentos específicos para que essa função seja conduzida de forma positiva, respeitosa, democrática e confiante.

E, dentre as competências comportamentais obrigatórias para uma boa gestão, a capacidade de externalizar as habilidades por meio de atitudes pautadas na coerência desponta enquanto uma das principais.

Além disso, destacamos:

  • Postura proativa;
  • Comunicação clara;
  • Inclinação para um trabalho colaborativo e coletivo;
  • Boa coordenação das relações interpessoais;
  • Envolvimento e responsabilidade;
  • Determinação e firmeza na tomada de decisão.
  • Tendência inovadora e criativa.

E ainda que as aptidões técnicas variem conforme o departamento e área de atuação de uma organização, encontramos alguns cursos e treinamentos de hard skills comuns à composição e desenvolvimento de um gestor, sendo eles:

  • Certificação Lean Six Sigma;
  • Feedback na gestão de pessoas;
  • Matriz SWOT para negócios;
  • Gestão de projetos e processos;
  • Gestão de metas e resultados;
  • Inteligência emocional e comunicação;
  • Gestão de mudanças.

Cada um desses temas visa uma formação especializada para gestores com um bom know how de organização, aplicação e acompanhamento da rotina organizacional para a obtenção de melhorias das estruturas, funções e colaboradores.

Quais são os tipos de função de um gestor?

Os tipos e possibilidades de atuação de um gestor são concebidos com base no foco de atuação em um negócio. E para que você consiga visualizar de forma ainda mais específica, elencamos alguns desses papéis e categorias encontradas nas organizações. Confira:

1. Gestão de planejamento

A atribuição da construção de planos é considerada uma das mais desafiadoras para muitos profissionais, pois requer uma inteligência capaz de unir a compreensão da área em uma proposta alinhada com a realidade e recursos da empresa, direcionando para uma documentação completa e bem determinada para a aprovação dos líderes.

Esse planejamento deve ser altamente descritivo e determinado, já que será o principal fio condutor dos desempenhos no período previsto.

2. Gestão de entregas

Essa responsabilidade está voltada para um acompanhamento próximo de prazos e qualidade das entregas, para que o time não seja comprometido com falhas e limitações das ações. E para conseguir uma execução expressiva e positiva, você pode contar com soluções tecnológicas e ferramentas de qualidade que permitam esse controle de datas, tarefas e responsáveis.

Está gostando de conhecer mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o nosso vídeo sobre como implementar indicadores de qualidade na sua organização! (link: https://www.youtube.com/watch?v=Bz3x4YhDKFk&ab_channel=FronsTreinamentos)

3. Gestão de equipe

Uma gestão de equipe bem feita é aquela que prioriza uma proximidade com os colaboradores, trabalhando de forma constante o engajamento, aperfeiçoamento e trabalho em equipe. E para atingir esse intuito, um gestor deve conhecer seus funcionários e os funcionamentos e desafios do departamento, traçando movimentações com capacidade de aprimoramento do clima organizacional e dos relacionamentos.

4. Gestão de resultados

Enquanto gestor, você precisa traduzir e transformar todas as entregas e ações em números e apontar o alcance dos resultados extraídos de cada uma dessas tarefas. Essas produções e relatórios precisam ser facilmente compreendidos e, para isso, é preciso contar com indicadores relevantes e assertivos para a área, garantindo a veracidade e comprovação das atividades.

E a familiaridade com essas taxas não é a única habilidade fundamental, já que você também necessita reconhecer e avaliar quais metodologias, etapas e trabalhadores estão trazendo retornos para a organização, ancorando a tomada de decisão nessas informações.

5. Gestão de pessoas

O coletivo não deve ser a única atenção em um gerenciamento interno. Isso porque, além de acompanhar e supervisionar esse trabalho, um bom gestor deve ser capaz de fortalecer e impulsionar o progresso e evolução de todos os integrantes de sua equipe, gerenciando potenciais e expectativas.

Uma das formas de auxílio nessa questão se concretiza com uma política de feedbacks, proporcionando uma troca constante sobre esses pontos de destaque e áreas de melhoria no desempenho tanto do supervisor quanto do seu subordinado. Além disso, o investimento na capacitação e treinamento organizacional também se mostra como uma saída importante.

6. Gestão de orçamento

Outro exercício fundamental é o de coordenação dos gastos e orçamentos de um setor e, dentro dessa matemática, podem estar inclusos os salários, bonificações, investimentos e recursos necessários.

E para um controle de fato efetivo, você precisa fazer um bom planejamento, previsão e monitoramento dos valores, de modo que a empresa consiga finalizar o orçamento com um saldo positivo e dentro daquilo que foi previamente estabelecido.

Como me tornar um bom gestor?

Caso tenha como meta a conquista deste cargo, deve saber que algumas inclinações e posturas podem ser incorporadas com o auxílio de aperfeiçoamentos técnicos e com uma administração das capacidades de autoconhecimento e produtividade.

Então, antes de qualquer outra prática, saiba que será essencial o investimento em si. Portanto, estabeleça uma boa rede de contatos, participe de capacitações, faça especializações e tenha em mente um olhar de crescimento contínuo.

Além disso, lembre-se que você deve conhecer a organização como ninguém e isso significa buscar uma compreensão de todos os processos, metas, propósitos, valores, posicionamentos e composição do negócio.

Seja meticuloso, organizado e, acima de tudo, lidere a sua postura de gestor com base em exemplos cotidianos. Também é fundamental confiar nos outros profissionais e saber o momento exato de engajar e encorajar talentos ainda não lapidados. Uma visão inovadora também é essencial, principalmente em um mercado tão acelerado.

Acredite no poder dos resultados, tenha um tato especial para lidar com desafios e conflitos e, por fim, aposte em uma gestão transparente, imparcial e capacitada. E se você gostou de entender sobre o papel de gestor e todas as potencialidades em uma empresa, não deixe de conferir o nosso post sobre como fazer um feedback empresarial em 9 etapas práticas.

Acompanhe o blog e até a próxima!

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Carlos Sander

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

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