Imagine o seguinte cenário: você comeu um lanche em uma hamburgueria e adorou o pão, o ponto da carne e o atendimento. Recomendou aos seus amigos, dizendo ser o melhor lanche da cidade. Na outra semana, você sentiu vontade daquele sabor outra vez. Mas a experiência foi totalmente diferente: o hambúrguer estava passado e o atendimento estava lento.

Como você ficaria diante dessa situação? Obviamente frustrado! O que ocorreu foi que o estabelecimento não estabeleceu um padrão de qualidade para seus produtos e atendimento, isso gerou um descontentamento do cliente, que em uma próxima oportunidade vai procurar outro estabelecimento.

Conquistar o mercado e a satisfação dos clientes depende cada vez mais da qualidade oferecida em um produto ou serviço. Mais do que isso, o consumidor espera encontrar o mesmo padrão toda vez que escolher consumir algo. Para se destacar entre seus concorrentes, é preciso estabelecer um padrão de qualidade. Aprenda mais sobre esse assunto no post de hoje!

O que é padronização de qualidade?

Padronização de qualidade é o processo de estabelecer um modelo que visa representar a melhor forma de executar determinada tarefa, visando garantir a segurança dos envolvidos, os custos estabelecidos e as características desejadas de um produto ou serviço.

Os padrões de qualidade são formados por especificações que vão sendo adquiridos com testes e análises e podem diferir em cada área. Porém, existem alguns requisitos estabelecidos por padrões internacionais da ISO que podem ser adotados pela maioria das empresas do país, veja no tópico a seguir.

Confira: Indicadores de qualidade: 7 principais para ter em sua empresa

Padrão de qualidade ISO

O órgão de atuação mundial ISO (International Organization for Standards) é uma organização que estabelece normas e padrões de qualidade. A ISO 9001 foca na melhoria da padronização de processos das empresas visando elevar a qualidade dos produtos.

Isso porque o conceito de qualidade é algo muito relativo, dependendo do contexto e da região. Algo considerado com alta qualidade no Brasil, pode não ser no México, por exemplo.

A ISO 9001:15 trata especificamente dos sistemas de gestão de qualidade que as empresas podem usar como base para desenvolver seus próprios padrões.

O selo ISO significa que as empresas cumpriram as regras estabelecidas. Em algumas áreas, o selo é uma exigência das organizações e órgãos governamentais, em outras, o uso é voluntário, mas faz grande diferença na confiabilidade que a marca passa.

Por que toda empresa deve ter um padrão de qualidade?

imagem com as quatro informações em destaque do porque toda empresa deve ter um padrão de qualidade

As empresas que estabelecem um padrão de qualidade em seus processos só têm a ganhar em vários aspectos, veja alguns deles:

  • Minimizar retrabalhos: ao definir os processos internos que devem ser executados, a equipe já está ciente do que tem que fazer e a forma que é para fazer. Isso evita gastos desnecessários com tempo, tarefas e materiais desnecessários;
  • Estabelecer a identidade da marca: ter um padrão de qualidade auxilia no fortalecimento do nome da empresa. Os consumidores gravam e reconhecem uma marca pelo valor que ela oferece. E um cliente satisfeito é uma das melhores estratégias de marketing;
  • Aumentar seus lucros: ao padronizar processos, você tem como calcular com exatidão o quanto vai gastar e o quanto vai ganhar. Isso é extremamente importante para identificar processos onde se pode reduzir perdas ou aumentar o lucro financeiro;
  • Garantir a confiança e confiabilidade de seus produtos: somente com um padrão estabelecido, você vai poder replicar sua produção sem perder a qualidade do que é oferecido. O cliente deseja que toda vez que ele consuma da sua marca, tenha a mesma experiência, seja ela olfativa, gustativa, afetiva, dependendo da área.

Como implementar um padrão de qualidade em uma empresa?

Definir um padrão de qualidade para uma empresa não é um processo simples, pois depende de diversos fatores. É um trabalho que deve ser feito gradualmente, visando um resultado a longo prazo que será recompensador.

Para te ajudar neste caminho, listamos algumas dicas:

1. Faça um levantamento do que precisa ser melhorado

A primeira coisa que você deve fazer para definir um padrão de qualidade é identificar pontos que precisam de melhoria. Para isso, esteja aberto às críticas!

Converse com os funcionários de todas as etapas e recolha feedback dos clientes. Nada melhor do que analisar a opinião de quem está envolvido na produção e no consumo do seu produto.

2. Elabore um plano de ação

Não deixe que suas ideias de melhoria fiquem só no papel! O plano de ação 5W2H é uma ótima ferramenta de qualidade que auxilia a elaborar ações a serem executadas para garantir que um objetivo seja atingido.

Consiste basicamente de sete perguntas: o que (What?), por que (Why?), onde (Where?), quando (When?), quem (Who?), como (How?), quanto (How much?).

3. Defina um fluxo de trabalho

Para esta etapa, você pode recorrer a ferramentas de gestão de projetos como o método scrum, que organiza os trabalhos por ciclo com duração definida.

É importante que todos da empresa estejam cientes das mudanças, saibam exatamente o que tem que fazer e estejam envolvidos no processo.

4. Atenção aos ajustes

Se tratando de um projeto de padrão de qualidade, pode ser necessário alguns ajustes durante a execução, eles serão imprescindíveis para chegar a um modelo satisfatório.

Mas é importante deixar claro que após implementado o modelo, os erros não podem ocorrer em nenhuma etapa do processo, qualquer coisa diferentemente executada afeta o resultado.

5. Analise os resultados

Ao fim de todo o processo, analise se todo o esforço resultou em mudanças positivas. É importante documentar todas as ações e dados como: tempo, custos, o que foi alcançado, como estava antes, obstáculos encontrados, materiais e recursos utilizados, dentre outras.

E se não deu certo, trace novas estratégias para atingir o padrão de qualidade que deseja. Para manter o padrão de qualidade é preciso ter uma gestão de projetos eficiente. Seja uma empresa em que os clientes confiam!

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.