O mercado de trabalho gera grandes desafios, dentre eles estão a necessidade de organizar equipes de forma eficiente, a procura por destaque em meio a ramos saturados e a urgência de atualizar conhecimentos para melhor aplicá-los na prática.

Por isso, é importante contar com um método de gestão para otimizar projetos e gerar excelentes resultados, como é o caso do Scrum. Pensando nisso, neste post falaremos mais sobre o que é o Scrum e sob quais valores e pilares essa metodologia está fundamentada.

Confira!

O que é Scrum?

Por Scrum, entende-se a metodologia prática e eficiente que auxilia na execução de projetos. Ela acontece da seguinte forma: organiza-se o trabalho solo ou em equipe com ciclos de duração definida (os famosos Sprints).

texto explicativo sobre o que é o método scrum

Cada período é planejado previamente, possibilitando que haja maior foco na hora de executar os afazeres. Consequentemente, torna-se possível obter maior agilidade e êxito na conclusão de metas e na resolução de problemas complexos.

As vantagens, todavia, não param por aí, o Scrum ajuda no desenvolvimento de pessoas mais ágeis e auxilia vários processos como o criativo, o colaborativo, de liderança, de aprendizagem, de organização, entre outros.

Entenda mais do assunto e leia o artigo o que é o Scrum e como aplicá-lo na sua empresa.

Quais os valores do Scrum?

Os valores do Scrum, de acordo com Ken Schwaber e Jeff Sutherland – os fundadores dessa metodologia – são: coragem, foco, comprometimento, respeito e abertura. Agora, vamos entender cada um deles!

1. Coragem

A coragem é elemento essencial para resolver problemas difíceis, tanto sozinho quanto em conjunto. Mais do que isso, é preciso ter coragem para fazer o que deve ser feito, criar, cumprir e medir metas, colocar em prática coisas que jamais foram realizadas antes, reconhecer erros e, sobretudo, assumir responsabilidades.

2. Foco

O foco enquanto mais um dos valores Scrum, diz respeito à concentração no trabalho que deve existir durante os ciclos de Sprint e na conclusão das tarefas traçadas. É imprescindível, ainda, ter dedicação plena não apenas de forma pontual, mas também em metas a longo prazo, como a busca por melhoria pessoal constante.

3. Respeito

Quando você está em um time, respeitar os demais é primordial para promover a boa convivência, a ampla cooperação e propiciar que as obrigações sejam realizadas do modo mais adequado possível.

E falando em grupo, a criação da cultura organizacional e do fortalecimento da equipe também é um componente que merece atenção no Scrum! Já, quando você atua sozinho, respeitar a si mesmo também é indispensável, porque é o meio ideal para equilibrar seus encargos, abraçar a evolução e fortalecer o cumprimento de cada uma das tarefas.

4. Abertura

A abertura de mente, de comunicação e ao trabalho é parte dos valores do Scrum, justamente porque sem ela novas ideias e mudanças não são aceitas! Assim, é fundamental manter-se receptivo a debates, sugestões, opiniões e transformações no ambiente de trabalho.

5. Comprometimento

No Scrum, cada sujeito deve estar engajado com a parte do projeto pela qual ficou responsável, empenhando-se a entregar resultados e a não considerar desistir ou fazer as coisas pela metade. O comprometimento se materializa com a ação em seguir os procedimentos, resolver contratempos e honrar cada um dos demais valores.

imagem com os valores do scrum: abertura, coragem, respeito, foco, comprometimento

Quais os pilares do Scrum?

Os pilares do Scrum são três: transparência, inspeção e adaptação.

1. Transparência

A transparência no Scrum surge como a ferramenta base para que todo aquele que esteja cumprindo as suas funções, o faça com clareza de visão a respeito do processo que está sendo executado.

É necessário que haja conhecimento aliado à compreensão para evitar escolhas desacertadas e prejuízos!

2. Inspeção

Além da transparência, convém que todos os pontos do processo de Scrum sejam examinados constantemente.

Com a fiscalização dos detalhes, é possível reconhecer erros e repará-los o quanto antes, notar a necessidade de melhorias, colocá-las em ação e aprimorar o que já está bom.

Com isso, é perceptível que a inspeção está diretamente ligada às transformações; essas, por sua vez, requerem o próximo e último pilar do Scrum: a adaptação.

3. Adaptação

Ao ser constatada uma demanda de mudança, estar pronto para abraçá-la é o primeiro passo a ser seguido. No entanto, isso apenas acontece com pessoas que se adaptam melhor e mais rapidamente ao novo e ao diferente, praticando a resiliência.

Daí decorre a relevância de unir a transparência, a fiscalização e facilidade de lidar com transições, considerando elementos como coragem, respeito, foco, abertura e comprometimento. O resultado dessa significativa soma é o método Scrum!

E daí, o que achou do conteúdo de hoje? Além dessa metodologia, também existem diversas maneiras de metrificar o trabalho e garantir uma análise de dados a favor das reais necessidades da sua empresa. Quer ficar por dentro?

os 3 pilares do scrum: transparência, inspeção e adaptação

Aprenda sobre outras metodologias de gerenciamento de tempo e tarefa como, o método GTD (getting things done) ou “a arte de fazer acontecer” – conhecido por ser um método prático, simples e que garante ótimos resultados.

banner de divulgação do scrum

Nos vemos no próximo post!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.