Investir em aprimoramento é essencial para profissionais que atuam em cargos de gestão e liderança. É preciso estar atento às tendências e mudanças no mercado de trabalho para oferecer as melhores estratégias e resultados, tanto para a sua equipe quanto para a empresa.

O Master of Business Administration é uma pós-graduação focada no desenvolvimento de capacidades profissionais requisitadas nas mais diversas áreas, entre hard e soft skills para liderança. Entenda o que é MBA, como ele funciona, suas vantagens e aperfeiçoe as suas capacidades profissionais.

O que é MBA?

O MBA se refere, em bom português, a um especialista em administração de negócios. É um grau acadêmico, inicialmente, destinado a administradores e executivos.

Ao longo dos anos, os programas se expandiram, tornando-se interdisciplinares e atraindo formandos de outras áreas, interessados em gestão de empresas e projetos. Com uma abordagem voltada ao mercado de trabalho, capacitam gestores e lideranças a tomarem decisões mais estratégicas.

O primeiro MBA foi criado em 1908, pela Harvard Business School, nos Estados Unidos, e era equivalente a um título de mestrado em administração. No Brasil, ele chegou na década de 90 com caráter de pós-graduação lato sensu, conforme o Ministério da Educação (MEC)¹.

A quem se destina?

Apesar de ser destinado a profissionais das áreas de administração, gestão e finanças, qualquer pessoa com ensino superior completo pode realizar a formação. Focados em proporcionar uma compreensão prática no mercado de trabalho, os estudantes serão contemplados com disciplinas como tecnologia, marketing, análise de negócios e empreendedorismo.

Atualmente, é possível encontrar MBA específicos para áreas como Saúde, Marketing, Tecnologia da Informação, Indústria, Negócios e Gestão.

Por que escolher fazer um MBA?

Existem diversas razões para escolher fazer um MBA e a dedicação à modalidade depende dos seus objetivos profissionais e plano de carreira focado em liderança. Mas, dentre os propósitos mais comuns está que a formação enriquecerá o seu currículo ao certificar que você buscou aprofundar e explorar seus conhecimentos de mercado.

Propósito de fazer um MBA com a imagem de uma mulher concentrada estudando

Aliado a isso, você tem mais recursos para exigir aumento salarial de 20% a 30% e promoção em seu emprego atual — ou então, procurar por vagas em cargos de liderança. Ao desenvolver suas competências analíticas, de gerenciamento e resolução de conflitos, você tem melhores oportunidades de emprego em empresas de pequeno a grande porte.

Outra razão é que o MBA expande a sua rede de contatos profissionais. Você conhecerá professores e colegas especialistas, sendo uma excelente oportunidade para troca de experiências sobre o setor, mercado de trabalho e desenvolvimento na área.

Quais são os tipos de MBA que existem?

As modalidades de MBA são variadas e desenvolvidas para se adaptar à realidade dos estudantes que buscam essa formação, com caráter mais profissional. Elas podem ser divididas em quatro principais:

  • MBA Part-Time: os programas de “meio período” são desenhados para possibilitar a conciliação dos estudos e vida profissional. É a escolha ideal para quem busca flexibilidade e aprendizado após o horário de trabalho;
  • MBA Full-Time: já os MBA em tempo integral são formulados para estudantes que podem se dedicar integralmente à pós-graduação. Em geral, eles têm duração de 6 meses a 1 ano;
  • MBA Executivo: desenvolvido para profissionais mais experientes, o programa aprofunda conceitos mais relacionados às habilidades de liderança, estratégicas e de comunicação;
  • MBA Online: são programas flexíveis que possibilitam o estudo à distância com aulas gravadas, ao vivo e ensino que acompanha a rotina e ritmo de aprendizado do estudante.
os quatro tipos de MBA que existem

Qual é a diferença do MBA para outras pós-graduações?

O MBA é uma pós-graduação lato sensu, semelhante a especializações, certificados e outras classificações. O que a diferencia das demais é o seu foco em profissionais já experientes em gestão, que buscam aperfeiçoamento.

De maneira geral, os programas de MBA ultrapassam a carga horária mínima obrigatória, definida pelo MEC, de 360 horas/aula. Ao final do curso, o estudante receberá um certificado, não um diploma, como ocorre em cursos de stricto sensu, como mestrado e doutorado.

principal diferença entre um mba e outras pós-graduações

Leia também: Como fazer uma gestão de alta performance? Veja 5 dicas.

Quanto tempo dura um MBA?

A duração de um MBA varia conforme a instituição de ensino e a modalidade da especialização (online, integral, etc.). Mas a maioria dos programas tem duração média de 2 a 3 anos.

Como os programas se estruturam?

As matrizes curriculares são diferentes a depender da área explorada no MBA, da instituição de ensino e da abordagem metodológica. De maneira geral, os programas vão estruturar a sua grade focando no desenvolvimento profissional para cargos de gestão.

Os módulos se dedicam em aperfeiçoar as competências essenciais para a liderança, como gestão de pessoas e recursos, organização, planejamento estratégico, tomada de decisões inteligentes, resolução de conflitos e comunicação assertiva. Algumas disciplinas obrigatórias podem estar relacionadas a finanças, marketing e negócios.

Agora que você descobriu o que é MBA e quais as suas vantagens para a sua carreira, está na hora de escolher o programa que melhor atenda aos seus objetivos profissionais. Aqui na Frons, você encontra esses e outros conteúdos, cursos e workshops que te auxiliarão no desenvolvimento de hard e soft skills para se destacar no mercado de trabalho.


FONTE:

[1] BRASIL. Resolução CNE/ CES n.º 1, de 6 de abril de 2018 — Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei n.º 9.394/1996, e dá outras providências. MEC: Brasília – DF, 2018.

banner de divulgação do mba da frons educação
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.