Toda ação dentro de uma empresa deve ser norteada por, pelo menos, um objetivo, incluindo os projetos que são executados pelas equipes do negócio. Entretanto, como definir metas de um projeto?

Um novo projeto que está começando a ser implementado na empresa pode representar um grande desafio para as equipes envolvidas e saber onde se quer chegar com ele pode ajudar a guiar alguns passos desse trabalho.

Mas, afinal, como definir os objetivos de um projeto?

O que deve ser priorizado para que a implementação tenha sucesso? Qual é a melhor forma de definir as etapas de execução?

Neste artigo, vamos explicar:

  • o que são metas de um projeto;
  • diferença entre os objetivos e as metas;
  • como fazer metas de um projeto e mais.

Confira!

Metas e objetivos: qual é a diferença?

Antes de pensarmos em como escrever metas de um projeto, é preciso entender qual é a diferença entre um objetivo e uma meta.

É certo que toda empresa precisa ter objetivos definidos para direcionar os esforços de trabalho, mas o problema é que não são todas as organizações que conseguem definir esses pontos de forma correta, ou seja, que conseguem criar objetivos alcançáveis.

Em linhas gerais, existem os objetivos estratégicos e os objetivos táticos – sendo que esse último também é conhecido como “meta”.

Os objetivos estratégicos são responsáveis por apontar, de forma ampla e direta, aquilo que a empresa deseja alcançar.

Na maior parte das vezes, é preciso que toda a equipe esteja plenamente envolvida e disposta a colocar planos de ação em prática

Na vida pessoal, os objetivos aparecem nas mais diversas formas, como:

  • desejo de cursar uma nova faculdade;
  • começar um hobby;
  • iniciar uma atividade física, entre outros.

No caso das empresas, podemos considerar como objetivos:

  • a implantação de um novo sistema;
  • um novo software;
  • o desenvolvimento de um projeto dentro de um prazo específico, e muito mais.

Perceba que, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, os objetivos são claros e bem definidos.

Já as metas são um pouco mais restritas, uma vez que são tarefas específicas para alcançar os objetivos.

Elas costumam estar relacionadas a apenas um setor ou colaborador, sempre de forma individual.

É importante deixar claro que isso não significa que as metas são alheias aos objetivos estratégicos da empresa, tanto que podem até ajudar a alcançá-los. Por isso, as metas devem envolver a empresa de forma completa.

Por exemplo, um gestor quer que a empresa torne-se mais conhecida no mercado. Isso é um objetivo.

As metas serão as ações necessárias para que isso aconteça. Entre os exemplos de metas de um projeto podemos citar:

  • o investimento em campanhas de marketing;
  • análise da resposta do público;
  • coleta de feedback. 

O que são as metas de um projeto?

Para definir as metas de um projeto, é muito comum utilizar o sistema S.M.A.R.T.

Trata-se de uma metodologia que indica que as metas devem ser:

  • específicas;
  • mensuráveis;
  • alcançáveis;
  • relevantes;
  • com um prazo determinado.

Leia mais em: Como definir objetivos e metas: técnica SMART e 6 dicas essenciais

metas de um projeto

Outra opção de ferramenta que pode ajudar sua empresa a definir as metas de um projeto é o 5W2H. Ela indica:

  • o que deve ser feito;
  • porquê;
  • onde;
  • quando;
  • por quem;
  • como;
  • qual será o custo de tudo isso.

Como fazer metas de um projeto: 4 etapas

Para começarmos a falarmos sobre esse tópico nossa indicação é que você ouça ao podcast a seguir.

1. Saiba onde quer chegar

Agora, continuando, antes de definir as metas de um projeto da empresa, é essencial responder algumas perguntas, como:

  • “onde a empresa pode chegar”;
  • “o que poderia ser alcançado com mais facilidade pela nossa equipe, mas ainda não conseguimos alcançar?”, entre outras.

Esses questionamentos serão respondidos com as metas, mas lembre-se que eles devem ser alcançáveis e realizáveis dentro da realidade da empresa.

Imagine que uma empresa tem uma faturamento definido no mês de março. Se um gestor quiser aumentar esse faturamento, dificilmente ele irá desejar que o lucro seja nove ou dez vezes maior no mês seguinte, pois isso é algo completamente fora das possibilidades da empresa. Por outro lado, desejar um crescimento de 10% ao mês é muito mais razoável e realista

2. Crie um projeto para alcançar o objetivo

Depois, será necessário estruturar um projeto para alcançar o objetivo em questão.

Esse momento costuma ser caótico para o gestor responsável, uma vez que ele deverá planejar e organizar cada ação para que consiga prever e planejar o que fazer em possíveis situações de risco.

Aliás, são raros os casos em que projetos de complexos negócios conseguem ser realizados sem a devida organização. 

3. Gerencie os riscos

É preciso ter em mente que os projetos sempre terão risco, mas nada de desanimar!

Embora a chance do fracasso parcial ou total do projeto exista, ela deve ser encarada como mais um desafio a ser resolvido. Por isso, os gestores envolvidos devem se manter firmes e confiantes no propósito, mantendo o foco sempre naquilo que é necessário para que a empresa alcance o objetivo.

Com muita dedicação, persistência e resiliência no time, o caminho será bem mais fácil de ser percorrido. 

Leia também: 6 ferramentas de gerenciamento de riscos para controle de projetos

4. Envolva sua equipe

Para que tudo o que foi planejado aconteça, é essencial que todos os membros da equipe estejam plenamente comprometidos com a realização das metas de um projeto.

Cada um deve cumprir sua parte e observar como os colegas estão se saindo, para dar ajuda se for necessário.

Este é o momento para a equipe se mostrar unida e colaborativa entre si para que o sucesso seja alcançado nos negócios. 

Por que definir os objetivos e metas de um projeto?

Não importa a área de atuação, é certo que todas as empresas irão precisar definir objetivos e metas de um projeto em algum momento.

São eles que irão acelerar o desenvolvimento e a inovação da empresa nos serviços que são prestados.

É por meio da realização das metas e dos objetivos que torna-se possível inovar e trazer as melhores soluções para o público. 

Para isso, é essencial que os gestores tenham em mente aquilo que a empresa deverá alcançar e como isso pode ser feito, sempre buscando metas e objetivos que sejam realistas e alcançáveis dentro da realidade da empresa.

Caso os projetos ainda tenham objetivos vagos demais, vale a pena investir mais tempo e atenção neles para evitar que ocorram falhas no processo. 

Esteja pronto para gerenciar projetos

Para conseguir, não apenas definir as metas de um projeto, mas executar o plano de ação e melhorar os resultados da empresa, é fundamental que gestores e demais profissionais envolvidos dominem técnicas de gestão, como as citadas ao longo deste artigo.

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.