Realizar o treinamento de equipes de forma constante e eficiente é, sem dúvidas, uma prática que contribui para alcançar times de alta performance.

Capacitar os colaboradores garante que eles estejam mais atualizados e contribuam de forma alavancar a eficiência da empresa. Além disso, essa estratégia tem diversos outros benefícios, tanto para as pessoas, como para a organização.

Quer saber quais são os tipos, como e quem escolher para realizar os treinamentos? Continue a leitura que a Frons te mostra!

Tipos de treinamentos para equipe

O treinamento de equipes são cursos feitos pela empresa em que o objetivo é aprimorar os conhecimentos, habilidades e atitudes do colaborador.

Veja também: O que é treinamento corporativo? Quais os tipos? Como montar?

Quando bem realizado, tem um rápido resultado, já que o profissional se torna automaticamente mais engajado com a organização.

De maneira geral, há três tipos de treinamentos organizacionais: comportamental, técnico e de habilidades. Confira com detalhes cada um deles.

Comportamental

Estes são os treinamentos de equipe com foco no comportamento do colaborador. Aqui são abordados temas como inteligência emocional, relacionamento entre equipes e ambiente de trabalho.

É a avaliação do estado emocional dos profissionais que irá determinar se essa é uma boa capacitação para aplicar no time. Com isso, é possível tornar o espaço de trabalho mais agradável.

Técnico

Os treinamentos técnicos são voltados para a atualização dos colaboradores. Podem ser executados a fim de aperfeiçoar o profissional a desenvolver uma nova função ou utilizar algum aparelho novo, por exemplo.

Você também pode gostar: Como fazer um treinamento online na Frons mesmo com apenas 1 hora livre por dia

Além disso, é uma ótima oportunidade para reforçar qual o nível de conhecimento que se espera que o trabalhador tenha.

Habilidades

Já o treinamento de habilidades é realizado com o objetivo de garantir a evolução do colaborador em certas competências, como comunicação, negociação, confiança, entre outras.

Com isso, o profissional se mostra mais bem preparado para realizar um bom trabalho. No final, é possível garantir uma pessoa apta a representar a empresa de forma a chamar atenção de potenciais clientes, por exemplo.

Tipos de treinamentos para equipe: Comportamental, técnico e habilidades

Como treinar a equipe na prática?

Treinar a equipe na prática pode ser um grande desafio para a maioria das empresas. No entanto, com algumas dicas é possível acertar em cheio a melhor capacitação para determinado time.

Quer saber como? Continue a leitura do texto.

Faça um diagnóstico

O primeiro passo para definir o treinamento de equipe é executar um diagnóstico. De nada adianta aplicar uma capacitação técnica se o time precisa de algo comportamental. Concorda?

Por isso, faça um mapeamento de competências, realize pesquisas internas e externas, análise dados e defina os pontos que precisam ser melhorados.

Além disso, o gestor tem um papel fundamental na decisão de qual e quando devem ser realizados os treinamentos na equipe.

Confira — Treinamento profissional como ferramenta empresarial: entenda porque adotar essa postura!

Defina metas

Todo o treinamento precisa de metas bem definidas para ser efetivo. É com os objetivos traçados que vai ser possível identificar se os resultados esperados foram atingidos ou não.

Podem ser indicadores a curto, médio ou longo prazo. O importante é não perdê-los de vista e analisar o que deve ser melhorado para as próximas capacitações.

Escolha o treinamento

Depois de ter feito o diagnóstico e traçar as metas, o próximo passo é decidir qual o treinamento a ser feito e quem irá ministrá-lo.

Essa escolha deve ser pensada de maneira estratégica e de acordo com o que foi apurado. Afinal, todos os planos precisam ser integrados a fim de atingir um objetivo.

Além disso, é importante pensar em outras questões como:

  • formato: será curso, palestra, simpósio ou outros?
  • duração: 30 minutos, uma hora ou três dias?
  • modalidade: remoto, online ou híbrido?

Com isso definido, basta colocar o treinamento na prática.

Realize o treinamento

Realizar um treinamento on the job pode ser uma tarefa mais desafiadora que parece. Depois de toda a parte teórica, a hora de colocar em prática é a mais temida.

É imprescindível garantir que haja engajamento dos colaboradores, por isso, conquistar esse público é essencial para garantir o sucesso da captação.

Portanto, invista em ótimos treinadores que consigam transmitir confiança e segurança para os trabalhadores.

Por fim, é importante aplicar formulários de feedback para entender quais os pontos positivos e os que precisam de melhorias no treinamento. Dessa forma, é mais fácil de acertar em uma próxima vez.

Como treinar a equipe na prática

Como saber desenvolver uma pessoa dentro da empresa?

Entender o perfil do colaborador e saber desenvolver uma pessoa dentro da empresa, pode ser uma tarefa desafiadora. Por isso, separamos algumas dicas que podem auxiliar nessa missão:

  • traçar e entender o perfil individual de cada um;
  • realizar treinamentos e capacitações constantes;
  • propor desafios às equipes;
  • aplicar avaliação de desempenho e reconhecimento;
  • oferecer oportunidades de desenvolvimento;
  • prestar atenção à integração com a cultura da empresa;
  • garantir uma comunicação horizontal.

Com esses pontos é possível transformar os colaboradores em verdadeiros talentos de alta performance. Além disso, é muito mais fácil determinar os cargos de confiança e, dessa forma, alavancar o negócio.

Veja também — Treinamentos de liderança: 5 tipos e como desenvolver um programa

Outra vantagem de desenvolver uma pessoa dentro da empresa é contar com ela para realizar os treinamentos de outros colaboradores. Dessa forma, é possível estar bem preparado para realizar os cursos dentro da própria organização, sem depender de terceirizados.

Como escolher o responsável pelo treinamento?

A pessoa responsável por realizar o treinamento é aquela que tem a responsabilidade de estudar os processos e criar os conteúdos para transmitir aos colaboradores. Pode ser alguém interno ou externo.

Dessa forma ao escolher quem irá ministrar a capacitação, é importante se atentar a alguns detalhes, como:

  • a pessoa tem conhecimento técnico?
  • tem boa ambientação com a empresa?
  • é alguém confiável e empático?
  • conhece a realidade do trabalho?
  • está alinhado com a cultura organizacional?
Tópicos de como escolher o responsável pelo treinamento

Depois dessas perguntas respondidas, é possível chegar em um nome para tornar o responsável pelo treinamento. Caso não ocorra, dá para contar com empresas terceirizadas para garantir a melhor experiência para os colaboradores.

Viu só que como o treinamento de equipes não precisa ser uma tarefa difícil? Com algumas dicas é possível utilizar a capacitação para criar times de desempenho eficientes.

No entanto, para garantir que haja o melhor desempenho, é necessário apostar em estratégias 360. Por isso, não deixe de conferir os cursos da Frons para business!

Cursos Prontos para você treinar sua equipe! Plataforma completa com acompanhamento do time.
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.