Aplicação do Six Sigma em varejo / material de construção

  • Aplicação do Six Sigma em varejo / material de construção

    Postado por Carolina Dias em 11/08/2022 em 15:20

    Pessoal, minha dúvida é bastante simples, atuo no varejo de materiais de construção. Como essa metodologia pode ser aplicada? É possível?

    Priscila Vargas respondeu 1 ano, 9 meses atrás 2 Membros · 1 Responder
  • 1 Responder
  • Priscila Vargas

    Membro
    11/08/2022 em 15:26

    De diversas maneiras. Desde que você assuma algum processo e queira reduzir as variabilidades desse processo, porém, as causas raiz não são conhecidas e fáceis de serem identificadas, cabe à utilização da metodologia Lean Six Sigma.

    Pense da seguinte forma… existe uma previsão de vendas, forma de estocagem, controle de estoque adequado, conhecimento do giro de estoque, margem e ticket de cada produto?

    Por que essas perguntas?

    Elas são essenciais para nos darem uma pista de como usar a metodologia na organização. O Lean Six Sigma não “cria” problemas. Ele “apenas” resolve problemas crônicos e já existentes.

    Certa vez, aplicamos o roadmap DMAIC para uma oscilação nas vendas que destoava muito da previsão realizada. No final, acabamos descobrindo que um fato externo era causa raiz, mas que poderíamos minimizar essa influência com a mudança do ponto da loja (empresa). Parece algo drástico, mas em benchmark com outras referências, um plano de ação foi elaborado (com riscos e oportunidades – seguindo um estilo SWOT), e o resultado foi comprovado. O payback da mudança foi de 4 meses.

    Para responder adequadamente sua pergunta precisamos voltar uma questão: qual é o maior problema enfrentado? (Lembrando que problema é o gap entre o valor real e a meta estipulada).

    Sem conhecer o problema, temos pouca ação. Veja bem… conhecer o problema é ter o mínimo de informação para que possamos investigar cada vez mais. Abrir uma estratificação dos dados e começar a aprofundar as medições e análises.

    Exemplos de projetos que já foram executados: aumento de 15% no ticket médio, redução de 20% no tempo de entrega de materiais, aumento no giro de estoque de 1,7 para 3,4, entre outros.

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