Documento complementar

  • Documento complementar

    Postado por Lucas Linne em 08/08/2023 em 17:10

    Dentro do meu processo, tem um item que eu gostaria de explicar com mais detalhes. Mas não quero fazer isso dentro da modelação para não ficar cumprido e também porque não é um processo, são apenas orientações. Existe algum documento complementar para isso? Posso fazer um documento de orientações separado no Word?

    Lucas Linne respondeu 8 meses, 2 semanas atrás 2 Membros · 2 Replies
  • 2 Replies
  • Carlos

    Organizador
    13/08/2023 em 14:49

    Fala Lucas, tudo bem?

    Me parece ser uma boa. Criar um documento complementar separado é uma abordagem válida para fornecer detalhes adicionais ou orientações que não se encaixam diretamente na modelagem do processo. Um documento no formato Word ou em qualquer outro formato de processamento de texto pode ser uma maneira eficaz de comunicar informações detalhadas, diretrizes ou instruções aos membros da equipe ou partes interessadas.

    Aqui estão algumas dicas para criar um documento de orientações complementar:

    1. Título e Identificação: Comece com um título claro que descreva o conteúdo do documento, como “Orientações Detalhadas para [Nome do Processo]” ou algo semelhante. Inclua informações de identificação, como data, versão e autor.

    2. Objetivo do Documento: No início do documento, explique qual é o objetivo das orientações e por que elas são importantes. Esclareça a quem se destinam as orientações e quais problemas ou questões elas abordarão.

    3. Estrutura Organizada: Organize o documento em seções lógicas e claras. Use títulos, subtítulos e formatação para facilitar a leitura e a compreensão.

    4. Detalhes e Explicações: Forneça detalhes claros e explicações abrangentes sobre os tópicos relevantes. Use exemplos concretos, gráficos ou diagramas, se apropriado, para ilustrar os pontos-chave.

    5. Passo a Passo: Se as orientações envolvem etapas específicas, forneça instruções passo a passo. Isso pode ser particularmente útil quando se trata de procedimentos complexos.

    6. Formatação Consistente: Mantenha uma formatação consistente em todo o documento para garantir que seja profissional e fácil de ler. Use listas numeradas ou com marcadores para destacar pontos importantes.

    7. Referências Cruzadas: Se as orientações se relacionam com outros documentos, processos ou políticas, inclua referências cruzadas para que os leitores possam encontrar informações adicionais, se necessário.

    8. Revisão e Atualização: Esteja preparado para revisar e atualizar o documento conforme necessário. À medida que o processo evolui ou novas informações se tornam disponíveis, as orientações podem precisar ser ajustadas.

    9. Feedback e Colaboração: Se apropriado, envolva outros membros da equipe ou partes interessadas na criação do documento. Isso pode garantir que as informações estejam completas e precisas.

    Lembre-se de que a clareza, a precisão e a usabilidade são fundamentais ao criar um documento de orientações. Garanta que o documento seja acessível para as pessoas que precisam dele e que possa ser facilmente referenciado quando necessário.

    Qualquer dúvida, basta nos avisar!

    Grande abraço.

  • Lucas Linne

    Membro
    14/08/2023 em 17:19

    Muito esclarecedor. Obirgado

Log in to reply.