Dúvida – Dinâmica 3 da Catapulta

  • Dúvida – Dinâmica 3 da Catapulta

    Postado por Natalia Goulart em 18/10/2022 em 20:23

    Boa noite prof. Carlos, tudo bem?

    Estou desenvolvendo o projeto piloto da Catapulta e fiquei com uma dúvida na dinâmica 3.

    Escolhi uma configuração que melhor se encaixava nos limites de 0,5m e 1,3m e após os 60 lançamentos, com intervalos de 5 (arquivo anexo), apliquei o teste de normalidade no Minitab, que deu dados não normais:

    Diante deste cenário tentei aplicar o Teorema do limite central e inseri 1000 linhas com dados aleatórios (entre 30cm a 53cm, menor e maior valores da minha primeira amostragem), mas nem assim o P ficou maior que 0,05.

    Qual a sua recomendação neste caso?

    Desde já agradeço,

    Natalia

    Carlos respondeu 1 ano, 6 meses atrás 2 Membros · 3 Replies
  • 3 Replies
  • Natalia Goulart

    Membro
    18/10/2022 em 21:51

    Para o cenário de seguir com dados não normais, quando vou gerar as análises de Capacidade e cálculo de nível sigma continuo utilizando este caminho no Minitab: Estat>Ferramentas da Qualidade>Análise de Capacidade>Normal?

    • Carlos

      Organizador
      19/10/2022 em 13:46

      Na realidade, você segue o mesmo caminho até análise capacidade, aí terá: dados não normais.

      Estat >> Ferramentas da Qualidade >> Análise de Capacidade >> Não normal

  • Carlos

    Organizador
    19/10/2022 em 13:39

    Oi Natalia, tudo bem?

    Obrigado pela mensagem!

    Sobre a catapukta, é bastante comum que durante a execução da dinâmica os dados não sejam normais. Isso acontece por alguns fatores, dentre eles: altíssima variabilidade, poucos dados coletados e um range (amplitude) elevado.

    Ao gerar dados aleatórios, você está criando dados que não necessariamente são normais. Há uma opção no Minitab de gerar dados normais. Se um dia for necessário trabalhar com a aleatorização de dados e necessidade de se obter dados normais, essa opção é a mais adequada.

    Para a dinâmica, você pode seguir sem problemas. Você pode apenas pontuar que os dados não deram normais e por questões de tempo e dinâmica, seguirá com as análises.

    O “correto” seria coletar novamente, fazer as médias e assim testarmos até a normalidade. Dessa forma, estaríamos aplicando o Teorema do Limite Central. Ou, utilizar a análise de capacidade para dados não normais (o que é mais incomum de ser feito).

    Como coletar novamente, mesmo que fizéssemos, seria praticamente impossível repetir as condições de lançamento, muito provavelmente os dados continuariam dando não normais.

    Por isso, para validação da certificação no projeto piloto da catapulta, você poderá seguir sem problemas.

    Até mais!

Log in to reply.