Lean Manufacturing Specialist – Dinâmica 1

  • Lean Manufacturing Specialist – Dinâmica 1

    Postado por Renato em 29/05/2023 em 18:11

    Na atividade Dinâmica 1 (produção de barcos) proposta no treinamento de Lean Manufacturing, gostaria de pontuar minha análise e receber um feedback com relação a análise feita.
    Pontos de desperdício identificados:
    *deslocamento entre as etapas; como proposta, a solução é implementar uma linha de produção de fluxo contínuo.
    *inspeção como uma etapa isolada do processo (desperdício no deslocamento); como proposta, a solução seria inspecionar o produto na última etapa do processo (etapa 4), logo após ser gravado o número de série no produto.

    Pontos de melhoria:
    *processo de pintura: na atividade proposta podemos considerar a pintura do barco como uma das atividades de maior duração; com isso podemos separá-la da etapa 3 e criarmos uma etapa isolada para essa atividade.
    *reorganizar as tarefas entre as etapas 1, 2 e 3 para que ambas tenham tempo de execução similar, otimizando os gargalos na linha de produção.

    Tive dificuldades em propor melhorias e/ou identificar disperdícios nos processos de transporte, onde são encontrados maiores períodos de não agregação de valor; poderia pontuar melhorias e desperdícios com relação a esse ponto?

    Time de Suporte respondeu 11 meses atrás 2 Membros · 1 Responder
  • 1 Responder
  • Time de Suporte

    Membro
    01/06/2023 em 13:54

    Fala Renato, tudo bem?

    É possível enxergar algumas outras melhorias com a execução prática. Algumas delas podem ser até relacionadas ao tempo de setup e de ciclo da atividade.

    A mais clara talvez seja a de defeitos. Durante a execução, vários barcos saem com defeitos e aí, podemos enxergar esse desperdício. Através de um VSM, é possível identificar a etapa onde esse erro aconteceu.

    Grande abraço!

Log in to reply.