Métricas Lean – Setup

  • Métricas Lean – Setup

    Postado por Renato em 24/05/2023 em 14:40

    Por que o tempo de setup de um equipamento não pode ser considerado como uma parada programada? Já que uma vez estabelecida a programação da produção sabemos o momento determinado em que o equipamento terá que iniciar o processo de setup para a produção de um novo produto.

    Time de Suporte respondeu 11 meses, 1 week atrás 2 Membros · 1 Responder
  • 1 Responder
  • Time de Suporte

    Membro
    24/05/2023 em 17:29

    O tempo de setup de um equipamento não pode ser considerado uma parada programada porque, embora possa ser planejado e agendado com antecedência, ele envolve uma interrupção na produção normal. O tempo de setup é necessário para preparar o equipamento e ajustá-lo para a produção de um novo produto, o que pode incluir a troca de ferramentas, a configuração de parâmetros e outras atividades de preparação.

    Ao contrário de uma parada programada, em que a produção é intencionalmente interrompida para manutenção preventiva, reparos ou outras atividades planejadas, o tempo de setup ocorre como parte da transição entre a produção de um produto e outro. É uma atividade necessária para permitir a produção contínua e eficiente de diferentes produtos, mas ainda assim representa uma interrupção no fluxo de produção.

    Além disso, o tempo de setup pode variar dependendo de vários fatores, como o tipo de equipamento, a complexidade do produto, a experiência da equipe de setup, entre outros. Mesmo que o momento exato do setup seja conhecido com antecedência, a duração real do processo pode ser influenciada por vários fatores imprevisíveis.

    Portanto, embora o tempo de setup possa ser planejado e agendado como parte da programação da produção, ele não pode ser considerado uma parada programada no sentido tradicional, pois representa uma interrupção necessária e imprevisível no fluxo de produção.

    Um outro ponto importante é que sendo considerado como parada programada, vai acabar não influenciando negativamente alguns cálculos e dessa forma, deixaremos de otimizá-lo. O SMED deixará de fazer sentido.

    Grande abraço!

Log in to reply.