Payback

  • Payback

    Postado por Allan Damasceno em 12/12/2022 em 19:05

    Boa noite!!

    Como expressar o payback de algum certo investimento, quando esse investimento ira gerar apenas otimização dos processos. Como por exemplo, na minha empresa para inserimos os nossos modelos de contratos no sistema temos que desembolsar um certo valor. A vantagem de ter os modelos de contratos no sistema, seria a agilidade e principalmente as informações saírem sempre corretas, devido ao banco de dados que possuímos. Como mensurar esse tipo de informação?

    Carlos respondeu 1 ano, 5 meses atrás 2 Membros · 1 Responder
  • 1 Responder
  • Carlos

    Organizador
    13/12/2022 em 10:55

    Allan, tudo bem?

    Excelente dúvida.

    Essa é uma questão muito comum e acaba gerando discussões no momento de “contabilizar” o retorno. O retorno financeiro nem sempre consegue ser mensurado, Allan. Essa é uma “dura verdade”.

    Ele até pode ser mensurado em todos os casos, mas em cenários particulares ele será tão “indireto” e cheio de suposições, que muitas vezes é mais fácil trabalharmos com as métricas. Por exemplo, quando você fala em agilidade, o quanto você conseguirá reduzir em tempo para conquistar essas informações? Essa poderia ser uma informação mais relevante do que o payback.

    O payback é um dos critérios de seleção, mas existem outros e que vão se adequar dependendo do projeto.

    Dou um exemplo: fizemos uma avaliação de um projeto Black Belt no qual o indicador era reduzir o leadtime de contratação de um grande banco. Foi excelente o resultado… mais de 70% em redução do temp de contratação.. porém… concorda que fica difícil mensurar o payback financeiro?

    A empresa tem grande vantagem nisso: mais agilidade no treinamento, integração, rampagem do profissional. Entretanto, não há uma métrica financeira visível e clara.

    Nesse caso, recomendamos:

    – sempre que puder transformar em linguagem financeira, perfeito.
    – caso contrário, teremos de trabalhar com métricas de performance (antes/depois).

    Grande abraço Allan!
    Até mais!

Log in to reply.