Projeto Piloto – GB

  • Projeto Piloto – GB

    Postado por Sabine em 19/01/2023 em 16:28

    Oie!!! boa tarde. Tudo bem?

    Estou desde já “matutando” o meu Projeto Piloto – GB e gostaria de verificar se a minha ideia seria plausível.

    Vou tentar resumir:
    Trabalho no setor comercial de uma fábrica de equip para a Saúde. Dentre os diversos equipos que vendemos, temos um especificamente que eu percebo que abrimos bastante chamados PV – Pós Venda – para a assistência técnica resolver… isso é, defeitos.

    Minha ideia seria ir no chão de fábrica, coletar todos os dados de fabricação e tentar montar um Projeto para a diminuição desses casos de PV. Descobrir porque essas falhas ocorrem, seja por conta da fabricação ou por conta dos clientes que não fazem a instalação correta, … descobrir a causa raiz!

    Já solicitei autorização à diretoria para efetuar esse trabalho e fui liberada, mas farei tudo sozinha e o tempo receio que não poderei utilizar 25% dele, pois já sabe né? Preciso estar no comercial.

    Eu poderia tentar qualquer outro projeto dentro do meu setor, seria mais fácil, mas para que facilitar se eu posso complicar!

    Tenho mais um obstáculo a suprir, pq para a empresa ter as certificações ISO já é qualidade total… falar em LSS aqui é totalmente novidade. Então tenho que mostrar um desempenho bom no projeto, para mostrar que a melhoria continua não acaba na certificação que fica pendurada na parede.

    Acredita que esse projeto seria interessante?

    Estou pensando à frente pq não quero deixar as coletas de dados para a ultima hora e etc etc

    agradeço o retorno

    Sabine Kajio

    Carlos respondeu 1 ano, 3 meses atrás 2 Membros · 1 Responder
  • 1 Responder
  • Carlos

    Organizador
    20/01/2023 em 09:32

    Oi Sabine, tudo bem?

    Excelente pergunta! Muito obrigado pelos detalhes e report!

    Certamente será um bom projeto.
    Ao longo do curso, você terá mais conceitos para identificar melhor essas oportunidades. Vejo que ainda precisa estratificar o projeto, definir um melhor escopo, porém para quem está iniciando, você está bastante avançada!

    Com relação a ISO e Qualidade Total, são coisas completamente diferentes. Se ter essa certificação fosse sinônimo de qualidade total, não teríamos aberturas de chamado de pós venda, não é mesmo?

    Sendo sincero, caso você enfrente resistência com a “metodologia”, procure desenvolver um projeto de melhoria e redução de defeitos. Você saberá que estará usando o Lean Seis Sigma, mas eles não precisam ficar “sabendo” logo de cara… ao longo da jornada, conforme for coletando dados, expondo os problemas, propondo planos de ação e mais ainda: tendo resultados positivos, aí vale a pena você expor sobre qual método usou 🙂

    É uma das formas que tentamos mitigar essa resistência.

    Vamos nos falando e desejamos um ótimo projeto!
    Conte conosco.

    Atenciosamente,

Log in to reply.