Requisitos crítcos

  • Requisitos crítcos

    Postado por Antonio Carlos em 17/09/2022 em 02:43

    Pode dar exemplos de requisitos críticos de um processo?

    Como identificá-lo em um processo de produção ou um serviço?

    Carlos respondeu 1 ano, 8 meses atrás 2 Membros · 1 Responder
  • 1 Responder
  • Carlos

    Membro
    17/09/2022 em 06:16

    Bom dia Antônio Carlos, tudo certo?

    Ótima pergunta. Vou compartilhar um pouco sobre esse tema.

    Requisito crítico é uma característica que precisamos atender para que os clientes tornem-se satisfeitos. Então o primeiro ponto que precisamos alinhar é que esses requisitos deveriam ter origem nos clientes.

    Pelos conceitos de Lean, cliente não é só um consumidor final, mas sim o próximo processo. Você pode, por exemplo, ter um cliente interno na empresa. O departamento de produção muitas vezes é cliente do almoxarifado, que por sua vez é cliente de compras. Esse é apenas um exemplo.

    A partir daí, podemos citar alguns exemplos de requisitos críticos. Em geral, eles possuem um limite superior e inferior de especificação. Porém, nada impede de alguns requisitos possuírem apenas um limite superior de especificação ou apenas o limite inferior de especificação.

    Alguns exemplos de requisitos:

    • Atendimento em uma clínica em até 15 minutos
    • Tempo de entrega em até 48h
    • Dimensão da peça entre 15,1 cm e 15,2 cm
    • Dureza do item entre 60 e 62 HB
    • Temperatura do forno entre 200 e 220 graus
    • Tempo de autoclave entre 60 e 65 minutos

    Em geral, você consegue “descobrir” esses requisitos questionando os clientes. Entretanto, essa não é uma regra.

    Imagine que você questione um cliente de um restaurante o que ele achou da comida e ele diz: acredito que o suco que acompanha o prato poderia ser mais refrescante.

    Ou imagine ainda que você questione um comprador de uma panela e ele questione: ah, eu prezo muito pela segurança.

    Como você transforma essas opiniões empíricas “refrescante” e “segura” em característica de processo controlável para que possamos atender?

    Esse é um trabalho de profissional Green Belt por exemplo. Entender como e quais etapas do processo afetam determinadas características do requisito do processo e que refletem no requisito do cliente.

    Nós temos um aula extra que fizemos somente falando sobre isso. É sobre “como definir projetos baseado nas dores dos clientes”. Lá ensinamos a criar projetos relevantes e que se executados, direta ou indiretamente, entregarão resultados positivos aos clientes.

    Esse conteúdo está disponível no Menu OnDemand >> filtrar por Lives Semanais.

    Se não encontrar e quiser que eu adicione aqui, basta me dar um toque 🙂

    Grande abraço! Espero ter ajudado sobre o tema.

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