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Business Break – Podcast Frons · #005 – Criando uma cultura de Lean Six Sigma: o início
O maior trunfo de uma empresa focada em como implementar o Six Sigma é transformar a mentalidade dos seus funcionários. De agentes passivos que apenas observam um problema para agentes ativos em encontrar maneiras de realizar melhorias no ambiente de trabalho.
Os profissionais que se capacitam e adquirem os níveis de certificação Six Sigma, chamados de Belts, são capazes de reavaliar seus papéis de trabalho e se tornarem profissionais fora da caixa.
Algumas habilidades adquiridas durante as certificações são:
- Ver o trabalho como um fluxo de processos e não apenas como departamentos isolados em suas funções;
- Assumir um papel ativo na definição de melhorias e na identificação de soluções, ao invés de depender que alguém delegue essas tarefas;
- Utilizar as habilidades apropriadas para criar e implementar soluções;
- Envolver-se ativamente nos esforços de melhoria contínua.
Uma cultura Lean Six sigma tem o potencial de transformar literalmente seus funcionários. Confira no vídeo abaixo os impactos de implementar o Six Sigma:
Gostou? Continue lendo e entenda a importância de aprender como implementar o Six Sigma nas empresas.
Como implementar Six Sigma nos negócios
Sem empresas que implementam o Six Sigma, os funcionários tendem a abandonar gradualmente o poder que adquiriram por meio do treinamento e retornam aos seus antigos comportamentos de resolução de problemas.
Uma estratégia de melhoria contínua baseada na metodologia Six Sigma que não é suportada por uma cultura tem uma chance muito maior de falhar.
Uma dica é criar uma manual de procedimentos geral da empresa baseada na metodologia Six Sigma para reforçar a cultura dentre desses padrões.
Firme com a sua diretoria esse objetivo e certifique-se de que todos estão empenhados em como implementar o Six Sigma dentro da empresa no dia a dia de trabalho.
Criando a cultura Lean Seis Sigma em 4 passos
Mudar a mentalidade de uma equipe inteira não é tarefa fácil. Principalmente, se a equipe for grande. Para isso é importante criar uma estratégia para gerenciar a mudança.
Como sugerimos, o processo de como implementar o Six Sigma pode começar com a união e alinhamento da diretoria. Cada diretor fica responsável por comunicar os novos procedimentos e acompanhar a adaptação da sua equipe.
Para auxiliar nessa tarefa, os quatro pontos abaixo podem ser a base de como implementar Six Sigma na realidade do seu negócio.
1. Conscientizar e gerar desejo de mudança
O primeiro ponto para implementar o Six Sigma é com a comunicação da diretoria para os funcionários dos benefícios do uso da metodologia para toda a organização. Com esse alinhamentos as primeiras mudanças serão:
- Os projetos serão melhor executados dentro do prazo e do orçamento determinado;
- Os gerentes vão alocar os recursos adequados para executar projetos Six Sigma;
- O apoio da diretoria para projetos Six Sigma pode diminuir a resistência de funcionários e outras partes interessadas;
- A produtividade dos funcionários é menos afetada pelas mudanças.
2. Melhorar a adaptação através de treinamentos
Não basta apenas comunicar a equipe que desse momento em diante todos trabalham sob os conceitos e ferramentas de uma cultura Lean Six Sigma.
A melhor maneira de implementar o Six Sigma é através da educação, treinamento e certificação.
Quanto mais os funcionários aprendem sobre Six Sigma, seja por meio de treinamentos online e offline, mais conhecida a metodologia vai se tornar na cultura da empresa.
O aprendizado também vai gerar mais confiança de realizar os processos da maneira certa.
3. Ter um plano de reação adequado
Ter um plano de reação quando se está criando a cultura Lean Seis Sigma é fundamental para ter um clima organizacional positivo e com potencial de se desenvolver.
É importante identificar núcleos ou profissionais que estejam mais reticentes em relação às mudanças, aqueles apegados aos padrões e ferramentas antigas.
Administrar uma mudança de cultura significa estar preparado para o inesperado.
4. Elaborar planos de recompensa
Quando os líderes de equipe e funcionários demonstrarem um comportamento auxilia o processo de como implementar Six Sigma, reconheça suas contribuições.
Deixe claro para todos o quanto o empenho em consolidar o Six Sigma beneficia cada um individualmente, mas também a empresa como um todo.
Os benefícios da cultura Six Sigma são a longo prazo e precisam de persistência ao longo do tempo para que sejam percebidas a melhoria dos processos.
Diferenças entre a cultura Lean Seis Sigma e a tradicional
Aspectos culturais | Lean Seis Sigma | Tradicional |
Orientação de trabalho | Relação entre o fluxo de processo e clientes | Departamental, funcional e/ou tarefa |
Quem define o que precisa melhorar | Gerentes seniores e de departamento, além de sugestões de baixo para cima dos líderes de projeto e membros da equipe | Gerentes seniores e gerentes de departamento |
Profissionais a frente das melhorias | Especialistas com certificações em Belts do Six Sigma | Gerentes de departamentos ou líderes de projeto escolhidos |
Quem tem habilidades para desenvolver e implementar soluções | Especialistas, além de líderes de projetos, membros de equipe e gerentes | Especialistas (por exemplo, engenheiros) e gerentes |
Métodos de melhoria/ferramentas usadas | Abordagens e ferramentas comuns e de última geração | As mais familiares |
Grau de envolvimento do operador | Difundido através do treinamento Yellow Belt | Ad hoc |
Disciplina de gerenciamento de projetos relacionada à melhoria | Revisões em cada etapa do DMAIC | Variável |
Como o desempenho é medido | Impacto nos Xs (medidas causais) locais que afetam o Ys (resultados) | Real versus orçamento |
Em uma cultura tradicional, existem especialistas que cuidam da melhoria. Já se o negócio está criando a cultura Lean Seis Sigma, o conhecimento dos processos e melhorias é difundido por toda a organização.
O processo de mudança é contínuo
O Six Sigma pode levar a mudanças profundas na cultura organizacional. Ao posicionar a educação junto com a solução prática de problemas, a maneira como o trabalho é feito começa a mudar.
O conhecimento de processos e melhorias torna-se cada vez mais difundido.
Além do trabalho e treinamento em projetos, as empresas que estão empenhadas em como implementar o Six Sigma de forma sustentável vêm a metodologia como uma oportunidade de desenvolvimento de liderança.
À medida que mais especialistas em Six Sigma assumem funções de gerência, naturalmente aplicam as abordagens aprendidas no trabalho diário.
E quanto tempo leva o processo de como implementar Six Sigma? Especialistas estimam que para a maioria das empresas leva de três a cinco anos.
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