Uma boa comunicação empresarial é importante tanto para promover um ambiente de trabalho agradável quanto para passar uma imagem positiva da sua marca para seus clientes.

As empresas que não estabelecem uma comunicação efetiva com meio interno e externo estão perdendo grandes chances de crescer e podem enfrentar barreiras para conseguir se manter no mercado.

Se você está procurando melhorar o compartilhamento de informações dentro do seu negócio e quer saber mais sobre comunicação empresarial, continue a leitura!

O que é comunicação empresarial?

O termo comunicação empresarial diz respeito a todo o comportamento da empresa com foco nas interações e conexões com seu público interno (funcionários de todos os níveis) e externo (como clientes e fornecedores).

Esse tipo de comunicação, também conhecida como integrada ou corporativa, pode ocorrer de qualquer forma, seja online ou presencial.

Quais são os principais objetivos da comunicação empresarial?

Um dos principais objetivos da comunicação empresarial é desenvolver e estabelecer o melhor meio de transmitir uma ideia ou uma mensagem tanto dentro de uma empresa quanto para o público de fora.

Ela é extremamente importante para influenciar decisões, direcionar colaboradores para os mesmos objetivos e apoiar líderes e gestores na resolução de problemas.

Uma boa comunicação corporativa é estratégica para todo tipo e porte de negócio. A partir dela pode-se desenvolver novos hábitos comportamentais, para que uma marca seja mais inclusiva e inovadora.

São conhecidos dois tipos principais de comunicação corporativa: a externa e a interna. Veja cada um com mais detalhes:

Comunicação externa

A comunicação externa tem o foco nos investidores, no público-alvo, nos clientes e possíveis clientes. Ela visa construir uma imagem positiva da empresa e cultivar um bom relacionamento com seus parceiros.

Nesse tipo de comunicação empresarial estão incluídas estratégias de marketing para divulgar a marca e seus produtos, como a publicação de um blog com conteúdos relevantes, atuação ativa nas principais redes sociais e campanhas em diferentes canais de mídia.

Comunicação interna

Já a comunicação interna tem uma visão voltada para os funcionários e colaboradores de uma empresa. É por meio dessa comunicação que são alinhados o clima organizacional, as responsabilidades da equipe e outros fatores para garantir um ambiente de trabalho agradável.

Todo tipo de comunicação interna pode trazer resultados positivos para as organizações, não existe uma melhor ou pior, cada uma deve escolher o modelo conforme a sua realidade.

Por isso, é importante conhecer com detalhes quais são os principais tipos e suas características para identificar qual é a melhor opção para o seu negócio, confira:

Comunicação vertical

A comunicação descendente é um modelo rígido, em que a tomada de decisões depende fortemente dos cargos mais altos de uma empresa.

Neste tipo de comunicação, as regras e informações se deslocam do nível mais alto até o mais baixo, seguindo a linha hierárquica.

Esse modelo mais tradicional de comunicação empresarial pode gerar descontentamento entre os colaboradores, baixo engajamento das equipes e, portanto, alta rotatividade de mão de obra.

Comunicação horizontal

Este tipo de comunicação é conhecida também como “comunicação sem nível“. É mais comum em empresas de pequeno porte onde todos os funcionários se conhecem e a troca de informações dentro do ambiente empresarial é facilitada.

Comunicação diagonal

Na comunicação diagonal a troca de informações é inter hierárquica, ou seja, entre os gestores e diretores. Ela visa informar o cenário atual da empresa, inovações, entrada e saída de novos clientes ou transmitir mensagens de motivação.

imagem explicando os tipos de comunicação empresarial com a imagem de duas pessoas conversando

Por que é importante investir na comunicação empresarial?

Uma boa comunicação empresarial é benéfico para a empresa, os funcionários e para todos que tem contato externo com a marca. Listamos cinco vantagens abaixo:

  1. Gera um bom clima no ambiente de trabalho;
  2. Fortalece a imagem e a presença da marca;
  3. Engaja os colaboradores;
  4. Integra os setores e as equipes;
  5. Abre os canais de comunicação.
Imagem explicando a importância de investir em comunicação empresarial

Como melhorar a comunicação empresarial?

Se você chegou até aqui e está convencido dos benefícios que a comunicação empresarial pode promover na sua empresa, abaixo listamos algumas dicas para te ajudar a melhorar esta troca de informações, confira:

1. Faça uma análise da comunicação da sua empresa

Realize um diagnóstico para identificar gaps de comunicação na sua empresa. Algumas informações podem não estar chegando aos interessados, ou chegando distorcidas.

Colete informações entre os funcionários e de seus clientes para mapear onde pode estar ocorrendo o erro.

2. Crie uma política de feedbacks

O crescimento de uma empresa depende do desenvolvimento dos seus colaboradores. Para auxiliar nisso, é preciso que a gestão os acompanhe com avaliações de desempenho regulares.

O feedback empresarial é uma importante ferramenta para mostrar aos funcionários que a empresa se preocupa com a sua performance e está interessada na evolução do seu trabalho.

Essa avaliação pode ocorrer por formulários ou pequenas reuniões onde cada um expõe suas críticas e sugestões de melhorias.

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3. Centralize a comunicação

A comunicação é essencial em uma empresa, e quando ela não acontece pode atrapalhar o desempenho dos profissionais e todo o processo produtivo. É importante centralizar todas as informações importantes em um só local.

No caso de atendimento ao cliente, por exemplo, o atendente pode colocar todas as informações no banco de dados, para se caso precisarem, elas sejam utilizadas em outra situação de forma fácil.

4. Conheça o seu público alvo

Para divulgar sua marca e falar com potenciais clientes é preciso conhecer as características do seu público alvo.

Saber qual canal divulgar suas campanhas, qual o tom de voz é mais adequado farão sua comunicação externa ser mais assertiva.

Confira: Voz do Cliente: o que é e qual sua importância?

5. Monitore as estratégias de comunicação

Acompanhe e analise se as mudanças nas estratégias de comunicação melhorou o ambiente de trabalho, a produtividade da equipe e os indicadores de qualidade da sua empresa.

Assim como qualquer mudança, podem ser necessários realizar ajustes e fazer uma nova análise.

imagem explicando algumas dicas de como melhorar a comunicação empresarial

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o tema? A comunicação empresarial impacta na qualidade do ambiente de trabalho e no que é entregue para o cliente.

Aproveite sua leitura e confira também nosso post sobre treinamentos de empresa e entenda o que é e confira exemplos. Acompanhe o blog da Frons para mais dicas de gestão!

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.