A conquista de cargos voltados para a gerência costuma ser um dos principais objetivos profissionais de muitos colaboradores. Mas, você saberia dizer a fundo sobre quais são as expectativas, responsabilidades e papéis ocupados por um gestor? Centralização das tomadas de decisão, supervisão das entregas, processos e projetos estão entre algumas das tarefas presentes nesse dia a dia.
O impacto dessas atribuições faz com que a posição demande de um entendimento contínuo sobre a preparação necessária e obrigatória. E é para te ajudar nessa compreensão que trouxemos um post completo sobre o que é um gestor, qual a sua importância, principais características e modalidades dessa condução. Confira!
O que é um gestor?
O gestor é o profissional qualificado e preparado para estar à frente de uma supervisão geral da condução e manutenção dos projetos e colaboradores de uma organização.
Essa mediação tem como principal objetivo a garantia de direcionamento do negócio, com foco nas metas, valores e propósitos, ao passo em que assegura e fortalece uma melhoria contínua dos colaboradores, performances e entregas.
Ou seja, ele tem um papel centralizador — de cunho estrategista e impulsionador — por possuir uma análise direta e assertiva dos indivíduos e equipes. Isso faz com que a gestão seja uma carreira com alta capacidade de adaptação e adequação, já que precisa se moldar a partir dos setores e nichos de atuação, sendo uma oportunidade bastante visada e desejada por muitos profissionais.
Para ler depois: Tomada de decisão: entenda sua importância para um negócio.
Qual é a função de um gestor?
A principal função de um gestor recai na avaliação abrangente a respeito dos funcionários, equipes, procedimentos e empresa, demandando dele uma atualização constante sobre as necessidades de ação de uma organização. E, dentre alguns dos exemplos destas responsabilidades, podemos indicar:
- Esquematização e estruturação dos processos e obrigações coletivas e individuais;
- Delegação das atividades a serem desempenhadas;
- Fortalecimento da cultura organizacional;
- Manejo de limitações, conflitos e falhas;
- Formação e qualificação dos profissionais;
- Identificação de oportunidades de crescimento e desenvolvimento;
- Engajamento e encorajamento da equipe;
- Supervisão da efetivação das atividades;
- Acompanhamento dos números e entregas;
- Compartilhamento de feedbacks.
Quais as competências obrigatórias para o cargo de gestão?
Por ter um papel altamente analítico, um gestor necessita de aptidões e conhecimentos específicos para que essa função seja conduzida de forma positiva, respeitosa, democrática e confiante.
E, dentre as competências comportamentais obrigatórias para uma boa gestão, a capacidade de externalizar as habilidades por meio de atitudes pautadas na coerência desponta enquanto uma das principais.
Além disso, destacamos:
- Postura proativa;
- Comunicação clara;
- Inclinação para um trabalho colaborativo e coletivo;
- Boa coordenação das relações interpessoais;
- Envolvimento e responsabilidade;
- Determinação e firmeza na tomada de decisão.
- Tendência inovadora e criativa.
E ainda que as aptidões técnicas variem conforme o departamento e área de atuação de uma organização, encontramos alguns cursos e treinamentos de hard skills comuns à composição e desenvolvimento de um gestor, sendo eles:
- Certificação Lean Six Sigma;
- Feedback na gestão de pessoas;
- Matriz SWOT para negócios;
- Gestão de projetos e processos;
- Gestão de metas e resultados;
- Inteligência emocional e comunicação;
- Gestão de mudanças.
Cada um desses temas visa uma formação especializada para gestores com um bom know how de organização, aplicação e acompanhamento da rotina organizacional para a obtenção de melhorias das estruturas, funções e colaboradores.
Quais são os tipos de função de um gestor?
Os tipos e possibilidades de atuação de um gestor são concebidos com base no foco de atuação em um negócio. E para que você consiga visualizar de forma ainda mais específica, elencamos alguns desses papéis e categorias encontradas nas organizações. Confira:
1. Gestão de planejamento
A atribuição da construção de planos é considerada uma das mais desafiadoras para muitos profissionais, pois requer uma inteligência capaz de unir a compreensão da área em uma proposta alinhada com a realidade e recursos da empresa, direcionando para uma documentação completa e bem determinada para a aprovação dos líderes.
Esse planejamento deve ser altamente descritivo e determinado, já que será o principal fio condutor dos desempenhos no período previsto.
2. Gestão de entregas
Essa responsabilidade está voltada para um acompanhamento próximo de prazos e qualidade das entregas, para que o time não seja comprometido com falhas e limitações das ações. E para conseguir uma execução expressiva e positiva, você pode contar com soluções tecnológicas e ferramentas de qualidade que permitam esse controle de datas, tarefas e responsáveis.
Está gostando de conhecer mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o nosso vídeo sobre como implementar indicadores de qualidade na sua organização! (link: https://www.youtube.com/watch?v=Bz3x4YhDKFk&ab_channel=FronsTreinamentos)
3. Gestão de equipe
Uma gestão de equipe bem feita é aquela que prioriza uma proximidade com os colaboradores, trabalhando de forma constante o engajamento, aperfeiçoamento e trabalho em equipe. E para atingir esse intuito, um gestor deve conhecer seus funcionários e os funcionamentos e desafios do departamento, traçando movimentações com capacidade de aprimoramento do clima organizacional e dos relacionamentos.
4. Gestão de resultados
Enquanto gestor, você precisa traduzir e transformar todas as entregas e ações em números e apontar o alcance dos resultados extraídos de cada uma dessas tarefas. Essas produções e relatórios precisam ser facilmente compreendidos e, para isso, é preciso contar com indicadores relevantes e assertivos para a área, garantindo a veracidade e comprovação das atividades.
E a familiaridade com essas taxas não é a única habilidade fundamental, já que você também necessita reconhecer e avaliar quais metodologias, etapas e trabalhadores estão trazendo retornos para a organização, ancorando a tomada de decisão nessas informações.
5. Gestão de pessoas
O coletivo não deve ser a única atenção em um gerenciamento interno. Isso porque, além de acompanhar e supervisionar esse trabalho, um bom gestor deve ser capaz de fortalecer e impulsionar o progresso e evolução de todos os integrantes de sua equipe, gerenciando potenciais e expectativas.
Uma das formas de auxílio nessa questão se concretiza com uma política de feedbacks, proporcionando uma troca constante sobre esses pontos de destaque e áreas de melhoria no desempenho tanto do supervisor quanto do seu subordinado. Além disso, o investimento na capacitação e treinamento organizacional também se mostra como uma saída importante.
6. Gestão de orçamento
Outro exercício fundamental é o de coordenação dos gastos e orçamentos de um setor e, dentro dessa matemática, podem estar inclusos os salários, bonificações, investimentos e recursos necessários.
E para um controle de fato efetivo, você precisa fazer um bom planejamento, previsão e monitoramento dos valores, de modo que a empresa consiga finalizar o orçamento com um saldo positivo e dentro daquilo que foi previamente estabelecido.
Como me tornar um bom gestor?
Caso tenha como meta a conquista deste cargo, deve saber que algumas inclinações e posturas podem ser incorporadas com o auxílio de aperfeiçoamentos técnicos e com uma administração das capacidades de autoconhecimento e produtividade.
Então, antes de qualquer outra prática, saiba que será essencial o investimento em si. Portanto, estabeleça uma boa rede de contatos, participe de capacitações, faça especializações e tenha em mente um olhar de crescimento contínuo.
Além disso, lembre-se que você deve conhecer a organização como ninguém e isso significa buscar uma compreensão de todos os processos, metas, propósitos, valores, posicionamentos e composição do negócio.
Seja meticuloso, organizado e, acima de tudo, lidere a sua postura de gestor com base em exemplos cotidianos. Também é fundamental confiar nos outros profissionais e saber o momento exato de engajar e encorajar talentos ainda não lapidados. Uma visão inovadora também é essencial, principalmente em um mercado tão acelerado.
Acredite no poder dos resultados, tenha um tato especial para lidar com desafios e conflitos e, por fim, aposte em uma gestão transparente, imparcial e capacitada. E se você gostou de entender sobre o papel de gestor e todas as potencialidades em uma empresa, não deixe de conferir o nosso post sobre como fazer um feedback empresarial em 9 etapas práticas.
Acompanhe o blog e até a próxima!