Você já conhece o termo OKR? Essa abreviação é referente a Objectives and Key Resulte (Objetivos e Resultados-Chave, em português) e procura resolver problemas estruturais, delimitar metas e traçar outras estratégias para que uma empresa chegue no propósito desejado. Independentemente se for relativo à receita, vendas, organização de processos, etc, essa metodologia é usada para auxiliar os gestores a identificarem um caminho a seguir.
Essa ferramenta é tão eficiente que as principais empresas globais a utilizam. O Google, maior buscador da internet, por exemplo, aplica a metodologia há mais de 20 anos e, até hoje, essa metodologia faz parte das normas da organização. Ficou interessado e quer saber como isso funciona? Continue a leitura e confira, com exemplos práticos, a aplicação do Objectives and Key Results.
Como já ressaltamos anteriormente, o OKR é uma metodologia usada para empresas que querem atingir metas baseadas em objetivos bem definidos. Isso é feito a partir de indicadores que são fáceis de mensurar, análises de resultados obtidos e frameworks de priorização de tarefas.
A principal vantagem desse sistema é a facilidade e praticidade que ele proporciona para as metas da empresa. Sendo assim, é possível acompanhar e mudar as estratégias conforme os resultados vão aparecendo sem nenhum tipo de prejuízo.
De maneira geral, as etapas desse processo são compostas por:
A metodologia OKR surgiu na década de 70 e foi criada por Andrew Grove, presidente da Intel na época. Essa ferramenta, foi uma resposta às rápidas mudanças ocorridas na área da tecnologia. Essas transformações drásticas pediam uma forma de traçar metas que fosse fácil de ser adaptada.
No entanto, o termo só foi amplamente conhecido por outras organizações por volta de 1998, quando John Doerr apresentou a metodologia aos fundadores do Google. A partir desse momento, várias empresas do Vale do Silício começaram a implementar a ferramenta que ganhou, assim, os processos organizacionais de todo o mundo.
Para montar um OKR, é essencial traçar os objetivos de forma qualitativa e equilibrar as metas específicas (conhecidas como resultados-chave). Essas ações são essenciais para evitar que ocorram possíveis interpretações equivocadas. Confira as etapas necessárias para implementar essa ferramenta.
Comece definindo as metas da empresa de forma geral — geralmente, os gestores podem ficar a cargo dessa tarefa. Depois, vá estruturando os objetivos de cada departamento, mas sempre conforme o macro. Tudo isso precisa fazer sentido com a marca e possível de ser alcançado.
Ao definir as metas é importante ser claro e assertivo. Essa ação ajudará a entender melhor e de forma mais ampla o que precisa ser feito para atingir determinado objetivo. Ao invés de determinar um propósito como “melhorar o time de atendimento” opte por “capacitar o time de atendimento com cursos X e Y até março”.
Seja claro mas, também, audacioso. Não deixe de estipular metas grandes — no entanto, sempre possíveis de serem atingidas. Apesar disso ser bastante benéfico, é importante manter um equilíbrio para não desestimular as equipes. Portanto, mescle objetivos desafiadores com outros mais tangíveis para atingir o resultado esperado.
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É importante manter um número controlado para evitar o descontrole e desorganização das ideias. O objetivo dessa metodologia é auxiliar na estruturação de um caminho orientado para o sucesso, portanto, é essencial haver uma ordem fácil de ser entendida por todos da empresa.
Para te auxiliar a entender, de vez, o que é OKR, separamos alguns exemplos práticos para você implementar na sua empresa. Eles podem ser usados em organizações de diferentes portes, seja pequeno, médio ou grande.
Exemplo 1
Objetivo:
Resultados-chave:
Exemplo 2
Objetivo:
Resultados-chave:
Exemplo 3
Objetivo:
Resultados-chave:
Exemplo 4
Objetivo:
Resultados-chave:
Se a metodologia OKR é uma ferramenta interessante para a sua empresa, então, não hesite em colocá-la na prática e alcance melhorias significativas nos seus resultados. Para te auxiliar nessa tarefa, desenvolvemos materiais para facilitar o processo.
Essa metodologia garante um melhor gerenciamento estratégico para as metas, permitindo a transformação de grandes objetivos em resultados concretos dentro do prazo definido. Não é à toa que as maiores empresas do mundo utilizam essa ferramenta.
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