Quando uma empresa decide mudar e adotar uma filosofia de gestão voltada para a qualidade total, passa pelo estudo das principais características do lean manufacturing.

O termo lean manufacturing — também conhecido como Produção Enxuta ou Manufatura Enxuta — foi denominado por James P. Womack e Daniel T. Jones, no livro “A máquina que Mudou o Mundo”.

A metodologia Lean é uma filosofia de gestão que nasceu com o Sistema Toyota de Produção, inteiramente focada na eficiência dos processos

As ferramentas utilizadas nessa iniciativa buscam eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa. O objetivo é de produzir cada vez mais com cada vez menos.

Sua empresa vai passar por essa mudança? Conheça as principais características do lean manufacturing e como elas se integram para construir um processo de melhoria contínua.

Principais características do lean manufacturing

lean-manufacturing-caracteristicas

1. Melhoria Contínua

Uma das principais características do lean manufacturing é a melhoria contínua. Esse conceito está relacionado à prática de aprimorar constantemente os processos de uma empresa.

Afinal, um ambiente é trabalho é vivo, dinâmico e exige mudanças constantemente. Identificá-las e agir para melhorá-las é o que mantém a cultura da qualidade total.

Dessa forma, com o acompanhamento necessário, é possível identificar os potenciais para evolução de cada área da empresa, observando o dia a dia da equipe e seus resultados.

A ferramenta Kaizen é uma das técnicas usadas para apoiar esse ciclo de melhoria contínua. Pode ser considerado como um evento de aperfeiçoamento para aumentar os rendimentos da organização baseado em 3 etapas: 

  • preparação; 
  • evento Kaizen;
  • follow up.

O PDCA é outra ferramenta executada de maneira bastante dinâmica e acessível por todos na empresa, orientando as medidas desde o planejamento até a ação.

Essas e outras ferramentas garantem a manutenção da melhoria contínua em uma empresa. 

2. Produção nivelada

Outra das principais características do lean manufacturing é o conceito de produção nivelada

Um dos desperdícios que a metodologia Lean aponta como prejudiciais para uma empresa é o excesso de estoque. Nivelar a produção é uma das maneiras de evitá-lo.

A produção nivelada estuda os dados históricos de produção para fazer uma previsão de qual deve ser o ritmo  diário de trabalho ideal.

Assim, não é produzido mais nem menos e os pedidos são atendidos de forma rápida, chegando até o cliente com a rapidez e a qualidade necessária.

Para isso, são usadas ferramentas como cronogramas e checklists para garantir que a produção atinja o volume necessário.

Ferramentas como o FMEA ajudam a manter os padrões de trabalho constantes e os requisitos que evitam falhas.

3. Valorização da equipe de trabalho

Padronizar o trabalho de uma empresa com a aplicação da metodologia Lean passa também pela valorização da equipe.

Essas é outras das principais características do lean manufacturing, pois sem o empenho de todos os membros, os processos e as ferramentas não são executados.

O respeito é um dos principais motores do trabalho em equipe e ele leva uma motivação natural e benéfica para todos os membros. 

Se a sua empresa vai implementar o Lean Manufacturing, certifique-se de alinhar todos os membros com os objetivos pretendidos.

4. Produção Just In Time

A produção pelo sistema Just In Time — também conhecido pela sigla JIT — também é uma das principais características do lean manufacturing.

Apoitando o conceito de produção nivelada, a ideia é produzir no momento e na quantidade necessária para atender as demandas dos pedidos dos clientes.

Assim, a empresa se mantém ativa diariamente com todas as etapas em sinergia, produzindo em um ritmo constante.

5. Eliminação de desperdício

Já citamos acima algumas ações que são consideradas desperdício e essa é outra das principais características do lean manufacturing: eliminá-los.

Quando se estuda a metodologia, uma das primeiras pontos que se aprende é que existem oito desperdícios a serem combatidos em qualquer sistema de produção. São eles:

  • defeitos;
  • espera;
  • transporte;
  • estoque;
  • movimento;
  • processamento excessivo;
  • superprodução;
  • habilidades.

Saiba mais sobre cada um deles no post: 8 desperdícios do Lean Manufacturing e como evitá-los.

Aprender a identificar os defeitos e desperdícios em um processo produtivo fará com que a empresa aumente a flexibilidade, a qualidade, a segurança e outros fatores, contribuindo também para a redução de custo e espaço de trabalho.

Entenda mais dicas como eliminar o desperdício com nosso Master Black Belt, Carlos Sander, no vídeo abaixo:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal! 

Aprenda mais sobre lean manufacturing

Implementar as principais características do lean manufacturing e os outros princípios e ferramentas da metodologia é uma forma de educar os setores de trabalho.

Foi através do pioneirismo de empresas como Toyota e Ford que os métodos de produção evoluíram, orientando milhares de outras empresas pelo mundo.

Por isso, estar capacitado para implementar essa metodologia torna os profissionais ativos valiosos no mercado de trabalho. 

E que tal aprender agora ferramentas como mapeamento do fluxo de valor, métricas lean, kaizen, kanban e outras? 

Torne-se um especialista em Lean! Inscreva-se no nosso curso online de Lean Manufacturing Basic

Curso gratuito online de Lean Manufacturing

Conheça os princípios básicos do Lean Manufacturing e aprenda as métricas importantes para implantação dessa metodologia em uma empresa.

Ao se inscrever você terá acesso a: 

  • Suporte professores;
  • Apostila Lean Basic;
  • Exercícios de fixação;
  • + 30 Aulas Exclusivas;
  • Acesso imediato e gratuito e mais!

Assista a um trechinho da primeira aula:

  • Suporte professores;
  • Apostila Lean Basic;
  • Exercícios de fixação;
  • + 30 Aulas Exclusivas;
  • Acesso imediato e gratuito e mais!

Assista a um trechinho da primeira aula:

Lean Manufacturing – Lead Time e Tempo de Ciclo: conceitos básicos from Frons on Vimeo.
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.