Especializar-se na sua área de formação te proporciona muitas oportunidades profissionais no mercado de trabalho. A educação continuada impulsiona o seu conhecimento técnico, teórico e prático, enriquecendo o seu currículo e proporcionando mais chances de progressão de carreira.

Para compreender as principais diferenças entre MBA e pós-graduação, continue a leitura com a gente. Neste post, você vai entender de uma vez por todas as definições dos programas de capacitações profissionais, os tipos, as vantagens e qual vale mais a pena para os seus objetivos. Acompanhe!

O que é MBA?

O Mestrado em Administração de Negócios, ou Master of Business Administration (MBA), conta com matriz curricular que aprimora as suas capacidades relacionadas ao desempenho de lideranças. Os programas são focados em aperfeiçoar soft skills, capacidade de liderança, raciocínio lógico e tomada de decisões.

o que é mba

A partir da formação, você estará ainda mais preparado para lidar com gerenciamento de projetos, processos, equipes e recursos. Em nosso blog, você encontra um guia completo sobre MBA para conhecer as suas principais características e vantagens para a sua carreira.

O que é pós-graduação?

O que chamamos de pós-graduação é um termo guarda-chuva que classifica os cursos realizados após o ensino superior. Ele é mais generalista e pode abarcar diferentes modalidades de educação continuada. As opções de programas de pós podem ser classificadas em duas categorias:

  • Lato sensu: significando “sentido amplo”, são cursos que proporcionam o aperfeiçoamento profissional na área de atuação focados no mercado de trabalho. As especializações e MBAs compõem esse grupo;
  • Stricto sensu: “em sentido específico”, os programas são destinados ao desenvolvimento científico e acadêmico para quem deseja se tornar pesquisador ou professor do ensino superior. As etapas são: mestrado (científico ou profissional) e doutorado.

As formações stricto sensu e lato sensu possuem regras e requisitos específicos que devem ser verificados com a instituição de ensino superior (IES) responsável pelo programa. A depender do tipo da pós, pode ser exigido que o estudante tenha uma graduação na mesma área de conhecimento.

Qual é a diferença entre MBA e pós-graduação?

A pós-graduação tem uma definição geral, abarcando diferentes modalidades de ensino que complementam os aprendizados da sua graduação, enquanto o MBA é uma modalidade específica de pós para líderes. Confira outras diferenças entre os programas:

Objetivos e público-alvo

Existem programas de pós desenhados para cada tipo de objetivo profissional. No caso do MBA, o foco está em aperfeiçoar capacidades de gestão estratégica e inteligente. Já em matrizes de especialização, mestrado e doutorado, você se desenvolve como um perito de uma abordagem da sua área de atuação.

diferenca pos e mba

Portanto, se você deseja ocupar cargos de liderança e executivos, o MBA é desenvolvido para as áreas de negócios e gestão. Caso a sua meta seja se tornar uma referência na sua área, uma especialização ou mestrado pode ser ideal.

Você também pode se interessar pelo nosso post — Quais são as habilidades mais requisitadas até 2030?

Estrutura e conteúdo dos programas

A estrutura dos programas, assim como o seu período para conclusão, também são diferentes. As pós-graduações mais tradicionais, como mestrado, doutorado e algumas especializações, duram de 1 a 3 anos a depender da instituição de ensino superior. Por outro lado, os MBAs têm duração máxima de 2 anos, dependendo da modalidade do curso.

Em relação à estrutura dos cursos, no MBA, o estudante tem disciplinas generalistas e desenhadas para desenvolver skills de gestão, administração, finanças e marketing. Já nos demais programas, a abordagem é direcionada em aprofundar um conhecimento na sua área de atuação.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Alguns programas stricto sensu restringem os estudantes à atuação na pesquisa ou na docência enquanto durar o curso. Isso pode dificultar alcançar uma progressão na carreira voltada ao mercado de trabalho.

Por outro lado, nas formações lato sensu, como especializações e MBAs, você pode aplicar os seus conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos na sua função cotidiana. Eles também podem ser usados como moeda de barganha por melhor remuneração, subir de cargos e conseguir novas oportunidades de emprego.

Considerando esse cenário, fazer uma pós lato sensu pode trazer um ROI mais rápido, tanto em aplicação dos saberes no mercado de trabalho quanto em aumento de salários. Aqui no blog da Frons, a gente tira as suas dúvidas sobre as principais diferenças entre MBA e especialização para fazer a melhor decisão para a sua carreira.

O que vale mais: MBA ou pós-graduação?

Decidir pela modalidade de curso após a graduação depende dos seus planos profissionais. Para isso, considere o que caminho que você está traçando na sua ocupação atual, onde deseja chegar ou se planeja fazer uma mudança de carreira.

Agora que você sabe a diferença entre MBA e pós-graduação, conte com a Frons para te ajudar a impulsionar o seu currículo e a sua jornada profissional. Continue em nosso blog para conferir os nossos conteúdos que te auxiliam a escolher pelo MBA ideal para elevar a sua especialização na área desejada.

Conheça o MBA focado em Gestão Estratégia, Excelência Operacional e Métodos Ágeis

Até a próxima!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.